Facebook prepara relógio com Android para competir com Apple Watch

Se confirmado, o primeiro smartwatch do Facebook pode ser lançado já em 2022 com foco em saúde e troca de mensagens

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Watch (Imagem: Luke Chesser/Unsplash)
Apple Watch (Imagem: Luke Chesser/Unsplash)

O Facebook pode lançar um rival para o Apple Watch em breve. De acordo com informações do site The Information, o relógio inteligente da empresa de Zuckerberg teria foco em saúde e em troca de mensagens, e seu lançamento estaria previsto já para 2022.

O relatório usa como base quatro fontes supostamente próximas ao projeto. Segundo ele, o smartwatch pode ter função celular, para funcionar sem a necessidade de um smartphone por perto.

A troca de mensagens, sem nenhuma surpresa, deve acontecer por meio de aplicativos do próprio Facebook, como o Messenger e o WhatsApp. Já os serviços de saúde seriam menos restritos, podendo fazer conexões com diversas plataformas populares de terceiros.

Privacidade pode ser uma barreira difícil

Como pondera o The Information, a principal dificuldade do Facebook pode estar relacionada às questões de privacidade.

Com a recente polêmica envolvendo o compartilhamento de dados do WhatsApp com a empresa de Mark Zuckerberg, foi possível ter uma ideia sobre o quão dispostos estão os usuários a entregarem informações pessoais à gigante da tecnologia.

Não se sabe, portanto, a adesão a um dispositivo que teria acesso e capacidade de registrar diversas informações de saúde sobre os usuários.

Sistema operacional e preço

Ao que parece, o smartwatch do Facebook pode ser lançado em uma primeira versão com Android – mas a empresa já planeja seu próprio sistema operacional para outros dispositivos vestíveis previstos para 2023.

Quanto ao preço, o Facebook estaria disposto a fazer boas ofertas para o relógio, como forma de ganhar participação rápida em um mercado liderado pela Apple. O relatório afirma que “espera-se que o Facebook venda o relógio próximo ao custo de produção, semelhante à sua abordagem com o fone de ouvido Oculus Quest, que é vendido por US$ 299, sem impostos”.

Se as expectativas forem confirmadas, o smartwatch do Facebook estaria numa faixa de preço próxima à do Apple Watch Series 3 nos Estados Unidos, atualmente. A empresa ainda não se pronunciou sobre o possível lançamento.

Com informações: The Information9To5Mac

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados