A próxima grande atualização para o Windows 10 ainda está longe dos usuários, mas boatos estão fortes e o mais recente garante que quase todos os cantos da interface com ângulos de 90 graus receberão curvas. Outra alteração não me desce a garganta e ela pode indicar a presença de um menu Iniciar flutuante, claramente separado da barra de tarefas do sistema operacional.
- Windows 10 21H1 chega até junho com novidades para home office
- Windows 10 21H1 é confirmado e servirá de base para grande atualização
Provável menu Iniciar do Windows 10 21H2 (Imagem: reprodução/Windows Latest)
Enquanto o próximo update para o Windows 10, chamado de 21H1, já foi confirmado pela Microsoft com alterações pequenas e soluções para falhas em segurança, o trabalho para mudar mais do sistema operacional fica para algum momento do segundo semestre deste ano. Com nome de Sun Valley 21H2, essa atualização seguinte poderá entregar cantos arredondados para praticamente toda a interface do usuário presente no sistema operacional.
Se você é usuário do Windows 10, deve ter notado que o SO da Microsoft é recheado de cantos com ângulos em 90 graus. Este visual faz parte do software desde o Windows 8 e está presente em itens como janelas, menus de contexto e campos de texto, mas um rumor levantado pelo site Windows Latest pode reverter a tendência – não de forma tão drástica, como no colorido Windows XP.
Na verdade, a mudança para cantos arredondados está em cozimento lento desde meados de 2019, e ela deve dar as caras de forma mais presente na atualização responsável por entregar o Windows 10 21H2 Sun Valley, para depois fazer parte de aplicativos e programas de terceiros com o lançamento da WinUI 3. Neste próximo update o menu Iniciar troca as quinas por curvas e ele estará visualmente separado da barra de tarefas.
O visual não é tão diferente quanto o atual e eu tenho quase certeza que a maioria dos usuários sequer vai notar a pequena linha de espaço entre o começo do menu, da barra de tarefas logo abaixo. Olhando a imagem, duas coisas me incomodam, sendo a primeira a sensação deste menu perder parte da identidade, mas a pior de todas é o alinhamento que existe atualmente entre os ícones do lado esquerdo, exatamente acima do ícone do Windows.
Ao menos na imagem divulgada pelo Windows Latest, o ícone do menu Iniciar está mais para a esquerda e todo o restante para a direita. Este pode ser justamente o recurso da interface utilizado para deixar claro que o menu flutua agora. Eca.
Outros pontos do Windows 10 também recebem curvas
Para além do menu Iniciar, o rumor aponta que os menus exibidos quando o usuário clica com o botão direito do mouse também apresentarão os mesmos cantos arredondados. Junto deles estarão os itens em popup, que também passarão a eliminar as quinas em 90 graus.
Botões, caixas de texto e outros pontos do Windows 10 continuarão com cantos bem definidos, mesmo depois do Sun Valley chegar aos usuários.
A atualização deve aparecer para testes em algum momento próximo do começo do próximo trimestre, com o update chegando aos usuários espalhados pelo planeta nos meses seguintes – provavelmente entre outubro e novembro de 2021.
Com informações: Windows Latest.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
A salada de frutas de design fica maior ainda kk
A Microsoft é tão lerda pra trazer novidades ao sistema, que até uma borda arredondada vira notícia.
Tava ruim… agora parece que piorou… hahaha.
meu pc enquanto isso… kkkkk
Deixa de mi-mi-mi, redator. Ficou legal. E pra mim, na verdade, poderiam é eliminar o botão da janelinha do canto inferior esquerdo e fazer o menu iniciar surgir no meio da tela ao ser pressionada a tecla winkey.
Engraçado que quando eu comento com os meus amigos que eu acho feio o design do Windows 10, geralmente sou o único do grupo a pensar isso. Acho mil vezes mais bonito ver aquelas bordas de janelas do Windows 7 que parecem feitas de vidro, essas do W10 parecem mais uns retângulos que fizeram no Paint e só preencheram com cor. Mas, isso é gosto meu…
Todas as novidades são bem vindas, inclusive essa das bordas arredondadas, desde que tenhamos a opção de ativar ou não.
no edge chromium já tem esse conceito de bordas arredondadas nos menus e nas abas, na minha opinião acho que fica agradável, agora tenho que concordar quanto ao menu flutuante, achei muito estranho
Espero que desabilitem esse menu flutuante. A borda arredondada quase nem faz diferença, mas essa coisa flutuando ficou feio pra dedeu… hahaha
Achei as mudanças no Windows 10 bem pequenas em relação à interface.
O KDE Plasma deve estar bem mais avançado neste quesito.
Olha, eu realmente acho que o Windows tem ficado pior de usar. Ao menos, o gap de experiência que tenho é cada vez mais para Mac e Linux.
