Início » Aplicativos e Software » Como saber a cor Pantone

Como saber a cor Pantone

Com apenas a cor hexadecimal, RGB ou CMYK é possível descobrir sua correspondente Pantone, acessando o próprio site da empresa

Tatiana VieiraPor

Já trabalha com sua paleta de cor online favorita, mas ela não informa a cor correspondente em Pantone? Tudo bem. O próprio site da Pantone pode te ajudar. Neste tutorial, entenda como saber a cor Pantone, via web, ou seja, sem auxílio de um software gráfico.

Como saber a cor Pantone

O que é Pantone?

Pantone é, em tradução livre, “todas as cores”, combinando os termos “pan” e “tom”. Foi quem desenvolveu, em 1963, o primeiro sistema de correspondência de cores. Graças a esse sistema, designer gráficos podem garantir fidelidade de cor entre a tela, com o uso do número Pantone padrão na impressão.

Como saber cor Pantone [usando correspondente RGB]

Com a cor escolhida para o seu projeto, seja ela RGB, CMYK ou HEX, é possível verificar sua correspondente Pantone, sem uso de um software gráfico, como o Illustrator, seguindo esses passos:

  1. Visite o site da Pantone, na área “Corlo Finder”;
  2. Anote a cor ou a extraia usando a ferramenta de conta gotas do programa gráfico de sua preferência e deseja saber a correspondente Pantone;
  3. No seletor da Pantone, escolha se você quer um resultado com brilho ou sem (Coated ou Uncoated);
  4. Clique em “RGB/CMYK/HEX”, depois altere o seletor para o tipo de cor que deseja usar no conversor;Descobrindo correspondente Pantone
  5. Preencha o campo com os números correspondentes e clique em “Search” para ver as alternativas que a Pantone sugerem para o seu projeto.Resultados para correspondente Pantone

Claro que ele não acerta de primeira pode ser que a cor correspondente não seja tão próxima, especialmente se estiver convertendo cores RGB e HEX, mas ele pode salvar sua vida em uma emergência, especialmente se você não tiver com um computador e/ou software gráfico por perto.

Para ver melhor se a amostra corresponde ao que procura, altere a opção “Chip Size” para “Extra Large” e ainda, insira espaço entre as cores, marcando “Yes” na opção “Spacing”.

Agora você já sabe como encontrar a cor correspondente, sem gastar nadinha em uma cartela cores. Lembrando sempre que monitores interferem na forma como vemos as cores. Tenha seus equipamentos calibrados, sucesso e muitas cores.

Com informações: Pantone.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação