SP está prestes a liberar câmeras com reconhecimento facial no metrô e trem

Projeto que autoriza reconhecimento facial no Metrô e na CPTM é aprovado na Alesp e segue para sanção de Doria

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Trem da Linha 2 - Verde (Foto: Metrô de São Paulo)
Estações e trens poderão ter câmeras de reconhecimento facial (Foto: Metrô de São Paulo)

O uso de câmeras de reconhecimento facial em metrô e trem pode ser aprovado em breve pelo governo paulista. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou um projeto de lei que libera os dispositivos nas estações e nos vagões do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Agora, o texto segue para aprovação do governador João Doria.

O PL 865/2019, do deputado estadual Rodrigo Gambale (PSL), foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Vinícius Camarinha (PSB). Inicialmente, o texto previa que o Metrô e a CPTM fossem obrigados a instalar câmeras de reconhecimento facial. Na nova versão, o projeto apenas autoriza as empresas a adotarem os equipamentos.

A proposta indica que o governo de São Paulo poderá instalar câmeras nas estações e no interior dos vagões. Segundo o texto, elas poderão ser usadas nas entradas e saídas das estações, além de bilheterias, plataformas de embarque e desembarque, e áreas de acesso restrito para vigilância.

O projeto prevê que as câmeras o reconhecimento facial deverá ser usado para “preservar a segurança das pessoas, evitando riscos à vida ou à integridade das mesmas, por ação de quadrilhas ou criminosos individuais”. O texto destaca que as imagens poderão servir para investigar casos de assédio, bem como para encontrar pessoas desaparecidas.

Segundo o texto, o Metrô e a CPTM poderão manter parcerias com órgãos de segurança pública e imagens de suas câmeras para auxiliar na localização de criminosos foragidos. A matéria foi aprovada em 10 de fevereiro, ganhou redação final na quinta-feira (18) e deve seguir para sanção ou veto de João Doria.

Reconhecimento facial no Metrô de SP

O Metrô de São Paulo abriu o edital para compra de um sistema de reconhecimento facial em 2019. O processo previa a instalação de câmeras em estações das linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 3 – Vermelha, além de vias, pátios e centro de controle. A empresa determinou que a solução deveria identificar e rastrear objetos, além de detectar a invasão de áreas.

O consórcio Engie Ineo Johnson foi o vencedor da licitação ao apresentar proposta de R$ 58,6 milhões. No entanto, o processo se tornou alvo de uma ação movida por defensorias e entidades da sociedade civil. Elas pediam mais transparência sobre eficácia da solução escolhida por conta dos “altos níveis de erro” que alguns sistemas apresentam.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados