Início » Carro » Xiaomi estaria planejando carro elétrico para competir com Tesla

Xiaomi estaria planejando carro elétrico para competir com Tesla

Mais uma empresa famosa no mercado de smartphones pode estar focando novos investimentos no setor automobilístico

Ana MarquesPor

Este parece ser o ano em que grandes empresas de tecnologia resolveram voltar suas atenções para o segmento automobilístico. Após vários rumores sobre um Apple Car, começam a circular, na mídia internacional, informações sobre um possível carro elétrico da Xiaomi, que poderia competir com os veículos da Tesla.

Conceito de carro elétrico da Xiaomi

Conceito de carro elétrico da Xiaomi (Imagem: Reprodução/Gizmochina)

De acordo com um relatório do iFengNews, o projeto estaria sob os cuidados diretos do fundador e CEO da Xiaomi, Lei Jun. O bilionário tem um interesse antigo em veículos elétricos e autônomos – em 2013, Jun esteve duas vezes nos Estados Unidos para encontros com Elon Musk, CEO da Tesla.

Uma boa alternativa aos smartphones

O timing é pertinente: enquanto o mercado de smartphones vive uma retração na China, com remessas diminuindo ano a ano, o setor de carros elétricos aumenta sua popularidade ao redor do mundo. No último ano, o valor de mercado da Tesla aumentou quase sete vezes. Além disso, o governo chinês vem apoiando ativamente novos projetos nesta área.

Cabe lembrar ainda que a Xiaomi já teve um pequeno contato com o segmento automotivo em 2019, quando anunciou uma parceria com a chinesa FAW para criar dois modelos personalizados de SUV. Porém, como ressalta o iFengNews, em comparação com telefones celulares e produtos domésticos inteligentes, o desenvolvimento de automóveis representa um desafio maior em termos de complexidade, requisitos de segurança e investimento de capital.

Apesar de soar bastante plausível, o plano ainda não foi confirmado oficialmente pela gigante chinesa – o que nos leva a esperar por mais detalhes em um futuro próximo.

Com informações: Gizmochina

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eita (@mandatario)

Essa entra em tudo.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Do jeito que a Xiaomi é rápida, daqui dois anos tem anúncio do lançamento do carro.

Nicolas Gleiser (@Nicolas_Gleiser)

Se a imagem da matéria é o possível carro, eles estão começando já copiando o líder de mercado, mas se for igual outros produtos que se iniciam em cópias e depois começam a lançar tendências, teremos uma grande competidora no mercado hein