Início » Computador » Windows 10 deve ganhar cantos arredondados e menu Iniciar flutuante

Windows 10 deve ganhar cantos arredondados e menu Iniciar flutuante

A Microsoft já estava trabalhando para adicionar os recentes cantos arredondados dentro do Windows 10 desde meados de 2019

André FogaçaPor

A próxima grande atualização para o Windows 10 ainda está longe dos usuários, mas boatos estão fortes e o mais recente garante que quase todos os cantos da interface com ângulos de 90 graus receberão curvas. Outra alteração não me desce a garganta e ela pode indicar a presença de um menu Iniciar flutuante, claramente separado da barra de tarefas do sistema operacional.

Provável menu Iniciar do Windows 10 21H2 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Provável menu Iniciar do Windows 10 21H2 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Enquanto o próximo update para o Windows 10, chamado de 21H1, já foi confirmado pela Microsoft com alterações pequenas e soluções para falhas em segurança, o trabalho para mudar mais do sistema operacional fica para algum momento do segundo semestre deste ano. Com nome de Sun Valley 21H2, essa atualização seguinte poderá entregar cantos arredondados para praticamente toda a interface do usuário presente no sistema operacional.

Se você é usuário do Windows 10, deve ter notado que o SO da Microsoft é recheado de cantos com ângulos em 90 graus. Este visual faz parte do software desde o Windows 8 e está presente em itens como janelas, menus de contexto e campos de texto, mas um rumor levantado pelo site Windows Latest pode reverter a tendência – não de forma tão drástica, como no colorido Windows XP.

Na verdade, a mudança para cantos arredondados está em cozimento lento desde meados de 2019, e ela deve dar as caras de forma mais presente na atualização responsável por entregar o Windows 10 21H2 Sun Valley, para depois fazer parte de aplicativos e programas de terceiros com o lançamento da WinUI 3. Neste próximo update o menu Iniciar troca as quinas por curvas e ele estará visualmente separado da barra de tarefas.

O visual não é tão diferente quanto o atual e eu tenho quase certeza que a maioria dos usuários sequer vai notar a pequena linha de espaço entre o começo do menu, da barra de tarefas logo abaixo. Olhando a imagem, duas coisas me incomodam, sendo a primeira a sensação deste menu perder parte da identidade, mas a pior de todas é o alinhamento que existe atualmente entre os ícones do lado esquerdo, exatamente acima do ícone do Windows.

Ao menos na imagem divulgada pelo Windows Latest, o ícone do menu Iniciar está mais para a esquerda e todo o restante para a direita. Este pode ser justamente o recurso da interface utilizado para deixar claro que o menu flutua agora. Eca.

Outros pontos do Windows 10 também recebem curvas

Para além do menu Iniciar, o rumor aponta que os menus exibidos quando o usuário clica com o botão direito do mouse também apresentarão os mesmos cantos arredondados. Junto deles estarão os itens em popup, que também passarão a eliminar as quinas em 90 graus.

Itens do Windows 10 21H2 podem receber cantos arredondados (imagem: reprodução/Windows Latest)

Itens do Windows 10 21H2 podem receber cantos arredondados (imagem: reprodução/Windows Latest)

Botões, caixas de texto e outros pontos do Windows 10 continuarão com cantos bem definidos, mesmo depois do Sun Valley chegar aos usuários.

A atualização deve aparecer para testes em algum momento próximo do começo do próximo trimestre, com o update chegando aos usuários espalhados pelo planeta nos meses seguintes – provavelmente entre outubro e novembro de 2021.

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

A salada de frutas de design fica maior ainda kk

Bruno Who? (@brunossn)

A Microsoft é tão lerda pra trazer novidades ao sistema, que até uma borda arredondada vira notícia.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Tava ruim… agora parece que piorou… hahaha.

Valdinei Ferreira (@valdinei)

meu pc enquanto isso… kkkkk

DeadPull (@DeadPull)

Deixa de mi-mi-mi, redator. Ficou legal. E pra mim, na verdade, poderiam é eliminar o botão da janelinha do canto inferior esquerdo e fazer o menu iniciar surgir no meio da tela ao ser pressionada a tecla winkey.

Diego M. Viegas (@Diego_Viegas)

Engraçado que quando eu comento com os meus amigos que eu acho feio o design do Windows 10, geralmente sou o único do grupo a pensar isso. Acho mil vezes mais bonito ver aquelas bordas de janelas do Windows 7 que parecem feitas de vidro, essas do W10 parecem mais uns retângulos que fizeram no Paint e só preencheram com cor. Mas, isso é gosto meu…

Todas as novidades são bem vindas, inclusive essa das bordas arredondadas, desde que tenhamos a opção de ativar ou não.

Ícaro Matheus (@Icaro_Matheus)

no edge chromium já tem esse conceito de bordas arredondadas nos menus e nas abas, na minha opinião acho que fica agradável, agora tenho que concordar quanto ao menu flutuante, achei muito estranho

Eu (@Keaton)

Espero que desabilitem esse menu flutuante. A borda arredondada quase nem faz diferença, mas essa coisa flutuando ficou feio pra dedeu… hahaha

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Achei as mudanças no Windows 10 bem pequenas em relação à interface.
O KDE Plasma deve estar bem mais avançado neste quesito.

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Olha, eu realmente acho que o Windows tem ficado pior de usar. Ao menos, o gap de experiência que tenho é cada vez mais para Mac e Linux.

Eu gosto dos designs propostos pela Microsoft, mas odeio o fato deles ficarem mexendo duzentas vezes no menu iniciar e nunca terminar de arrumar nada. Durante o dia, começa no design “fluent”, com toques de “metro”. No Windows Explorer é mais para Ribbon, se você mexer fundo no Painel de Controle acaba chegando no Windows 98. Sem exageros isso.

Fora que essa mudança, de vender o Windows para te vender coisas no Windows, torna bem desagradável a insistência em fazer login e empurrar serviços de todo jeito.

João M. (@RonDamon)

Mas não tem muito o que mudar. Se mudar mto o povo chora, então vai ficar em pequenas alteraçõezinhas mesmo pra sempre. O que realmente eles tem que focar (e creio que será nisso mesmo) é no desempenho e nos recursos profundos do sistema que pararam em 1990.

Bruno Who? (@brunossn)

Mas tem muita coisa que pode melhorar pra melhor. Abas, tema escuro universal, finalizar os ícones “novos”, busca que funciona (como no Mac)…

Aí a gente vai ver as novidades do Windows nos últimos anos: trocaram a cor do fundo dos blocos do menu iniciar, novo botão pra abrir popup de notícias na taskbar, novo ícone no botão de busca do explorer, melhorias no app “meu telefone”… só coisa inútil

João M. (@RonDamon)

Usuário do Windows odeia mudança, iriam chiar. Mas a equipe de bordas arredondadas deve ser diferente da que implementa abas por exemplo, deve bugar tudo implementar isso. Time que tá ganhando não se mexe haiajauahua. Mas capacidade eles tem, o app do Xbox por exemplo tem um visual bem mais ousado, só que menos responsabilidade q um Windows da vida.

Eduardo Alvim (@Eduardo_Alvim)

Sugestão na tradução: trocar “cozimento lento” por “banho-maria”

William Hücker (@Hucker)

Realmente, muito similar ao KDE Plasma. Especialmente a última versão 5.21…
watch?v=ahEWG4JCA1w

Exibir mais comentários