Eu gosto dos designs propostos pela Microsoft, mas odeio o fato deles ficarem mexendo duzentas vezes no menu iniciar e nunca terminar de arrumar nada. Durante o dia, começa no design “fluent”, com toques de “metro”. No Windows Explorer é mais para Ribbon, se você mexer fundo no Painel de Controle acaba chegando no Windows 98. Sem exageros isso.
Fora que essa mudança, de vender o Windows para te vender coisas no Windows, torna bem desagradável a insistência em fazer login e empurrar serviços de todo jeito.
Mas não tem muito o que mudar. Se mudar mto o povo chora, então vai ficar em pequenas alteraçõezinhas mesmo pra sempre. O que realmente eles tem que focar (e creio que será nisso mesmo) é no desempenho e nos recursos profundos do sistema que pararam em 1990.
Mas tem muita coisa que pode melhorar pra melhor. Abas, tema escuro universal, finalizar os ícones “novos”, busca que funciona (como no Mac)…
Aí a gente vai ver as novidades do Windows nos últimos anos: trocaram a cor do fundo dos blocos do menu iniciar, novo botão pra abrir popup de notícias na taskbar, novo ícone no botão de busca do explorer, melhorias no app “meu telefone”… só coisa inútil
Usuário do Windows odeia mudança, iriam chiar. Mas a equipe de bordas arredondadas deve ser diferente da que implementa abas por exemplo, deve bugar tudo implementar isso. Time que tá ganhando não se mexe haiajauahua. Mas capacidade eles tem, o app do Xbox por exemplo tem um visual bem mais ousado, só que menos responsabilidade q um Windows da vida.
Sugestão na tradução: trocar “cozimento lento” por “banho-maria”
Realmente, muito similar ao KDE Plasma. Especialmente a última versão 5.21…
watch?v=ahEWG4JCA1w
Tá bem semelhante ao design do KDE Plasma que está entrando na onda das bordas arredondadas também…
Deepin e MacOS também estão nessa moda, mas num nível que considero extremo.
deepin20749×468 70.5 KB
Todo mundo estava seguindo um tendência flat design ultimamente, mas a Microsoft foi a única a se livrar totalmente das cores e deixar as interfaces sem graça.
Faltam cores nas janelas “modernas”. As coisas ficam à lá Windows 3.1 (se bem que talvez até o 3.1 seja mais colorido e vivo). As telas não tem apelo visual, desperdiçam espaço nessas disposição vertical. E o mais grave, perderam em funcionalidade. Quase todas (se não todas) as janelas “modernas” não tem 100% das funções que as janelas antigas que elas deveriam substituir.
Perdemos telas extremamente úteis:
image617×539 69.7 KB
Para ter isso:
image1600×493 18.1 KB
Sendo que os ícones a direita são links praticamente inúteis e na parte principal um deles só serve para apontar para a ferramenta antiga. Uma perda de tempo essa nova interface de Backups. Assim como muitas outras.
O design skeumórfico saiu de tendência, caiu em desuso.
Concordo. O que mais me chateia é que dá pra ser flat e bonito, colorido. O Mac OS Catalina, na minha opinião, lidou bem com isso de ser flat e bonito ao mesmo tempo. E no mundo Linux o KDE também.
Verdade, mas agora parece que o padrão da indústria é o flat design, há também o skeumorflat e o próprio fluent design.
Oh gosh, como eu detestava algumas telas do Windows 7…
Mas mesmo assim senti falta de algumas coisas que a Microsoft acabou capando.
Por exemplo…
Antes as propriedades do “Meu Computador” era assim:
image1138×738 173 KB
Agora ficou assim:
image844×621 77.5 KB
triste isso.
É isso. Ame ou odeie a aparência. Mas no Windows 7 as telas eram bem cheias de informações e funções.
Não tem o que discutir, o Windows 7 com a interface Aero foi o ápice do design e usabilidade. De lá pra cá só ladeira abaixo com essa porcaria de design flat Modern e o app Configurações.
Mano, como você conseguiu esse clock absurdo nesse processador? É real isso ou montagem? Pra usar em 4,8GHz a voltagem deve ser absurda.
Então…não.
A equipe do KDE ainda está discutindo se deve atualizar o Breeze design ou não.
Breeze está outdated pra caramba, parecendo um sistema da década passada.
Por mais que eu concorde com isso, é culpa da modernidade, ou como posso dizer: Culpa dos notebooks 2 in 1.
Já não é de hoje que tentam juntar touch com Windows, isso já vem desde a era Windows XP.
Mas não tem como juntar uma tela touch com a interface cheia de informações como o Windows XP/7.
Microsoft é uma empresa gananciosa, sabe-se muito bem que ela quer dominar em todos os setores possíveis.
Se não houvesse essa demanda intensa de notebooks com telas touch, Windows ainda permaneceria com uma interface igual ao do Windows 7, só que mais moderna.
De qualquer forma, a culpa é dos 2 in 1 ¯_(ツ)_/¯
Culpa de Nadella e sua mania de forçar o Windows como um serviço e não como um sistema operacional.
Isso faz com que haja uma pirâmide de serviços da Microsoft.
Use o Windows, office, xbox e etc…
Por mais que o antigo CEO fosse uma pessoa tóxica em questão de concorrência, ele enxergava o sistema como algo feito para ser operacional fechado com o hardware e não um serviço vendido a parte.
Não consigo gostar desses ícones do W10, tem uma carinha de coisa antiga com baixa resolução que é tenso.
Odeio essa dinâmica de ser o produto e não consumidor, inegavelmente piora a experiência do Windows, mas faz muito mais sentido para a Microsoft. Ballmer tinha uma visão meio ultrapassada do mercado, passou a última década dele transformando a Microsoft em uma caricatura da Apple.
Nadella enxergou que a força da Microsoft era na evolução para cloud, dos serviços que já prestavam para empresas. No final, Windows é um grande ativo da Microsoft para segurar clientes e alavancar produtos, mas ao mesmo tempo é um estorvo na estratégia “Cloud First, Mobile First”, já que tem muito legado da época de Windows first.
Cara, eu não costumo usar Windows, então as vezes penso que pode ser desconhecimento meu, mas sempre que tenho que usar fico com a impressão que estão retirando funções do Windows.
As configurações são horríveis, é tudo muito mal organizado, antes parecia tão simples ir no painel de controle e achar as opções que queria. Um dia desses queria mudar a velocidade de repetição de teclas e não consegui! Não estava em “teclado” e em nenhum lugar. A parte de alterar as opções de clique do mouse também não achei de jeito nenhum, fiquei sem acreditar pensando se eu sou muito burro, ou se realmente está muito escondido (ou se retiraram as funções, vai saber).
A Microsoft ainda não estragou moveu esses ajustes para a nova interface:
image1361×879 66.8 KB
Inacreditável essa mistura!! Você nunca sabe o que vai estar na nova interface e o que vai estar na antiga, é totalmente contra a usabilidade.
Eles estão criando essas telas modernas faltando quase tudo de importante e escondendo as telas realmente funcionais. Outro exemplo:
Essa tela onde a gente escolher mostrar os ícones do Desktop está num lugar quase impossível de achar. Sempre que formato um PC não lembro onde isso está.
Faz pouquíssimo tempo que descobri por acaso aonde esconderam essa configuração no Windows 10, pensei que tinha sido removida.
Como se chega nessa tela no Windows 10?
Iniciar => Configurações => Personalização => Temas => Link “Configurações de ícones da área de trabalho” no menu direito / no final da página (dependendo do tamanho da janela)…
Seu “problema” não vai ser processador, nem memória RAM. Se você usar SSD, você vai ver a diferença.
Não sei se você conhece, mas eu usava o Insomnia travando e até dando erro às vezes ao iniciar. Depois que coloquei SSD, não tive mais nenhum travamento. Isso sem falar da lentidão do próprio Windows para algumas tarefas.
Hoje, o Windows é muito dependente de SSD. Muito difícil funcionar bem sem ele, na minha opinião.
Até porque melhorar pra pior seria bem estranho
estranho nada, seria microsoft.
Eu sinceramente acho que se o raio de curvatura for tão pequeno quanto nas imagens, melhor nem mexer. O raio deveria ser pelo menos o dobro do que mostrado, tipo a curvatura nos cantos dos celulares.
Estava passando da hora de colocarem um menu iniciar flutuante. Poderiam permitir a configuração de acionamento dele e também a customização e posicionamento. Eu, por exemplo, não uso a famigerada barra de tarefas do Windows, uso o ObjectDock que é muito mais útil e mais bonito, mas toda vez que clico no menu iniciar do dock ou na tecla do Windows, aparece aquela janela horrível do menu iniciar no canto da tela, bem longe da dock.
Creio que se a curvatura fosse maior, ficaria muito estranho em monitores e telas de ângulos retos.
E se o Windows 10 fosse baseado nesse conceito do Windows 7 atualizado? Aí ficaria top dos tops.
Às vezes a comunidade tem ideias muito melhores que os designers da própria empresa.
Windows 7 2020 Edition (Concept) - YouTube
Esse do vídeo ficou bem bonito. Já vi outros baseados em WinXP que também ficaram top. Eu cheguei a usar aqueles WindowBlinds e Curtains da Stardock, mas sempre acaba ficando algum detalhe bugado que me desanima de continuar usando, além de sentir que o desempenho do sistema cai um pouco usando essas coisas.
Seloco rapaz, até segurei o palavrão aqui, ficou excelente o conceito! O artista misturou a linguagem Aero do 7, a flat do 10 e a aparência “metálica” e cantos arredondados do macOS, e o resultado ficou maravilhoso, muito agradável aos olhos e o mais importante, consistente.
Tristeza saber que os muito bem pagos designers de UI do Windows não conseguem fazer um trabalho tão bom quanto o desse designer. Se fosse CEO da Microsoft esse cara já estava contratado e estaria liderando a equipe responsável pela UI do Windows 10.