Início » Aplicativos e Software » YouTube para Android ganha reprodução 4K de vídeos mesmo em telas HD

YouTube para Android ganha reprodução 4K de vídeos mesmo em telas HD

Usuários de celulares Android poderão definir resolução no YouTube maior para melhorar qualidade de imagem

Ana MarquesPor

Os usuários de smartphones com Android agora podem reproduzir vídeos do YouTube em 4K a 60 fps com HDR, ainda que seus celulares tenham telas com menor resolução. O recurso foi liberado do lado do servidor, portanto você já pode verificar se está disponível sem precisar atualizar o aplicativo. A função já estava disponível no iOS desde o final do ano passado.

YouTube app (Android)

YouTube no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Algumas pessoas podem achar que os benefícios desse recurso seriam apenas para quem usa um telefone com display 4K (alô, Sony!) ou monitores externos, mas não é bem assim que funciona.

Ainda que você não consiga tirar o máximo de proveito da resolução oferecida, os usuários ainda poderão obter uma qualidade melhor na reprodução devido ao maior bitrate, mesmo em telas HD. Na prática, os mais detalhistas poderão perceber imagens mais nítidas e com uma melhor gama de cores.

Testei a nova configuração com um Galaxy S20 Ultra, que respondeu bem à reprodução em 2160p. Em alguns aparelhos, porém, o aumento da resolução pode apresentar quadros cortados e pouca fluidez, como reporta o GSMArena.

Vale ressaltar que o streaming em 4K acabará baixando arquivos em tamanhos maiores, o que pode não representar uma troca vantajosa o suficiente se você estiver usando dados móveis, por exemplo.

Com informações: Android Authority

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Pinheiro (@LucasMiller)

Só falta agr o Google criar vergonha na cara e liberar o YouTube em 8K em SmartTV’s da Samsung (Tizen) e LG (WebOS), as duas marcas líderes do mercado de TV’s, e não só no seu Android TV, que tem uma base de usuários bem menor.

Arthur Medeiros (@arthurmnet)

Infelizmente no Ipad de 7º gen não é possível executar vídeos em 4k. No s20 em full hd 120fps foi tranquilo

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Achei que era algum teste só pra quem é Premium. Eu sinceramente não consegui ver nenhuma diferença depois de 1080p, fora que a minha batata só aguenta até 1440 (4K deixa os vídeos rodando com delay)

Júlio César (@Potrinho)

Eu tinha um iPhone SE e conseguia rodar em 1080p. Agora estou com iPhone 7 Plus, mas não consigo visualizar em 4k ): meu notebook tem tela HD, mas consegue rodar conteúdo em 4K e realmente tem muita diferença.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Lá por 2016 ela rodava em 4K vídeos do YouTube, mas depois a Google mudou o codec e ambos não conversaram mais. Agora que a Apple voltou a suportar o codec do YouTube para habilitar o 4K. Mas ficou limitado a aparelhos já com HDR, o que até faz sentido.

@RODRIGO

Poderia logo o YouTube colocar suporte em telas HD para resolução 8K!! Seria democratizar a mais alta definição aos demais usuários da plataforma de conteúdos!!

DeadPull (@DeadPull)

Rodar vídeo 4K em tela de resolução menor é desperdício de banda, de recursos e de energia.

Breno (@bbcbreno)

Isso n deve acontecer tão cedo. 4K ainda nem foi popularmente adotado. 8K é um nicho muito, mas muito específico, vai demorar pros serviços populares suportar isto.

Comparo ao blu-ray. DVD teve uma adesão estrondosa de rápida, pois a diferença do VHS pro DVD era gritante e todos queriam aquilo. Aí quando saiu o blu-ray anos depois, n teve adesão acelerada como foi com o DVD. E é isso q tá rolando com 4K e 8K.

8K é melhor, mas pra grande maioria das pessoas, o 4K é mais do que suficiente e n justifica a troca.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Acho que foi uma evolução freada pelo avanço da internet e a era do streaming. E voltamos ao 1080P justamente com o streaming. Poucos locais possuem internet adequada para 4K, 8K então nem se fala.

Monin (@Monin)

Fora a mídia física o triplo mais caro que o DVD.

@Rogerio.Neves

Dúvida: se eu usar um diapositivo 1440p pra assistir um vídeo do YouTube em 2160p, quando eu faço a transmissão da tela desse dispositivo pra uma tv 4K, a imagem que aparece no televisor será em 4K?

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Depende de como você tá fazendo esse espelhamento. No YouTube, normalmente, o dispositivo só envia o link para a TV, e o app do YouTube na TV é quem rodará o vídeo, potencialmente carregando a versão com resolução maior.

Agora se você estiver usando alguma solução de espelhamento da tela inteira (Miracast, por exemplo), a TV vai receber um stream da sua área de trabalho, normalmente na mesma resolução do dispositivo (1440p no exemplo que você deu)…

@Rogerio.Neves

Ficou bem explicado. Valeu.

Lucas Pinheiro (@LucasMiller)

Isso eu entendo amigo, sei que é um nicho e que eu sou uma excessão a regra por ter uma tv compatível; mas falo que é “má vontade” do Google, pois se fosse uma limitação natural do app YouTube (igual a Netflix, que não tem 8K), eu não veria problemas, porém, o YouTube suporta 8K mas só em TV’s com Android TV, o Google não admite publicamente pq sabe que não pegaria bem, mas ele meio que mantém exclusividade dos vídeos 8K do YouTube pra Android TV em detrimento do Tizen (SAMSUNG) e WebOS(LG). Entendeu o meu ponto de vista?

Dark (@Darkalliance)

Vou além, para a maioria das pessoas 1080p é mais do que suficiente, 4K é um Plus exagerado e 8K fora da realidade.

Assim 4K tem suas vantagens e tals, mais a maioria ainda assiste TV aberta ou a cabo e acabam sub utilizando essas TVs a maior parte do tempo.