Início » Jogos » Como jogar Final Fantasy XII: The Zodiac Age [Guia para iniciantes]

Como jogar Final Fantasy XII: The Zodiac Age [Guia para iniciantes]

Acompanhe nosso guia e aprenda como jogar Final Fantasy XII: The Zodiac Age, um RPG clássico que foi remasterizado

Ronaldo GogoniPor

Final Fantasy XII: The Zodiac Age é uma remasterização do clássico RPG de ação da Square Enix, e faz parte do catálogo do Xbox Game Pass. O jogo traz uma história sobre amizade, traição e guerra, personagens cativantes e uma jogabilidade bastante dinâmica. Confira nosso guia a seguir com dicas de como jogar Final Fantasy XII: The Zodiac Age.

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Divulgação/Square Enix)

O que é Final Fantasy XII: The Zodiac Age?

Final Fantasy XII: The Zodiac Age é uma remasterização do 12º capítulo da série principal (a numerada) da franquia Final Fantasy, lançado originalmente em 2006 para o PS2. Ele foi o primeiro a trazer uma movimentação livre de câmera e aboliu o sistema de encontros aleatórios (não contando com Final Fantasy XI, que é um MMORPG online), com todos os inimigos já na tela e podendo ser evitados.

A história trata de eventos de uma guerra no mundo de Ivalice, que afeta o pequeno reino de Dalmasca. Vaan e Penelo, jovens aventureiros, se envolvem em uma trama de traição ligada à morte do rei e a queda da casa real, sob o império invasor de Archadia, e com outros aliados, partem em uma jornada para libertar o reino.

Em que plataformas está disponível?

Final Fantasy XII: The Zodiac Age está disponível no PS4, Xbox One, Nintendo Switch e Windows, e também pode ser jogado no PS5 e Xbox Series X|S, via retrocompatibilidade.

Quais os requisitos para jogar no PC?

ComponenteConfigurações mínimasConfigurações recomendadas
ProcessadorIntel Pentium G3260 dual-core de 3 GHzIntel Core i5-4460 de 3,2 GHz
Memória RAM4 GB8 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 660 ou equivalente da AMD, com 2 GB de VRAMNvidia GeForce GTX 980 ou equivalente da AMD, com 4 GB de VRAM
Espaço em disco50 GB50 GB
Sistema operacionalWindows 7 de 64 bitsWindows 7 de 64 bits ou posterior

1. Atenção ao definir as profissões dos personagens

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Cada um dos 6 personagens do seu time pode escolher 2 profissões (jobs) diferentes, uma no começo do jogo e outra ao conseguir seu primeiro Espe. Ao escolhê-las, defina sets que permitam que um personagem assuma um papel específico.

Por exemplo: Basch como Knight e Uhlan fará dele um excelente tanque, enquanto Monk e Shikari para Vaan permitirão que o jovem se torne um dos seus principais causadores de dano. E como você tem 12 profissões disponíveis, convém atribuir duas diferentes a cada um para usar todas elas.

E diferente do jogo original, em Final Fantasy XII: The Zodiac Age você pode trocar as profissões, após um evento específico na história. Antes, as escolhas eram permanentes.

2. Mantenha seu time balanceado

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Divulgação/Square Enix)

Embora seja possível trocar de personagens livremente durante uma batalha, apenas aqueles em batalha receberão experiência. Se você customizou Vaan, Penelo, Fran, Balthier, Ashe e Basch com papéis distintos, é essencial que você evolua todos eles.

Ao invés de maximizar apenas 3 personagens, os que você mais usa, procure manter todos os 6 mais ou menos no mesmo nível, para que você possa revezar entre eles de forma dinâmica em batalha, em especial ao enfrentar um inimigo ou chefe difícil.

3. Explore o Gambit System

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Reprodução/Square Enix)

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Reprodução/Square Enix)

O Gambit System é um sistema único de Final Fantasy XII: The Zodiac Age, que usa “apostas” para executar ações. Na prática é um sistema condicional com “Ifs” e “Elses”, que checará a primeira condição e caso satisfeita, executará a segunda; caso contrário, o sistema pula para a próxima.

Uma aposta essencial é a “Self -> Libra”, que deve ser implementada ao menos em um dos personagem ativos na party. Ao entrar em uma dungeon, o personagem usará a magia Libra automaticamente para identificar armadilhas, e na batalha, ela revelará os pontos fracos dos inimigos.

Outra igualmente importante é “Foe: HP = 100% -> Steal” que roubará itens de inimigos que tiverem a energia cheia (Vaan, Fran e Balthier começam com ela). É interessante configurar esta aposta como uma das primeiras em batalha, junto com “Self -> Libra”, mas desligue-a em confrontos contra chefes, inimigos difíceis, ou aqueles que não carregam nada útil.

4. Preste atenção ao vender seu loot

Zodiac Age

Final Fantasy XII: The Zodiac Age (Imagem: Reprodução/Square Enix)

A maioria dos inimigos não deixa gil (dinheiro) ao serem derrotados, mas a grande maioria dos itens que eles deixam podem ser vendidos para fazer uma grana. No entanto, vender combinações específicas no Bazaar pode fazer com que itens específicos sejam postos à venda, desde os comuns às armas mais poderosas do jogo.

Por fim, procure não vender as Teleport Stones, usadas para viagens rápidas, e nem as Gysahl Greens, para capturar chocobos no mapa e usá-los por até 3 minutos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando