Apple terá bateria portátil para prender no iPhone via MagSafe

As fontes próximas ao desenvolvimento da bateria externa para iPhone 12 garantem que os ímãs seguram o acessório direitinho

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
iPhone 12 Mini (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

A Apple pode voltar a ter uma espécie de capinha com bateria para recarregar os novos aparelhos da linha iPhone 12, só que sem a capinha. A ideia, segundo rumores, é de utilizar ímãs do MagSafe da mesma forma como o acessório carteira faz, deixando apenas a parte necessária da bateria externa para fora do celular.

Lembra quando a Apple lançou uma capa chamada Smart Battery Case para o iPhone 6s, lá em dezembro de 2015, prometendo entregar mais autonomia para o celular? Então, o acessório foi evoluindo, deixou de utilizar a porta Lightning para trabalhar com energia por indução e agora a empresa da maçã deve apresentar sua versão sem a parte “capinha”.

Ela, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, utilizará os mesmos ímãs para o MagSafe e que seguram as capas e acessórios nos modelos de iPhone 12, como a carteira para cartões de crédito. Como já existe uma forma de travar o periférico em seu lugar, a Apple pode se livrar de tudo que não é bateria e contatos para recarga por indução – ela deve utilizar o mesmo silicone da Smart Battery Case neste acessório.

Fontes próximas ao assunto observaram testes internos provando que a força dos ímãs utilizados permitirá que o produto não saia do local durante o uso normal – espero ver como ele vai lidar com o bolso das calças. Mesmo assim, o desenvolvimento do acessório pode estar pausado ou bastante desacelerado por problemas no software do iPhone. Aparentemente o smartphone indicava que a bateria estava superaquecendo, quando na verdade o problema não existia.

Outros problemas incluem falhas no sistema operacional quando o acessório é utilizado em conjunto com uma das capas que também utilizam o MagSafe. Como o iPhone 12 foi anunciado já faz algum tempo e ele está caminhando para a metade de sua vida como o aparelho do ano, também existe a possibilidade do desenvolvimento ser cancelado, como aconteceu com o AirPower.

Versão beta do iOS indica existência da bateria portátil

Por outro lado, reforçando exatamente estes rumores, partes do código do segundo beta para o iOS 14.5, encontradas pelo desenvolvedor Steve Moser (quem descobriu que a Apple renomearia o iOS como iPadOS nos iPads), indicam um “Modo de Carregamento Portátil” que pode aparecer em alguma parte do sistema operacional. Muito provavelmente dentro das configurações de bateria, nos ajustes do dispositivo.

Desde o lançamento do iPhone 12 e seus irmãos, a Apple chegou a lançar alguns acessórios que podem explorar as possibilidades do MagSafe. A lista inclui capas que praticamente não precisam se prender nas laterais do aparelho, outras que vão além e envolvem todo o aparelho em um formato de estojo de couro, além de um carregador sem fios muito parecido com o utilizado no Apple Watch. Também existe uma carteira.

A última é a única que ocupa basicamente o espaço necessário para os cartões do lado de dentro, junto dos ímãs. Ela costuma não lidar muito bem com o trabalho necessário para entrar em um bolso de calça mais apertada.

Eu acho interessante essa ideia de trazer o MagSafe para outras partes de produtos da Apple, mas sinto uma saudade enorme do conector de energia com este nome e que acompanhava os MacBooks do passado. Esbarrar no fio não trazia o pequeno ataque cardíaco que traz hoje.

Com informações: Bloomberg.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados