Início » Gadgets » Review do leitor: Motorola i1, com rádio Nextel

Review do leitor: Motorola i1, com rádio Nextel

Avatar Por

O leitor Ale Johnny (@AleJohnny), do Rio de Janeiro, comprou um Motorola i1, aparelho rodando Google Android voltado para quem utiliza os serviços de telefonia da Nextel. Confira abaixo as impressões do Ale sobre o aparelho — além de um monte de fotos.


Depois de pouco mais de uma semana com o Motorola i1 em mãos, já posso tecer minhas opiniões sobre o aparelho. O i1 é o primeiro e único celular rodando Android que suporta a tecnologia de rádio da Nextel. Para quem não conhece, a Motorola é a proprietário do iDen, uma forma de comunicação instantânea graças ao PTT (Push-To-Talk).

Ele funciona como um walk-talkie daqueles antigos, só que fazendo uso da rede celular da Nextel.

Software

O Motorola i1 é vendido com o Android 1.5 de fábrica. É uma pena, já que diversos apps do Android Market só estão saindo compatíveis com a versão 2.1 (Ecclair) em diante. Porém, ainda existe uma boa variedade de apps compatíveis com a 1.5, basta saber procurar.

Por conta da limitação de hardware e da discriminação com alguns aparelhos recém-chegados com Android, não espero que a Motorola vá lançar algum update do Android para a versão 1.6, muito menos para o Android 2.1.

A Nextel incluiu alguns apps para Android como o GPS Nextel, para navegação curva-a-curva. O Nextel Live é um app com feeds de notícias de portais brasileiros e QuickOffice serve para visualizar documentos do Office. O i1 ainda tem o mal falado Opera Mini modificado pela Nextel. Sorte que ele pode ser deixado de lado, já que é possível instalar o Opera Mini diretamente do Android Market, sem personalização.

Design

Esse Motorola é leve, com uma excelente pegada na mão. O aparelho conta com bordas superiores e inferiores com emborrachado, o que garante uma construção sólida e robusta. A Motorola mandou bem ao usar materiais de primeira no i1, trazendo durabilidade sem abrir mão do estilo.

Tela touchscreen e usabilidade

Teclado virtual do Motorola i1 | Clique para ampliar

Eu diria que a tela é excelente se ela fosse maior: o i1 possui um display de 3,1 polegadas com 265 mil cores TFT e resolução de 320×480 pixels, o que dificulta digitar ou tocar em áreas específicas da tela com maior precisão. O que é um ponto falho dos Androids, afinal  aparelhos com certas resoluções deveriam ter tamanho mínimo de tela para evitar problemas de limitação da usabilidade para quem tem dedos maiores.

Porém, para dar uma aliviada nessa falha, o i1 vem com 3 layouts de teclado virtual diferentes: o padrão do Android, o XT9 (com tecnologia T9 de previsão e correção de texto)  e o Swype, que permite uma escrita mais rápida arrastando o dedo em cima das teclas, em vez de tocar em uma por uma. O Swype funciona muito bem depois que você se acostuma com ele.

Conectividade e GPS

GPS em funcionamento | Clique para ampliar

O Wi-Fi tem um bom alcance. Testei em conjunto com um iPod Touch 2G, cuja antena Wi-Fi é mais fraca. Algumas redes com potência mais baixa apareciam na lista do i1, mas não na do iPod Touch.

Infelizmente o Bluetooth é capado, só permitindo pareamento fácil com fones de ouvido, caixa de sons etc. Para envio de arquivos e outros serviços Bluetooth, é necessário baixar um aplicativo especificamente para esse fim no Android Market.

O sistema de posição geográfica é excelente, já que conta com A-GPS. O Android ainda permite triangular redes Wi-Fi e torres de celular, aprimorando a precisão e velocidade para te achar no mundo.

Foto, vídeo e entretenimento

A câmera de 5 MP com foco automático tem uma ótima qualidade em fotos claras, enquanto a qualidade em ambientes mais escuros é razoável. O flash LED ajuda bastante na iluminação, mas como toda câmera de celular, a qualidade não é das melhores.

