O Google Chrome disponibilizou um recurso para facilitar o gerenciamento de abas. Assim como no Firefox e Safari, usuários da versão 88 do navegador poderão utilizar a rolagem do mouse, gestos do trackpad ou botões para rolar entre as muitas guias abertas. A função, no entanto, requer configuração prévia para ser utilizada.
Google Chrome (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)
A ferramenta marcou suas primeiras aparições no fim do ano passado. Apresentada como “Scrollable TabStrip”, a novidade “permite que os usuários acessem as abas rolando quando elas não cabem mais na barra de guias”. Há, ainda, o “Scrollable TabStrip Buttons”, que habilita botões para administrar todas as abas abertas.
A ferramenta promete dar uma força aos usuários que mantém muitas abas abertas ao mesmo tempo. Ao ativá-la, é possível rolar entre as guias na barra superior do navegador como se fosse uma página da web, por exemplo. Para isto, basta utilizar o scroll para navegar entre as instâncias do browser.
Esta é mais uma novidade para melhorar o gerenciamento de guias no navegador. Em setembro, o Google liberou o agrupamento de abas a todos os usuários. A companhia ainda está experimentando opções com larguras diferentes para as guias no Google Chrome Canary 90 ao ativar a ferramenta de rolagem pelo chrome://flags.
Como ativar a rolagem de abas no Google Chrome?
A novidade está disponível no Chrome 88 para Chrome OS, Linux, macOS e Windows. Nesta terça-feira (16), o Tecnoblog conseguiu ter acesso aos recurso em testes realizados no Google Chrome 88.0.4324.150 instalado em um MacBook Air com macOS 11.2.1 (Big Sur). Saiba como ativar a rolagem de guias a seguir:
- Verifique se há atualizações e, caso positivo, instale-as;
- Em seguida, acesse o “chrome://flags”;
- Pesquise por “Scrollable TabStrip”;
- Ao lado de “Scrollable TabStrip”, clique em “Default” e escolha a opção “Enabled”;
- Caso queira habilitar os botões, repita o passo anterior na opção “Scrollable TabStrip Buttons”.
Depois, é só reiniciar o navegador. Para desativar a função, basta reverter o procedimento anterior, alternando as opções correspondentes para “Default”.
Opção no Chrome Flags para ativar a rolagem de abas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Com informações: Android Police e XDA-Developers
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Vim seco pensando que tinha implementado o recurso de contêineres do Firefox.
As abas verticais do Edge são uma ideia beeeeeem melhor.
Mas no Chrome existe o recurso de grupos. Eu uso e acho bastante eficiente.
Eu cheguei a usar um pouco, mas não achei muito interessante. Não só por haver o costume do uso das abas na área superior da janela como também não é possível, na versão vertical, a entrada de abas entre outras já abertas.
O funcionamento não é exatamente o mesmo. Os contêineres do Firefox são completamente isolados uns dos outros, permitindo abrir duas contas do mesmo site ao mesmo tempo por exemplo, dois facebooks, dois twitters.
Sim, não tem as mesmas características que os contêineres do Firefox, mas ainda assim é útil.