Início » Jogos » Steam remove estúdio Very Positive por usar nome que engana usuários

Steam remove estúdio Very Positive por usar nome que engana usuários

Estúdio Very Positive teria usado nome para confundir usuários, mas Steam não estabeleceu regra prévia para isso

Felipe VinhaPor

Uma produtora de games foi banida do Steam por usar um nome que, aparentemente, causou confusão aos usuários da plataforma. O nome do estúdio é “Very Positive”, que em tradução literal significa “Muito Positivo”, e esta pode ser a raiz do problema.

Página do jogo do Very Positive no Steam (Imagem: Reprodução)

Página do jogo do Very Positive no Steam (Imagem: Reprodução)

Acontece que a página de jogos no Steam apresenta, de maneira próxima, campos com média de reviews de usuários e também o nome da produtora e publicadora.

Com o game Emoji Evolution, produzido pelo Very Positive, a página exibia o nome e confundia os jogadores – em uma olhada rápida, parecia que as análises dos usuários eram “Muito positivas”, independente de serem mesmo ou não.

Não se sabe se o estúdio fez isso de maneira proposital para, de fato, enganar usuários. Contudo, em sua conta no Twitter, a empresa faz deboche com a situação e até deixa a entender que fez com este objetivo mesmo.

Ou eles podem simplesmente estar aproveitando a situação para se promover, o que não seria nada errado, em tese.

O que diz o Steam

O Steam tem regras restritas para nomes de empresas contendo palavrões ou outros termos banidos. Usar “Very Positive”, porém, nunca foi proibido, mas também nunca foi previsto, ao que parece.

O jogo Emoji Evolution foi lançado em dezembro de 2020, apesar de o estúdio parecer se mais antigo – a conta no Twitter é de 2019.

Enquanto isso, o responsável pela Very Positive, identificado apenas como “Mike” pelo site Ars Technica, brinca com a situação: “Eu fiz um jogo muito ruim, é só disso que sou culpado. Se criar jogos ruins não é permitido no Steam, porque eles não suspenderam a conta da CD Projetk Red ainda?”.

A referência é ao estúdio responsável por Cyberpunk 2077, que foi alvo de críticas por bugs e problemas de desenvolvimento, mas é obviamente uma brincadeira.

Com informações: Ars Technica.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

“Eu fiz um jogo muito ruim, é só disso que sou culpado. Se criar jogos ruins não é permitido no Steam, porque eles não suspenderam a conta da CD Projetk Red ainda?”.

² (@centauro)

Não fala assim da jóia brasileira! : -(

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Pela fala do maluco já dá pra ver que é um fanfarrão e que realmente quis causar…