Para gravar vídeos, a qualidade não é nada apreciável: a câmera do Motorola i1 filma somente em CIF (325×280 pixels), com 15 quadros por segundo.

Por ser voltado para o mercado mais profissional, não é de se esperar muita perfomance com mídia. O processador lento não consegue executar vídeos sem dar algumas engasgadas. O i1 também não inclui o aplicativo nativo do YouTube para Android (tive que instalá-lo separadamente de outro site). Como na rede de dados da Nextel é impossível assistir a vídeos, o Wi-Fi é a única opção nesse caso.

Ligações

Discador do Motorola i1 | Clique para ampliar

A qualidade das ligações é excelente, tanto o auricular como o auto-falante possui som claro e alto, sem distorções ou estouros. E o microfone também tem ótima qualidade de voz, com redução de ruído.

BIS Nextel

Fiz a aquisição do plano de dados da Nextel — o BIS Nextel — ao comprar o aparelho. Em determinadas áreas a internet se manteve estável, mesmo com a lentidão, sem dar erros de conexão como acontecia com apps diversos. Porém, para quem pensa em usar o aparelho como um modem no computador, por exemplo, não é recomendável de forma alguma.

Bateria

A Motorola promete 3 horas e meia de conversação e até 100 horas de espera. Nos testes, com uso intenso de rádio, Twitter e Google Talk, com Wi-Fi e conexão de dados ativos, o alerta de 15% de carga restante apareceu quando o aparelho já estava há 7 horas longe da tomada. Parece-me que a opção aqui é ter uma bateria secundária de reserva ou um kit de recarga portátil.

Acessórios

Nesse ponto a Motorola acertou. Pois além de vir com um carregador com porta USB (o que me permite usá-lo para carregar iPod e câmera digital), também enviou um carregador veicular. Os outros itens já são comuns aos smartphones: fones de ouvido de 2,5 mm (decepcionante, devo dizer), microSDHC de 8GB com adaptador SD e cabo USB.

Aviso | As opiniões do autor do texto não refletem necessariamente as do Tecnoblog.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Henrique
vc conseguil resolver seu problema no i1?
Paulo Henrique
meu aparelho i1 nao estou consegundo usar a rede wifi nem o bluetooth alg poderia me ajudar [email protected] obrigado
Rodrigo Pereira Martins
como usar a camera frontal do motorola i1
@rhaninhaaaa
eu achei uma merda ele só funcionar o rádio online.
@rhaninhaaaa
Já passei 2 dias inteiros indo carregar ele só no 3º dia.
alexandre
venho aqui p fazer uma reclamação do aparelho i1 relatando :comecei tento problemas com interrupção de ligacoes aparecendo o simbolo do telefone laranja e cortando as ligacoes fui a NEXTEL e la e conversando com a gerente ela me disse que qualquer telefone da nextel vai ter que voltar la e trocar de qualquer jeito no final de 1 ANO ai que vemos que alem de nao trocar o telefone que ja era segumda vez que teriam que trocar disseram que a garantia era de um ano e nao p o segundo aparelho agora queria saber se alguem sabe um meio de arrumar isto e se tenho mesmo meu telefone perdido posso jogar fora ???
Gabriel
Po queria Saber Como Fazer Meu Nome Aparecer quando eu enviar alerta para outras pessoas ?
[email protected]
gostaria de saber se é possivel fazer uma troca da versão do android de 1.5 para 2.3 o que seria a versão mas avançada do android nao seria a ultima versão pois a ultima versão do mesmo ja esta em 2.7 o que ja seria demas gostaria so de deixa-lo mas apimentado por ser um radio da nextel...
Julio
Nada melhor que aguardar o tempo passar para que os próprios fatos mostrem a realidade. "é que Android roda código interpretado em vez de código nativo" Desde Janeiro de 2010 que o código Android é compilado just-in-time ao invés de design-time. Apesar do código não ser gerado em código nativo, ele será compilado para código nativo no próprio dispositivo. Eu admitiria se ele tivesse dito "as versões mais antigas", mas falar "Android" de forma genérica é imperdoável por ser uma falta grosseira de conhecimento. Ele deveria ter se informado sobre métodos de compilação antes de falar. "máquina virtual JAVA" Dalvik. Máquina virtual Dalvik. O funcionamento da máquina virtual em si é bem distinto para favorecer o trabalho em sistemas embutidos. Basta ver a especificação antes de falar. A linguagem e as APIs open source Java são usadas para programar o dispositivo, mas o código é gerado em código Dalvik. "A questão toda é que Android roda código interpretado em vez de código nativo" Errado. Simplesmente errado. Ela não é TODA a questão, nem sequer UMA questão. Mesmo código interpretado não significa maior carga energética de forma tão peremptória como Cleiton colocou. Existem muitas outras variáveis, como funcionalidade do sistema, otimização e qualidade do código produzido. Embora seja verdade que uma máquina virtual (máquina virtual e código interpretado são coisas diferentes) traz mais desafios energéticos, isso não implica em efetiva e real perda energética na prática, NECESSARIAMENTE. "o custo dessa decisão implicou na alta demanda energética para rodar os mesmos aplicativos que outros SO´s executariam gastando muito menos energia" O motivo principal do Android, historicamente, gastar mais bateria que, por exemplo, o iOS, é o fato do Android ter sido multitarefa real desde o princípio, além da maior complexidade do código para suportar uma miríade de hardwares. Porém, com o sucessivo progresso, o código melhorou, otimizações implementadas e correções feitas. Com isso, o gasto da bateria diminui proporcionalmente à medida que o hardware progrediu. Hoje se faz muito mais com mais tempo de bateria. O maior exemplo disso foi, por exemplo, a atualização do iOS 5 que piorou muito a bateria de dispositivos iOS mais antigos. Em alguns casos muito relatados da Internet, ficaram piores que muitos Android de segunda e terceira geração. Isso porque foram implementadas novidades que o Android já tinha há muito tempo. Portanto, vejam que complexidade, funcionalidade e otimização influenciam muito mais que o fato de ter ou não máquina virtual. Claro, nem falo do fato da máquina vritual ter suas vantagens. Estou apenas corrigindo esse post.
eumesmo
o meu nunca deu ocupado posso estar em pag da net, twitter , face o q for, se ligarem ou for conexao direta o meu i1 toca normalmente, vai na nextel eles resolvem esse prob lá
eumesmo
eu tenho o i1 e adoro! tudo bem q o android é 1.5 mas fazer o q não se pode ter tudo ao mesmo tempo né =) qto aos comentários sobre quando está usando dados o telefone da ocupado isso nunca aconteceu comigo eu posso estar baixando música q se alguém mandar alerta ele toca e quanto ao i1 travar muito assim q eu o comprei ele tb fazia isso, mas eu fui na nextel e eles me deram um aparelho novinho na caixa q já vem com o app do youtube e é uma beleza!!!! para quem usa qualquer operadora indico outro aparelho mas para quem ama a nextel super indico o i1! #ficaadica
alexsandro
senhores tenho pouco tempo de uso, mais a bateria dura no Maximo 12 horas e sem usar internet ou outras funções que não seja o normal do radio, e trava toda hora, da muito erro, isso muito ruim tenho medo de estragar a bateria se recarregar todo dia a noite. pois a minha amiga me disse que o dela dura quase dois dias. fiquei preocupado sera que o esta com problema. tinha que ter um apps que diminui-se o consumo da bateria e assim aumenta-se seu tempo de energia. por favor quais são os apps mais usado e qual a suas funções, e qual o apps do Bluetooth para baixar pelo market. estou me adaptando a este aparelho vou precisar muito a ajuda de vcs.
cristiano
ja vendeu !!!!! ou ainda não !!!!
tatianah7
gente, alguem conhece uma atualização nao oficial pro OS do i1 ??? grata.
@andradevini
"Esse Motorola é leve, com uma excelente pegada na mão" Hum... UIAHEUIAHEI
Exibir mais comentários