Nvidia promete que só RTX 3060 ficará mais lenta para minerar criptomoeda

A Nvidia promete que a solução para fazer a RTX 3060 menos eficiente em mineração só afeta este uso da placa gráfica no PC

André Fogaça
Por
• Atualizado há 6 meses
Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 (Imagem: Divulgação/NVIDIA)
Placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060 (Imagem: Divulgação/NVIDIA)

A Nvidia anunciou que vai diminuir parte da capacidade da RTX 3060 para atrapalhar os planos dos mineradores de criptomoedas. Isso acontece em meio ao próprio lançamento da GPU, que não aparece em muitas prateleiras e viu seu preço disparar. No entanto, as outras placas de vídeo já disponíveis no mercado – como a RTX 3070 e 3080 – não terão essa limitação no desempenho.

“Não vamos limitar a performance das placas de vídeo já vendidas”, afirma a Nvidia em comunicado ao The Verge.

Uma solução encontrada para desencorajar os mineradores foi criar um driver para que a RTX 3060 perdesse ao menos 50% da eficiência para minerar o ether (também conhecida como Ethereum), com ajuda de um software de detecção para identificar se o usuário está realmente em um game e precisa de todo poder de fogo do periférico, ou então está utilizando a placa extração da moeda.

O alvo está marcado no ether por conta desta criptomoeda ser a mais forte do mercado que ainda permite a mineração com ajuda de uma placa gráfica. O problema da solução, soando como uma maravilha para os jogadores, é que fica a dúvida se o driver será capaz de identificar a diferença entre a mineração de fato e o uso da GPU para outro fim, como renderizar um vídeo no editor ou qualquer outra tarefa pesada e que permanece ativa por bastante tempo.

Nvidia sabe diferenciar mineração de outros usos da GPU

A empresa jura de pés juntos que “não há impacto em outras aplicações”, ao menos é o que garante Bryan Del Rizzo, gerente de relações públicas para a divisão GeForce, dentro da Nvidia. O executivo vai além, dizendo que “existe uma cooperação entre o driver, o silício da RTX 3060 e o firmware na BIOS para prevenir a remoção do limitador,” o que pode ajudar ainda mais na queda do interesse destas pessoas pela placa gráfica, além de ajudar o público gamer.

Se você é uma dessas pessoas que precisa bastante de uma GPU para fazer a criptomoeda andar, ainda existe a alternativa para com a linha Nvidia CMP, ou Cryptocurrency Mining Processor. Elas são versões das placas com outro esquema no processador interno, sem saídas gráficas e que custam menos.

Estes modelos de placas já existiam e voltarão para a linha de produção. Ainda não está claro se estas placas utilizarão uma versão alterada dos núcleos RT, ou se virão equipadas com processadores de modelos mais antigos. Também fica a dúvida se ocupar a fábrica com mais uma placa não vai atrapalhar a produção das outras RTX 3060 que passam logo ao lado – principalmente em um momento de menor produção de semicondutores.

Ao The Verge, a Nvidia também promete que “os chips usados para as CMPs não atendem às especificações da GeForce e não afetam a capacidade ou disponibilidade geral das GeForce”.

Fiquem de olho para os próximos capítulos dessa novela.

Receba mais sobre Nvidia na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados