Google Chrome adota recurso do Firefox para gerenciar muitas abas

Recurso do Google Chrome permite a rolagem de abas abertas através do mouse, trackpad ou botões; saiba como ativar a novidade

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google Chrome disponibilizou um recurso para facilitar o gerenciamento de abas. Assim como no Firefox e Safari, usuários da versão 88 do navegador poderão utilizar a rolagem do mouse, gestos do trackpad ou botões para rolar entre as muitas guias abertas. A função, no entanto, requer configuração prévia para ser utilizada.

A ferramenta marcou suas primeiras aparições no fim do ano passado. Apresentada como “Scrollable TabStrip”, a novidade “permite que os usuários acessem as abas rolando quando elas não cabem mais na barra de guias”. Há, ainda, o “Scrollable TabStrip Buttons”, que habilita botões para administrar todas as abas abertas.

A ferramenta promete dar uma força aos usuários que mantém muitas abas abertas ao mesmo tempo. Ao ativá-la, é possível rolar entre as guias na barra superior do navegador como se fosse uma página da web, por exemplo. Para isto, basta utilizar o scroll para navegar entre as instâncias do browser.

Esta é mais uma novidade para melhorar o gerenciamento de guias no navegador. Em setembro, o Google liberou o agrupamento de abas a todos os usuários. A companhia ainda está experimentando opções com larguras diferentes para as guias no Google Chrome Canary 90 ao ativar a ferramenta de rolagem pelo chrome://flags.

Rolagem de abas abertas no Google Chrome (Imagem: Reprodução/Reddit/Leopeva64-2)

Rolagem de abas abertas no Google Chrome (Imagem: Reprodução/Reddit/Leopeva64-2)

Como ativar a rolagem de abas no Google Chrome?

A novidade está disponível no Chrome 88 para Chrome OS, Linux, macOS e Windows. Nesta terça-feira (16), o Tecnoblog conseguiu ter acesso aos recurso em testes realizados no Google Chrome 88.0.4324.150 instalado em um MacBook Air com macOS 11.2.1 (Big Sur). Saiba como ativar a rolagem de guias a seguir:

  1. Verifique se há atualizações e, caso positivo, instale-as;
  2. Em seguida, acesse o “chrome://flags”;
  3. Pesquise por “Scrollable TabStrip”;
  4. Ao lado de “Scrollable TabStrip”, clique em “Default” e escolha a opção “Enabled”;
  5. Caso queira habilitar os botões, repita o passo anterior na opção “Scrollable TabStrip Buttons”.

Depois, é só reiniciar o navegador. Para desativar a função, basta reverter o procedimento anterior, alternando as opções correspondentes para “Default”.

Opção no Chrome Flags para ativar a rolagem de abas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Opção no Chrome Flags para ativar a rolagem de abas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com informações: Android Police e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados