Como funcionam os cargos de uma sala no Clubhouse

Speaker, listener ou moderator; o que significa cada cargo em uma sala do Clubhouse? Saiba quem tem o direito de falar no app

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 11 meses
Aplicativo Clubhouse (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Aplicativo Clubhouse (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O mundo do Clubhouse acontece dentro das chamadas “salas”, que reúnem os participantes falantes ou ouvintes. Dentro desses grupos, há a divisão de “speaker”, “listener” ou “moderator”. Entenda qual a função de cada um desses cargos para entender quem pode ou não falar.

Como funcionam os cargos do Clubhouse

1. Moderator

Moderator ou “moderador” é aquele responsável pela sala, primeiramente o que criou o tópico. Ele é responsável por:

  • Selecionar os participantes que poderão falar;
  • Ver quais participantes levantaram a mão;
  • Remover pessoas;
  • Definir novos moderadores.

Um moderador é identificado com o ícone de asterisco verde ao lado do nome.

2. Speaker

Speakers ou “falantes” são todas as pessoas que podem falar em uma sala do Clubhouse. Por padrão, o moderador e o primeiro convidado a entrar na sala são os speakers, os demais acessam a discussão como ouvintes.

Os falantes aparecem no topo de uma sala. Para identificar quem está falando, basta observar a circunferência cinza na foto. Aqueles que estão com o microfone silenciado terão um ícone para essa identificação.

Moderadores e falantes do Clubhouse (Imagem: Reprodução/Clubhouse)
Moderadores e falantes são cargos que podem falar no Clubhouse (Imagem: Reprodução/Clubhouse)

3. Listener

Listener ou “ouvintes” é a última categoria de participantes do Clubhouse. Qualquer pessoa que entra em uma sala de outros usuários é um “ouvinte”, sem o direito de falar, a menos que o moderador permita.

Os listeners são separados em dois grupos:

  • Followed by the speakers: são os ouvintes seguidos por quem está falando. É um grupo “VIP” que ganha destaque na sala, mesmo que não esteja participando do debate, para que os outros speakers encontrem facilmente conhecidos para puxar para a conversa;
  • Others in the room: todos os outros usuários que apenas estão ouvindo a conversa na sala do Clubhouse — aqueles que, possivelmente, encontraram a sala pelo algoritmo e não têm relação com os moderadores ou falantes.

Mesmo que estejam no limbo de espectadores de uma sala, qualquer ouvinte tem o direito de levantar a mão (ícone de uma palma no canto inferior direito da sala) para avisar aos moderadores que deseja falar.

O moderador tem acesso à lista de ouvintes que levantaram a mão, podendo conceder ou não o direito de falar na sala.

Com informações: Clubhouse.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Clubhouse na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados