Início » Aplicativos e Software » Como converter CMYK em Pantone no Illustrator

Como converter CMYK em Pantone no Illustrator

Expectativa x realidade; saiba como converter cores CMYK em Pantone, sem medo de errar na produção gráfica

Tatiana VieiraPor

Dependendo da técnica de impressão, algumas cores especiais são utilizadas. Criou um projeto em CMYK e só no meio do caminho descobriu que precisa informar as correspondentes em Pantone? Sem problemas. Seu projeto não está perdido. Neste tutorial, saiba como converter CMYK em Pantone no Illustrator.

Como converter CMYK em Pantone no Illustrator

Como converter CMYK em Pantone no Illustrator (Imagem: Tatiana Vieira/Tecnoblog)

Trabalhar com cores é uma tarefa divertida, porém exige estudo para aplicá-las de forma correta, não apenas por questões de harmonia, mas, especialmente, por questões técnicas.

Imagine quantas vezes um designer, um produtor gráfico (quando temos a sorte de contar com um) e um impressor têm que ir e voltar até que uma determinada cor, que a impressora produziu, fique igual à cor projetada pelo designer ou idealizada pelo cliente?

Pois é. Temos uma quantidade aparentemente infinita de cores para escolher e um vocabulário limitado para descrevê-las. Para nos ajudar de forma mais precisa, existem cartelas de cores, como as da Pantone.

O que é Pantone?

Pantone é, em tradução livre, “todas as cores”, combinando os termos “pan” e “tom”. Foi quem desenvolveu, em 1963, o primeiro sistema de correspondência de cores. Graças a esse sistema, designer gráficos podem garantir fidelidade de cor entre a tela, com o uso do número Pantone padrão na impressão.

Como converter CMYK em Pantone no Illustrator

Alguns detalhes, como as cores, acabam sendo de conhecimento de usuários mais avançados, simplesmente por estarem um tanto escondidos dentro do programa. Para converter um arquivo CMYK em seus Pantone equivalente, siga esses passos:

  1. Abra o Adobe Illustrator;
  2. Menu “File” (Arquivo) > “Open” (Abrir);
    Ou siga o atalho “⌘ + O” (macOS) ou “Control + O” (Windows) – e localize o arquivo de cor que deseja converter;
  3. Selecione a primeira cor que deseja converter;
  4. Menu “Window” (Janela) > “Swatches” (Amostras);
  5. Nas opções (três tracinhos), clique na opções “Open Swatches Library” (Abrir Biblioteca de Amostras) > “Color Books” (Livro de Cor) > “Pantone + Solid Uncoated” (Pantone + Sólido sem brilho);Buscando amostra correspondente PANTONE
    Uma janela de cores imensa se abrirá;
  6. Role para baixo até localizar a cor que mais de se aproxima dela – para facilitar, aplique a cor Pantone aproximada em um quadrado ao lado da cor original;
  7. Anote o número Pantone e salve a amostra, clicando nas opções (três tracinhos) e na opção “Add to Swatches” (Adicionar Amostra);
  8. Repita o procedimento com cada cor e em delete as cores CMYK, em “Swatches”, para dar saída ao projeto.
    Salvando amostra PANTONE

No exemplo, escolhi a opção sem brilho, que é a que eu mais uso, mas pode ser que seu projeto demande brilho e, para isso, escolha a opção “Coated”.

Para facilitar, trabalhe as cores em camadas ou agrupe-as a fim de acelerar a produção.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação