Microsoft remove extensões do Edge com jogos de Mario, Sonic e Minecraft

Extensões do Microsoft Edge que reproduzem jogos como Mario, Sonic e Minecraft no navegador são removidas pela Microsoft

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Edge
Logo do Microsoft Edge (Imagem: Microsoft)

A Microsoft retirou do ar extensões do Microsoft Edge com jogos que não foram publicados por seus respectivos desenvolvedores. Segundo o The Verge neste sábado (13), a companhia removeu páginas para baixar e instalar os complementos que reproduzem títulos como Mario, Sonic, Minecraft e mais dentro do navegador.

O site especializado afirma que, inicialmente, encontrou 35 páginas para instalar os jogos produzidos pela Nintendo, Sega e até mesmo pela própria Microsoft. Os títulos estavam disponíveis para download através da plataforma de Complementos do Microsoft Edge. As extensões, porém, foram publicadas por outros desenvolvedores.

A lista de desenvolvedores é composta por dez contas diferentes que submeteram os jogos à base de extensões. É o caso do perfil identificado como “Kday”, que enviou o Mario Kart 64 à loja. Também foram encontrados títulos como Sonic the Hedgehog 2 e Super Mario Bros, publicados por “GameTriangle” e “Yoox”, respectivamente.

Extensões com jogos têm descrições parecidas

Alguns desses títulos foram encontrados mais de uma vez na plataforma. Além disso, muitos desses jogos apresentavam descrições similares, mesmo quando eram publicados por desenvolvedores diferentes. A suspeita é de que os games teriam partido da mesma fonte devido à semelhanças nas apresentações.

Em uma das descrições, por exemplo, o usuário tem acesso à explicação de como reproduzir a extensão pelo Microsoft Edge. Em seguida, há uma espécie de resumo do jogo com os seus objetivos. No final, encontra-se um aviso de que “este é um projeto independente” e que “não tem relação” com o título original.

“Este emulador não é afiliado nem aprovado pela Nintendo. Todos os gráficos, jogos e outros tipos de multimídia são propriedade de seus respectivos proprietários e autores”, informa a descrição de uma página para instalar a extensão que reproduz o Mario Kart 64 no Edge. “Este jogo é para TODOS os fãs de Mario!”

O The Verge ainda chamou a atenção para uma publicação no perfil @MSEdgeDev (Microsoft Edge Dev) no dia 12. Nele, a companhia diz “você sabia que o Microsoft Edge tem esses jogos mais antigos no site de extensões?”, em referência ao Mario Kart, Pac-Man e Tetris. O tweet já não se encontra mais disponível nesta segunda-feira (15).

Extensão promete reproduzir Mario Kart 64 no Microsoft Edge (Imagem: Reprodução/The Verge)

Extensão promete reproduzir Mario Kart 64 no Microsoft Edge (Imagem: Reprodução/The Verge)

Extensões do Edge que reproduzem os jogos são removidas

Outros títulos também foram encontrados, como é o caso do 2048, Cut The Rope, Flappy Bird, Fruit Ninja, Pac-Man, Temple Run, Tetris e Minecraft. As páginas de instalação de todos os games, no entanto, se encontram fora do ar nesse momento. A exceção fica para uma extensão que reproduz o jogo do dinossauro do Chrome.

Ao The Verge, a Microsoft e a Nintendo afirmaram que estão investigando o caso.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados