A Microsoft começou a testar o xCloud, seu serviço de streaming de jogos, em navegadores instalados nos computadores dos gamers. Por enquanto os testes são fechados e ainda não existem informações comuns para este tipo de jogatina, como a resolução do título que é gerada pelos servidores e enviada até o browser de destino.
- O que você precisa para testar o xCloud no Brasil?
- Microsoft confirma xCloud no iPhone e PC pelo navegador
O xCloud é um serviço da Microsoft para levar jogos que rodam em grandes servidores diretamente para o usuário, que não precisa ter um dispositivo potente para fazer o game funcionar como esperado e divulgado pela desenvolvedora – exatamente como faz o Google Stadia. Por enquanto ele ainda funciona em fase beta em algumas partes do mundo (inclusive no Brasil) e o movimento mais recente está no início destes testes para navegadores dos PCs.
Nos computadores o jogador precisa apenas de um navegador baseado em Chromium, o que significa a necessidade de browsers como Google Chrome, Microsoft Edge, Opera, Vivaldi e o Samsung Internet dos smartphones e tablets da marca coreana. Uma vez aberto o endereço do xCloud, uma biblioteca em forma de ícones grandes e pequenos é exibida.
O visual deste cardápio lembra bastante o mesmo exibido pela Windows Store para o Windows 10. Na home há um carrossel no topo com destaques e outros ícones menores ficam logo abaixo. Esta segunda linha de opções privilegia os jogos que o usuário abriu recentemente, oferecendo assim a possibilidade de retornar ao último ponto. A experiência também lembra a navegação da Netflix, que coloca uma linha com “Continuar assistindo” logo abaixo dos títulos mais populares do streaming.
Não existem informações concretas sobre a resolução de vídeo que é enviada para o jogador, mas já sabemos que os servidores da Microsoft utilizam a base do Xbox One S. Esta é uma das variantes mais simples do console da empresa para a geração passada, onde o game não roda em 4K, então muito provavelmente o xCloud funciona no navegador em Full HD (1920 x 1080 pixels, ou 1080p).
Microsoft xCloud já funciona em app para Android
Por mais que a chegada aos navegadores soe como novidade para toda a plataforma de streaming dos jogos, o xCloud já é testado em aplicativo dedicado para dispositivos Android faz algum tempo. Nestes gadgets o jogador precisa estar ao menos no Android 6 Marshmallow e é recomendado utilizar um controle Bluetooth, que não precisa ser exatamente o mesmo dos Xbox One ou Series S/X.
Segundo a Microsoft, o xCloud precisa de uma conexão capaz de entregar ao menos 10 Mb/s e a empresa recomenda redes sem fio de 5 GHz, mas também pode funcionar em 2,4 GHz. A velocidade da banda é a mesma exigida pelo concorrente Google Stadia quando entrega resolução em 720p (HD), passando para 35 Mb/s se o jogador quiser o game em 4K.
Também é possível jogar por meio de redes móveis, mas o 4G tende a trabalhar com latência bastante alta e este detalhe pode atrapalhar a jogatina.
Em dezembro do ano passado a Microsoft já havia comentado que lançaria o xCloud para navegadores em março de 2021, então faz sentido ter os testes começando poucas semanas antes do mês. Rodar no navegador também pode ser a porta de entrada do serviço em iPhones e iPads, já que no mundo da maçã os gamers não devem contar com app dedicado.
Com informações: The Verge.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
O Stadia que deu certo
Interesante essa proposta da Microsoft de ir testando e disponibilizando o serviço aos poucos e sem pressa.
A Google com o Stadia fez justamente o contrario no seu lançamento, quis correr e ser a primeira e ao invés de convencer as pessoas de que esse tipo de tecnologia é o futuro alardeado dos games e que valia a pena ao menos considerar a possibilidade nesse primeiro momento… Mas não os caras lançaram um serviço todo cagado e cheio de falhas, o que afastou ainda mais o publico e olhar com desconfiança para esse tipo de tecnologia.
Uma correção: na matéria é dito que os servidores do xCloud utilizam como base o Xbox Series S, entretanto é utilizado o Xbox One S. Isso está descrito na matéria do The Verge utilizado como fonte e também é mais coerente com a trajetória de desenvolvimento do xCloud visto que o serviço já estava em testes ANTES dos anúncios do Xbox Series X|S.
2 comparações que eu vi entre o Stadia e o xcloud , e o Stadia se saiu bem melhor, entregando melhor qualidade e resolução e menos latência
E um detalhe, o xcloud não tem reviews porque esta em beta !! e a Microsoft deve manter em beta por um bom tempo para evitar reviews !!
na verdade isso foi mentiras nas redes sociais !! Kika martini no youtube fez um resumo de reviews e constatou que em questão de latência não foi problema !!! funcionou bem
ela também colocou o link dos reviews no video : O STADIA é mesmo um FRACASSO? – Um papo honesto sobre a plataforma de games da Google - YouTube
Mas a questão com o Stadia não é da qualidade do stream ou tempo de resposta. O problema é a forma como o produto é comercializado.
Enquanto na Microsoft vc assina o gamepass com a sua conta microsoft, todos os seus jogos estão lá e os jogos do gamepass tbm.
No Geforce NOW vc usa seus próprios jogos da Steam.
No Stadia vc tem uns indies grátis e tem que comprar os jogos por preço cheio e ainda correr o risco do Google encerrar o serviço e seus jogos irem para o limbo.
A um grande erro nesta noticia, o xcloud usa hardware da geração passada ! o xbox one S , e não o Series S
E vai demorar para atualizar ja que a nova geração mal tem estoque no varejo !!
E respondendo KILL ME , o Stadia lhe da opção , você tem a conta free e que tem até games free to play , mas também pode comprar jogos como nas lojas mobile , de pc e dos consoles, nenhuma novidade ai , e também tem o plano de assinatura que é opcional !!! a google te da opções !!
E os games que você comprou no xbox não rodam no xcloud !!! isso é mentira !!! os games do xcloud são restritos a uns 100 do gamepass, e nem todos os games do gamepass de console rodam no xcloud, igual o que acontece com o gamepass de pc que não roda todos os games do xbox !!
Olha a lista de games aí do serviço: Full List of XCloud Games
Você não consegue comprar nenhum jogo desse então?
A Microsoft tem dois tipos de streaming:
Remote Play - Que faz o stream dos jogos que você comprou para o xbox diretamente do seu console, então precisam estar instalados para rodarem (igual ao PlayStation)
XCloud - Que faz parte do Game Pass Ultimate e só dele e faz stream dos servidores da Microsoft (que atualmente possuem hardware semelhante ao Xbox One S). No momento o XCloud junto ao Game Pass só está disponível em alguns países do primeiro mundo, no Brasil sim está em fase beta com alguns poucos jogos e não precisa do Game Pass, por enquanto.
Já estou amando esse serviço no celular. Quando puder ligar ele no notebook, vai ser melhor ainda!
Pode crer! Acabei me confundindo quando vi que as gavetas serão atualizadas pro Xbox Series X nesse ano. Tá corrigido