Android 12 tem primeira prévia liberada; conheça as novidades

Android 12 deve ter suporte melhorado a formatos de mídia, mais recursos de segurança e novo design de notificações

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S21 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S21 Ultra (imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Nesta quinta-feira (18), o Google apresentou o primeiro preview do Android 12. A prévia deixa claro que a nova versão do sistema operacional melhorará o suporte a formatos de mídia, terá mais recursos de privacidade e segurança, bem como trará uma interface mais otimizada para tablets e TVs, por exemplo.

Experiência do usuário

Comecemos pelos recursos que prometem melhorar a experiência do usuário. Um deles aprimorará o suporte a conteúdo em HEVC. Graças a uma função de conversão em tempo real, o Android 12 permitirá que aplicativos funcionem com esse padrão mesmo se não forem diretamente compatíveis com ele.

Além disso, o Android 12 trará suporte ao AVIF, formato de imagem que gera mais compactação em relação a padrões como JPEG ou WebP sem, no entanto, prejudicar a qualidade do conteúdo.

As notificações também serão atualizadas. O design delas está sendo reformulado para torná-las mais intuitivas e funcionais. Nesse sentido, transições e animações na área de notificações deverão ficar mais suaves.

O detalhe mais importante: as notificações serão mais rápidas e responsivas. A ideia é fazer o app correspondente abrir tão rapidamente quanto possível quando o usuário tocar em uma notificação.

Graças a uma nova API, o Google também fala em facilitar a inserção de imagens, vídeos e outros conteúdos em aplicativos. Suporte melhorado a áudio multicanal e aperfeiçoamento na API para navegação por gestos também fazem parte das novidades.

Haverá ainda um modo de feedback háptico integrado ao áudio para permitir, por exemplo, que o celular vibre em determinada intensidade como efeito especial de um jogo.

Privacidade e segurança

Os parâmetros de privacidade e segurança mudam continuamente, por isso, nada mais natural que cada nova versão do Android traga algum foco sobre esse aspecto.

No Android 12, o tratamento dessas questões começa com o maior controle sobre o comportamento de cookies, uma abordagem alinhada com mudanças que estão sendo implementadas no Chrome e outros navegadores. O plano, basicamente, é dar ao usuário mais controle sobre como cookies podem influenciar em sua navegação.

O Android 12 também tornará a exportação de componentes mais segura para evitar que aplicativos transmitam determinados dados inadvertidamente, bem como restringirá, mais do que no Android 11, o acesso ao endereço MAC do dispositivo.

Provável interface do Android 12 (imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Provável interface do Android 12 (imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Ecossistema de aplicativos

O usuário do Android 12 poderá esperar por atualizações mais rápidas, tanto de aplicativos quanto do próprio sistema operacional. A ideia é permitir que mais atualizações do Android sejam liberadas via Google Play — trata-se de uma expansão do Project Mainline.

A experiência do sistema operacional com telas grandes também deverá melhorar. Isso significa que o Android 12 terá mais recursos para otimizar o aproveitamento do visor de smartphones dobráveis, tablets e TVs. Isso inclui a disponibilização de um preview do Android 12 para Android TV.

Não está claro se essa abordagem será suficiente para reduzir a quantidade de aplicativos que ficam “esticadões” em telas grandes, mas essa é a expectativa.

Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores, o Android 12 deverá incorporar ainda procedimentos de teste e depuração mais fáceis.

Android 12 Developer Preview

Essas são apenas algumas das características do Android 12. Outras serão reveladas no decorrer dos próximos meses. Por ora, o Google está liberando informações técnicas, voltadas a desenvolvedores.

Pois bem, os desenvolvedores que quiserem testar o Android 12 Developer Preview poderão fazê-lo por meio de imagens do sistema para Pixel 3 e 3 XL, Pixel 3a e 3a XL, Pixel 4 e 4 XL, Pixel 4a e 4a 5G ou Pixel 5. Quem não tiver um aparelho da linha Pixel poderá recorrer ao Android Emulator.

Informações sobre o Android 12 Developer Preview para Android TV estão disponíveis aqui.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados