Início » Jogos » Como jogar Valheim [Guia para iniciantes]

Como jogar Valheim [Guia para iniciantes]

Aprenda como jogar Valheim, a nova sensação do Steam, e sobreviva aos perigos e desafios do purgatório viking

Diego Melo Por

Valheim é um jogo de sobrevivência multiplayer em terceira pessoa com temática viking. Com mais de 20 mil avaliações positivas no Steam, o game pode ser jogado sozinho ou com até 10 amigos online. Confira algumas dicas de como jogar Valheim e sobreviver no hostil, porém cheio de oportunidades, purgatório da mitologia nórdica.

Como jogar Valheim / Divulgação / Iron Gate AB

Valheim (Imagem: Divulgação / Iron Gate AB)

Como jogar Valheim

1. Construa as ferramentas básicas primeiro

Em Valheim, você é um guerreiro viking que acabou de morrer e foi enviado para o purgatório da mitologia nórdica, no qual estão todas as criaturas (boas ou más) que Odin não quer ver frequentando os salões de Valhalla.

Sozinho ou com amigos, você depende apenas das próprias forças para sobreviver. Por isso, logo que for, literalmente, jogado no lugar, a primeira coisa a se fazer é construir algumas ferramentas básicas para passar pela primeira noite, como um machado para cortar árvores, uma clava para se proteger e um martelo para construir coisas.

Essas ferramentas podem ser feitas com galhos e pedras encontradas pelo cenário. De posse delas, você poderá derrubar árvores e coletar mais materiais para construir uma bancada de trabalho e, a partir daí, começar a trabalhar em ferramentas e construções mais avançadas.

Como jogar Valheim / Divulgação / Iron Gate AB

Jogue sozinho ou com até 10 amigos (Imagem: Divulgação / Iron Gate AB)

2. Fale com o corvo e leia as runas

Apesar de já ter morrido uma vez, seu personagem pode (e vai) morrer de novo em Valheim. Algumas coisas você descobrirá “na marra”, mas para as primeiras atividades básicas, você recebe a ajuda de um corvo falante que explica o que deve ser feito.

Também há várias pedras gravadas com runas pelo mapa. Algumas contam a história e um pouco da mitologia do lugar, mas outras contém dicas valiosas para os vikings recém-chegados, como afugentar os ursos com tochas. Não deixe de checá-las quando estiver por perto.

3. Pratique as técnicas de combate e melhore suas habilidades

O combate de Valheim segue a fórmula de clássicos como Dark Souls. Para quem não está acostumado com a dificuldade desse tipo de luta, enfrentar qualquer tipo de inimigo pode ser muito mais desafiador. Aproveite para treinar técnicas como esquiva, defesa, gerenciamento do fôlego e padrões de ataques, contra inimigos mais fracos, como javalis, Necks (um inimigo que parece um sapo) e Greylings (pequenas criaturas em formato de árvore).

Você vai precisar dominar o combate, pois algumas batalhas contra chefões são obrigatórias para avançar nas missões ou, até mesmo, para obter determinados itens. Por isso, nivele as habilidades do seu personagem de maneira adequada, obtenha o melhor equipamento que puder, e alimente-se bem (comidas dão bônus de saúde e força) antes de enfrentá-los.

Como jogar Valheim / Divulgação / Iron Gate AB

O combate é similar a jogos da série Dark Souls (Imagem: Divulgação / Iron Gate AB)

4. Construa uma boa base de operações

O mapa de Valheim é grande e gerado de maneira aleatória. É uma boa ideia escolher um local estratégico, próximo de água e de recursos como pedra e madeira, para montar sua base e se proteger dos perigos externos. Você só precisa dos materiais indicados e de um martelo para começar a montar sua primeira casa.

Durante a construção, atente-se para a integridade das estruturas. As cores indicam o quão forte a construção está, indo do azul, para estruturas seguras, até o vermelho, para construções com alto risco de demolir.

Outra boa dica é aproveitar a estação de trabalho e o martelo para coletar recursos de construções abandonadas. Basta equipá-los próximo a uma e clicar com o botão direito sobre o local para desmanchá-lo, recolhendo os materiais para o seu inventário.

5. Repare suas ferramentas de graça

Assim como em qualquer jogo de sobrevivência, suas ferramentas e construções em Valheim também têm uma vida útil e quebram com o uso ou passar do tempo. No entanto, você pode consertá-las na estação de trabalho de graça.

Basta abrir o menu e clicar no ícone de martelo. Porém, não é possível consertar apenas um item; ao clicar no botão, todas as ferramentas danificadas serão reparadas uma por uma.

Entre as ferramentas mais úteis do game, curiosamente tem uma que você não consegue criar: a vara de pescar. Ela só pode ser comprada de um vendedor que aparece em locais aleatórios dentro da Black Florest, um dos biomas do jogo. No entanto, o local é perigoso, e não é muito recomendado ir buscá-la logo nas primeiras horas em Valheim.

Com informações: PC Gamer, Rock, Paper, Shotgun

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando