Início » Aplicativos e Software » YouTube para Android ganha reprodução 4K de vídeos mesmo em telas HD

YouTube para Android ganha reprodução 4K de vídeos mesmo em telas HD

Usuários de celulares Android poderão definir resolução no YouTube maior para melhorar qualidade de imagem

Ana Marques Por

Os usuários de smartphones com Android agora podem reproduzir vídeos do YouTube em 4K a 60 fps com HDR, ainda que seus celulares tenham telas com menor resolução. O recurso foi liberado do lado do servidor, portanto você já pode verificar se está disponível sem precisar atualizar o aplicativo. A função já estava disponível no iOS desde o final do ano passado.

YouTube app (Android)

YouTube no Android (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

Algumas pessoas podem achar que os benefícios desse recurso seriam apenas para quem usa um telefone com display 4K (alô, Sony!) ou monitores externos, mas não é bem assim que funciona.

Ainda que você não consiga tirar o máximo de proveito da resolução oferecida, os usuários ainda poderão obter uma qualidade melhor na reprodução devido ao maior bitrate, mesmo em telas HD. Na prática, os mais detalhistas poderão perceber imagens mais nítidas e com uma melhor gama de cores.

Testei a nova configuração com um Galaxy S20 Ultra, que respondeu bem à reprodução em 2160p. Em alguns aparelhos, porém, o aumento da resolução pode apresentar quadros cortados e pouca fluidez, como reporta o GSMArena.

Vale ressaltar que o streaming em 4K acabará baixando arquivos em tamanhos maiores, o que pode não representar uma troca vantajosa o suficiente se você estiver usando dados móveis, por exemplo.

Com informações: Android Authority

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Depende de como você tá fazendo esse espelhamento. No YouTube, normalmente, o dispositivo só envia o link para a TV, e o app do YouTube na TV é quem rodará o vídeo, potencialmente carregando a versão com resolução maior.

Agora se você estiver usando alguma solução de espelhamento da tela inteira (Miracast, por exemplo), a TV vai receber um stream da sua área de trabalho, normalmente na mesma resolução do dispositivo (1440p no exemplo que você deu)…

Dark (@Darkalliance)

Vou além, para a maioria das pessoas 1080p é mais do que suficiente, 4K é um Plus exagerado e 8K fora da realidade.

Assim 4K tem suas vantagens e tals, mais a maioria ainda assiste TV aberta ou a cabo e acabam sub utilizando essas TVs a maior parte do tempo.