Windows Terminal recebe interface gráfica para configurações

Windows Terminal Preview 1.6 traz interface de configuração oculta, mas que pode ser ativada com um truque

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Janela de configuração do Windows Terminal (imagem: divulgação/Microsoft)
Interface de configuração do Windows Terminal (imagem: divulgação/Microsoft)

A Microsoft segue aprimorando o Windows Terminal, ainda que aos poucos. A novidade mais recente traz uma interface gráfica que permite ao usuário configurar vários aspectos da ferramenta rapidamente. Na primeira olhada, esse é um detalhe pequeno. Mas, até então, só era possível personalizar o Windows Terminal editando um arquivo JSON.

Para quem está por fora do assunto, eis uma rápida explicação: lançado em 2019, o Windows Terminal é uma ferramenta de código aberto que torna o Windows compatível com vários terminais para linha de comando: CMD (Prompt de Comando), PowerShell e Windows Subsystem for Linux (WSL).

Este último permite ao Windows 10 funcionar com shells do Linux, como o próprio nome sugere. Esses e outros recursos fazem do Windows Terminal uma mão na roda para quem executa tarefas recorrentemente via linha de comando.

Em novembro de 2020, a Microsoft anunciou o Windows Terminal Preview 1.5, versão que traz alguns avanços interessantes, como suporte completo a links clicáveis, mais compatibilidade com emojis, possibilidade de inserção de uma imagem como papel de parede no terminal e, claro, correções de bugs.

Já a interface gráfica de configuração aparece no Windows Terminal Preview 1.6, versão apresentada no final de janeiro. “Aparece” é um modo de dizer, na verdade. A interface está lá, mas de modo oculto por ainda não ter saído da fase de desenvolvimento.

Para ativá-la, é necessário editar o arquivo settings.json para incluir a seguinte instrução:

{ "command": { "action": "openSettings", "target": "settingsUI" }, "keys": "ctrl+shift+," },

Essa linha faz a interface gráfica para configuração do Windows Terminal ser acionada com o atalho Ctrl + Shift + ,. Note que é possível inserir outra combinação de teclas ali.

Feito isso, basta salvar o arquivo e executar o atalho de teclado. A interface gráfica surgirá. Por meio dela, é possível configurar rapidamente vários parâmetros da ferramenta, como tamanho de fonte, efeitos visuais, perfis, recursos de interação e assim por diante.

O Windows Terminal pode ser baixado na Microsoft Store, gratuitamente. Mais informações e download do código-fonte no GitHub do projeto.

Com informações: BleepingComputer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados