Windows 10 deve ganhar cantos arredondados e menu Iniciar flutuante

A Microsoft já estava trabalhando para adicionar os recentes cantos arredondados dentro do Windows 10 desde meados de 2019

André Fogaça
Por
• Atualizado há 6 meses
Provável menu Iniciar do Windows 10 21H1 (Imagem: reprodução/Windows Latest)
Provável menu Iniciar do Windows 10 21H2 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

A próxima grande atualização para o Windows 10 ainda está longe dos usuários, mas boatos estão fortes e o mais recente garante que quase todos os cantos da interface com ângulos de 90 graus receberão curvas. Outra alteração não me desce a garganta e ela pode indicar a presença de um menu Iniciar flutuante, claramente separado da barra de tarefas do sistema operacional.

Enquanto o próximo update para o Windows 10, chamado de 21H1, já foi confirmado pela Microsoft com alterações pequenas e soluções para falhas em segurança, o trabalho para mudar mais do sistema operacional fica para algum momento do segundo semestre deste ano. Com nome de Sun Valley 21H2, essa atualização seguinte poderá entregar cantos arredondados para praticamente toda a interface do usuário presente no sistema operacional.

Se você é usuário do Windows 10, deve ter notado que o SO da Microsoft é recheado de cantos com ângulos em 90 graus. Este visual faz parte do software desde o Windows 8 e está presente em itens como janelas, menus de contexto e campos de texto, mas um rumor levantado pelo site Windows Latest pode reverter a tendência – não de forma tão drástica, como no colorido Windows XP.

Na verdade, a mudança para cantos arredondados está em cozimento lento desde meados de 2019, e ela deve dar as caras de forma mais presente na atualização responsável por entregar o Windows 10 21H2 Sun Valley, para depois fazer parte de aplicativos e programas de terceiros com o lançamento da WinUI 3. Neste próximo update o menu Iniciar troca as quinas por curvas e ele estará visualmente separado da barra de tarefas.

O visual não é tão diferente quanto o atual e eu tenho quase certeza que a maioria dos usuários sequer vai notar a pequena linha de espaço entre o começo do menu, da barra de tarefas logo abaixo. Olhando a imagem, duas coisas me incomodam, sendo a primeira a sensação deste menu perder parte da identidade, mas a pior de todas é o alinhamento que existe atualmente entre os ícones do lado esquerdo, exatamente acima do ícone do Windows.

Ao menos na imagem divulgada pelo Windows Latest, o ícone do menu Iniciar está mais para a esquerda e todo o restante para a direita. Este pode ser justamente o recurso da interface utilizado para deixar claro que o menu flutua agora. Eca.

Outros pontos do Windows 10 também recebem curvas

Para além do menu Iniciar, o rumor aponta que os menus exibidos quando o usuário clica com o botão direito do mouse também apresentarão os mesmos cantos arredondados. Junto deles estarão os itens em popup, que também passarão a eliminar as quinas em 90 graus.

Itens do Windows 10 21H2 podem receber cantos arredondados (imagem: reprodução/Windows Latest)
Itens do Windows 10 21H2 podem receber cantos arredondados (imagem: reprodução/Windows Latest)

Botões, caixas de texto e outros pontos do Windows 10 continuarão com cantos bem definidos, mesmo depois do Sun Valley chegar aos usuários.

A atualização deve aparecer para testes em algum momento próximo do começo do próximo trimestre, com o update chegando aos usuários espalhados pelo planeta nos meses seguintes – provavelmente entre outubro e novembro de 2021.

Com informações: Windows Latest.

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados