Início » Computador » Windows 10 deve ganhar cantos arredondados e menu Iniciar flutuante

Windows 10 deve ganhar cantos arredondados e menu Iniciar flutuante

A Microsoft já estava trabalhando para adicionar os recentes cantos arredondados dentro do Windows 10 desde meados de 2019

André FogaçaPor

A próxima grande atualização para o Windows 10 ainda está longe dos usuários, mas boatos estão fortes e o mais recente garante que quase todos os cantos da interface com ângulos de 90 graus receberão curvas. Outra alteração não me desce a garganta e ela pode indicar a presença de um menu Iniciar flutuante, claramente separado da barra de tarefas do sistema operacional.

Provável menu Iniciar do Windows 10 21H2 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Provável menu Iniciar do Windows 10 21H2 (Imagem: reprodução/Windows Latest)

Enquanto o próximo update para o Windows 10, chamado de 21H1, já foi confirmado pela Microsoft com alterações pequenas e soluções para falhas em segurança, o trabalho para mudar mais do sistema operacional fica para algum momento do segundo semestre deste ano. Com nome de Sun Valley 21H2, essa atualização seguinte poderá entregar cantos arredondados para praticamente toda a interface do usuário presente no sistema operacional.

Se você é usuário do Windows 10, deve ter notado que o SO da Microsoft é recheado de cantos com ângulos em 90 graus. Este visual faz parte do software desde o Windows 8 e está presente em itens como janelas, menus de contexto e campos de texto, mas um rumor levantado pelo site Windows Latest pode reverter a tendência – não de forma tão drástica, como no colorido Windows XP.

Na verdade, a mudança para cantos arredondados está em cozimento lento desde meados de 2019, e ela deve dar as caras de forma mais presente na atualização responsável por entregar o Windows 10 21H2 Sun Valley, para depois fazer parte de aplicativos e programas de terceiros com o lançamento da WinUI 3. Neste próximo update o menu Iniciar troca as quinas por curvas e ele estará visualmente separado da barra de tarefas.

O visual não é tão diferente quanto o atual e eu tenho quase certeza que a maioria dos usuários sequer vai notar a pequena linha de espaço entre o começo do menu, da barra de tarefas logo abaixo. Olhando a imagem, duas coisas me incomodam, sendo a primeira a sensação deste menu perder parte da identidade, mas a pior de todas é o alinhamento que existe atualmente entre os ícones do lado esquerdo, exatamente acima do ícone do Windows.

Ao menos na imagem divulgada pelo Windows Latest, o ícone do menu Iniciar está mais para a esquerda e todo o restante para a direita. Este pode ser justamente o recurso da interface utilizado para deixar claro que o menu flutua agora. Eca.

Outros pontos do Windows 10 também recebem curvas

Para além do menu Iniciar, o rumor aponta que os menus exibidos quando o usuário clica com o botão direito do mouse também apresentarão os mesmos cantos arredondados. Junto deles estarão os itens em popup, que também passarão a eliminar as quinas em 90 graus.

Itens do Windows 10 21H2 podem receber cantos arredondados (imagem: reprodução/Windows Latest)

Itens do Windows 10 21H2 podem receber cantos arredondados (imagem: reprodução/Windows Latest)

Botões, caixas de texto e outros pontos do Windows 10 continuarão com cantos bem definidos, mesmo depois do Sun Valley chegar aos usuários.

A atualização deve aparecer para testes em algum momento próximo do começo do próximo trimestre, com o update chegando aos usuários espalhados pelo planeta nos meses seguintes – provavelmente entre outubro e novembro de 2021.

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Valdinei Ferreira (@valdinei)

meu pc enquanto isso… kkkkk

Diego M. Viegas (@Diego_Viegas)

Engraçado que quando eu comento com os meus amigos que eu acho feio o design do Windows 10, geralmente sou o único do grupo a pensar isso. Acho mil vezes mais bonito ver aquelas bordas de janelas do Windows 7 que parecem feitas de vidro, essas do W10 parecem mais uns retângulos que fizeram no Paint e só preencheram com cor. Mas, isso é gosto meu…

Todas as novidades são bem vindas, inclusive essa das bordas arredondadas, desde que tenhamos a opção de ativar ou não.

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Achei as mudanças no Windows 10 bem pequenas em relação à interface.
O KDE Plasma deve estar bem mais avançado neste quesito.

Gabriel Arruda (@gdarruda)

Olha, eu realmente acho que o Windows tem ficado pior de usar. Ao menos, o gap de experiência que tenho é cada vez mais para Mac e Linux.

Eu gosto dos designs propostos pela Microsoft, mas odeio o fato deles ficarem mexendo duzentas vezes no menu iniciar e nunca terminar de arrumar nada. Durante o dia, começa no design “fluent”, com toques de “metro”. No Windows Explorer é mais para Ribbon, se você mexer fundo no Painel de Controle acaba chegando no Windows 98. Sem exageros isso.

Fora que essa mudança, de vender o Windows para te vender coisas no Windows, torna bem desagradável a insistência em fazer login e empurrar serviços de todo jeito.

William Hücker (@Hucker)

Tá bem semelhante ao design do KDE Plasma que está entrando na onda das bordas arredondadas também…
Deepin e MacOS também estão nessa moda, mas num nível que considero extremo.

deepin20749×468 70.5 KB

Hélio Márcio Filho (@heliommsfilho)

Todo mundo estava seguindo um tendência flat design ultimamente, mas a Microsoft foi a única a se livrar totalmente das cores e deixar as interfaces sem graça.

Faltam cores nas janelas “modernas”. As coisas ficam à lá Windows 3.1 (se bem que talvez até o 3.1 seja mais colorido e vivo). As telas não tem apelo visual, desperdiçam espaço nessas disposição vertical. E o mais grave, perderam em funcionalidade. Quase todas (se não todas) as janelas “modernas” não tem 100% das funções que as janelas antigas que elas deveriam substituir.

Perdemos telas extremamente úteis:

image617×539 69.7 KB

Para ter isso:

image1600×493 18.1 KB

Sendo que os ícones a direita são links praticamente inúteis e na parte principal um deles só serve para apontar para a ferramenta antiga. Uma perda de tempo essa nova interface de Backups. Assim como muitas outras.

Eu (@Keaton)

Oh gosh, como eu detestava algumas telas do Windows 7…
Mas mesmo assim senti falta de algumas coisas que a Microsoft acabou capando.
Por exemplo…
Antes as propriedades do “Meu Computador” era assim:
image1138×738 173 KB

Agora ficou assim:
image844×621 77.5 KB

triste isso.

Hélio Márcio Filho (@heliommsfilho)

É isso. Ame ou odeie a aparência. Mas no Windows 7 as telas eram bem cheias de informações e funções.

@ksio89

Não tem o que discutir, o Windows 7 com a interface Aero foi o ápice do design e usabilidade. De lá pra cá só ladeira abaixo com essa porcaria de design flat Modern e o app Configurações.

Goku SSGSS (@renatodantas)

E se o Windows 10 fosse baseado nesse conceito do Windows 7 atualizado? Aí ficaria top dos tops.

Às vezes a comunidade tem ideias muito melhores que os designers da própria empresa.

Windows 7 2020 Edition (Concept) - YouTube