Início » Jogos » Dinosaur Planet, jogo cancelado da Rare para Nintendo 64, vaza após 20 anos

Dinosaur Planet, jogo cancelado da Rare para Nintendo 64, vaza após 20 anos

Jogo cancelado no Nintendo 64, Dinosaur Planet depois virou Star Fox Adventures no GameCube, com mudanças na produção

Felipe VinhaPor

Mais um jogo cancelado e produzido pela Rare caiu na rede, após o remake de Goldeneye 007, há poucos dias. Agora foi a vez de Dinosaur Planet, um jogo de Nintendo 64 que teve seu desenvolvimento interrompido, mas que acabou virando outro título mais tarde – Star Fox Adventures, para GameCube.

Dinosaur Planet, de NIntendo 64, vaza na web (Imagem: Reprodução)

Dinosaur Planet, de NIntendo 64, vaza na web (Imagem: Reprodução)

Quem lançou a versão inacabada e cancelada do jogo na web foi a Forest of Illusion, uma organização especializada em preservar conteúdo da Nintendo em suas páginas, redes sociais e outros locais.

De acordo com a organização, esta versão do jogo data de 1 de dezembro de 2000 e foi obtida a partir de um disco comprado de um colecionador não identificado.

A Forest of Illusion publicou algumas imagens do jogo em seu Twitter, onde é possível notar alguns elementos que acabaram em Star Fox Adventures, como a presença de Fox McCloud, o principal herói da saga Star Fox.

Mais tarde, o repórter John Linneman, do Digital Foundry, publicou em seu canal no YouTube um trecho com 20 minutos de gameplay de Dinosaur Planet.

Veja abaixo:

O jogo não está acabado

A Forest of Illusion também avisa para não criar esperanças: o jogo não está acabado. Por isso ele não vai rodar perfeitamente em nenhum emulador de Nintendo 64 existente. Há muitos problemas gráficos e pontos do jogo que precisam de finalização – e que não se sabe se um dia terão.

Porém, para quem quer tentar a sorte, a organização publicou o arquivo obtido no Internet Archive, um grande arquivo online de preservação de conteúdo digital, e pode ser acessado neste link.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eu (@Keaton)

Fico imaginando como uma coisa dessas “vaza”. Deve ter sido algum dev que simplesmente tinha uma cópia guardada porém achou melhor não liberar tão cedo.

² (@centauro)

Muitas vezes é algum desenvolvedor que tinha o cartucho guardado e se desfez. Pode ser que o próprio desenvolvedor tenha vendido por conta, pode ser que ele tenha se desfeito (garage sale, vendeu junto em algum batch de itens sem nem saber, sei lá), pode ser que ele tenha perdido e alguém achou (perdeu em alguma mudança ou algo assim).

Como diz a matéria, alguém comprou o cartucho (que os desenvolvedores geralmente usam durante o processo de desenvolvimento). O Modern Vintage Gamer tem alguns vídeos em que ele menciona isso. Tem um lá em que ele copia um cartucho de N64 sem etiqueta do protópito do Turok 3 que alguém tinha comprado no Ebay.

Tem um outro vídeo dele sobre um cartucho do Mega Drive também a pessoa que conseguiu o cartucho falou que veio em um lote de um leilão que ele comprou.

Eu (@Keaton)

ohgosh… um cartucho full tower do n64. hahaha
Será que alguém já desmontou um desses?