Início » Aplicativos e Software » Celulares Samsung Galaxy terão atualizações de segurança por 4 anos

Celulares Samsung Galaxy terão atualizações de segurança por 4 anos

O compromisso de atualizações da Samsung envolve aparelhos da linha Galaxy A, M, S, Note e até mesmo os recentes dobráveis

André FogaçaPor

A Samsung anunciou nesta segunda-feira (22) uma notícia que certamente vai deixar muitos donos de smartphones Galaxy felizes: os smartphones serão atualizados por no mínimo quatro anos após a data de lançamento. A regra vale desde os celulares topo de linha e vai até os mais simples, contemplando também alguns tablets.

Samsung com atualizações para Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung Galaxy S21 (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Este novo posicionamento da Samsung não elimina e nem altera o que foi prometido recentemente para atualizações de sistema operacional, que continuam chegando por ao menos três anos após o smartphone ter sido lançado. A nova promessa envolve os updates com patches de segurança, alternando entre entregas mensais ou trimestrais e que podem ser alteradas se o usuário comprar o smartphone Galaxy em uma loja de operadora.

Neste momento são 43 aparelhos contemplados pela novidade, incluindo representantes de entrada, intermediários, topo de linha e até os dobráveis:

  • Linha Galaxy Fold:
    • Fold, Fold 5G, Z Fold2, Z Fold2 5G, Z Flip e Z Flip 5G;
  • Linha Galaxy S:
    • S10, S10+, S10e, S10 5G, S10 Lite, S20, S20 5G, S20+, S20+ 5G, S20 Ultra, S20 Ultra 5G, S20 FE, S20 FE 5G, S21 5G, S21+ 5G e S21 Ultra 5G;
  • Linha Galaxy Note:
    • Note 10, Note 10 5G, Note 10+, Note 10+ 5G, Note 10 Lite, Note 20, Note 20 5G, Note 20 Ultra e Note 20 Ultra 5G;
  • Linha Galaxy A:
    • A10, A10e, A10s, A20, A20s, A30, A30s, A40, A50, A50s, A60, A70, A70s, A80, A90 5G, A11, A21, A21s, A31, A41, A51, A51 5G, A71, A71 5G, A02s, A12, A32 5G e A42 5G;
  • Linha Galaxy M:
    • M10s, M20, M30, M30s, M40, M11, M12, M21, M31, M31s e M51;
  • Linha Galaxy XCover:
    • XCover4s, XCover FieldPro e XCover Pro;
  • Tablets:
    • Galaxy Tab Active Pro, Tab Active3, Tab A 8 (2019), Tab A with S Pen, Tab A 8.4 (2020), Tab A7, Tab S5e, Tab S6, Tab S6 5G, Tab S6 Lite, Tab S7 e Tab S7+.

Atualizações da Samsung são mensais e trimestrais

A vida útil dentro destes quatro anos começa com os dois primeiros entregando atualizações a cada mês, junto de outras levando mais tempo e nunca passando do prazo de um trimestre. No terceiro ano do aparelho o comprometimento é de apenas updates de segurança e eles aparecem no mínimo quatro vezes por ano, chegando sempre no período máximo de até 90 dias.

Após este período, o último ano fica reservado para atualizações muito importantes e que podem acontecer apenas uma ou duas vezes durante todos os 12 meses. Para aliviar o dilema que é a espera para quem escolheu comprar um smartphone em loja de operadora, a Samsung afirma ter firmado parceria com mais de “200 companhias de telefonia ao redor do mundo para assegurar que bilhões de dispositivos Galaxy recebam os patches de segurança no tempo correto”.

Este passo é um avanço maior que do próprio Google em seus celulares. Os aparelhos da linha Pixel somente recebem atualizações por três anos e este comprometimento inclui os patches de segurança. Não receber mais as soluções para brechas encontradas é um cenário muito importante para qualquer pessoa que queira ter acesso ao aparelho destes usuários.

Com informações: Samsung.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sérgio (@trovalds)

Não comemorem ainda. A Samsung afirmou em nenhum momento upgrade de SO. Esse certamente vai continuar por 2 anos só mesmo.

² (@centauro)

3 anos de SO pra aparelhos selecionados e 4 de segurança para todos os 43 aparelhos da lista da matéria.

Sérgio (@trovalds)

Ainda aquém da concorrência mas pra quem quer Android não dá pra reclamar (muito).

Vítor Gomes (@vctgomes)

Como assim? Hoje a Samsung está sendo a melhor empresa com Android em quesito atualização. Nem o Google dará atualizações de segurança por 4 anos e somente o Google e OnePlus tem 3 anos de atualizações.

A Motorola, por exemplo, oferece somente 1 ano e olhe lá. Tem telefones q nem atualizações recebem!

Além do tempo de suporte incrível, eles também tem sido impecáveis em prazo para atualização.

Sérgio (@trovalds)

Na concorrência: 5 anos de UPGRADES de SO e respectivos updates e patches da versão. É disso que eu estou falando.

Dentro do universo Android, é a que está mais tentando levar as coisas a patamares um pouco mais elevados. Mas ainda assim é aquém.

Bruno Rocca (@Bruno_Rocca)

Legal que veio pra linha A… pena pra linha J que morre no suporte esse ano =/

Bruno Rocca (@Bruno_Rocca)

Não tanto pros mais básicos… a linha J já tá na lista dos nunca recebem…

Vítor Gomes (@vctgomes)

Na verdade é pq a linha J já morreu. Hoje a linha A assumiu o lugar.

Além disso, ela tbm era atualizada. Meu pai tinha um J5 Pro q foi atualizado até o Android 9 com a OneUI.

Juliano Machado Olivetti (@Juliano_Machado_Oliv)

Legal! E torcendo muito que esse tipo de atitude leve outros fabricantes (inclusive o Google), a dedicar um tempo maior dando suporte pelo menos na questão da segurança. É triste ver aparelhos como o Pixel 2Xl em ótimo estado, e já a algum tempo sem qualquer suporte.

Igor Nagase (@nagasedesu1)

( alternando entre entregas mensais ou trimestrais e que podem ser alteradas se o usuário comprar o smartphone Galaxy em uma loja de operadora.)

É Isso que eu detesto no Android. As operadoras fazem o que quer na carcaça e no sistema. Jobs proibiu isso quando o iPhone surgiu e assim segue.

Emanuel Schott (@Emanuel_Schott)

Só o iPhone tem atualizações de versão por mais tempo e os aparelhos mais antigos ficam uns lixos de travados com elas.

Sérgio (@trovalds)

iPhone 8 (lançado em 2017) discorda da sua afirmação. Namorada “herdou” um, está com o iOS 14.x, rodando liso. Vai receber upgrades ate 2022 e atualizações até 2023.

Enquanto isso, meu Samsung Galaxy S8+, que foi lançado no mesmo ano (6 meses antes) empacou no Android 9, que chegou oficialmente pela Samsung no começo de 2019. Por sorte (ou sei lá o que) vez ou outra ainda recebe alguma atualização, que deve parar de ocorrer quando sair o Android 12. Rodando liso também.

@LeandroCSC

Para quem compra sempre topo de linha do ano anterior e passa no máximo 2 anos com o aparelho da Samsung ,a situação melhora cada vez mais em termos de sistema operacional, atualizações e tudo mais. Ponto para a Samsung.

William Hücker (@Hucker)

E já foi comprovado que a Apple deixa mais lento de forma proposital a fim de forçar o usuário a comprar uma versão mais nova. O pior pesadelo deles é que o usuário fique anos a fio com o smartphone e não adquira os novos, fazendo eles perderem dinheiro.
Eles até acusaram a Samsung de fazer o mesmo, mas foi provado justamente o contrário.
Tenho aqui dois smartphones Samsung, ambos estão funcionando muito bem, um Galaxy S5 que atualmente uso para testes (7 anos de uso e funciona) e está com Android 11 via custom ROM, pois morreu no Android 6 Marshmallow. E meu smartphone principal, o S10+ também com Android 11 e OneUI 3. Pretendo usar o S10+ por muitos anos e não sou do tipo que troca de celular de 2 em 2 anos ou 3 em 3 anos, costumo passar dos 5 anos e não dependo da boa vontade do “criador”, mas gosto do fato de estarem dando mais suporte. É incrível pensar que o S10+ vai ter o mesmo suporte de um A10, surreal e antes criticava muito a Samsung por prometer e não cumprir, agora acabei quebrando a cara.

Mickey Sigrist (@Mickey)

Pelo menos uma fabricante se mexendo pra melhorar o grande calcanhar de Aquiles do Android, que sempre foi a questão de atualizações de SO e patches. Ainda não é o mundo perfeito mas é um ótimo movimento da Samsung.

Exibir mais comentários