Se você é cliente do Nubank e tem um celular Android, boa notícia: a fintech está finalmente dando a opção de adicionar o cartão físico ou virtual ao Google Pay. Dessa forma, é possível fazer pagamento por aproximação em estabelecimentos físicos usando um smartphone com NFC em maquininhas compatíveis. Isso funciona tanto no crédito como no débito; veja como ativar.
- Como pagar por aproximação e sem contato físico [contactless]
- Como usar o Google Pay para pagar por aproximação
Nubank e Google Pay (Imagem: Divulgação)
“Com o Google Pay, clientes do Nubank com celulares Android poderão utilizar o próprio celular para compras na função débito ou crédito em qualquer estabelecimento que aceite pagamentos por aproximação, além de em sites e aplicativos”, explica a empresa em seu blog oficial.
A integração do Nubank com o Google Pay está sendo oferecida aos poucos a partir de hoje, 23 de fevereiro, então pode levar algum tempo até chegar ao seu celular. Lembre-se de que seu aparelho precisa ter NFC para pagar com Google Pay em estabelecimentos físicos.
Você saberá que o Google Pay está liberado para você quando aparecer um novo painel dentro do app do Nubank mencionando a carteira digital. Então, para ativar a funcionalidade, basta seguir os passos abaixo.
Como usar o Nubank no Google Pay
Google Pay (imagem: Divulgação)
Quer adicionar seu cartão de crédito ou débito do Nubank ao Google Pay? Faça o seguinte:
- abra o app do Nubank em seu celular Android;
- dentro do app, haverá um novo painel do Google Pay – toque em Registrar meu cartão;
- escolha o cartão para registrar (físico e/ou virtual) e, na tela “Vamos abrir o Google Pay para continuar o registro”, toque em Continuar;
- digite sua senha de 4 dígitos (usada para compras na maquininha), insira o CVC (código de três dígitos presente no cartão) e seu endereço, toque em Mais e em Continuar;
- nos Termos do emissor, toque em Mais e em Aceitar e continuar;
- aguarde o cartão ser registrado no Google Pay e toque em Entendi.
Como cadastrar Nubank no Google Pay (Imagem: Divulgação)
Nubank no Apple Pay?
No início de fevereiro, clientes descobriram que o Nubank estava testando suporte ao Google Pay: a carteira digital exibia os termos do emissor e quase cadastrava o cartão, mas dava erro.
Em resposta ao Tecnoblog, a fintech disse o seguinte: “a integração realizada recentemente permite que pagamentos pelo Google Pay sejam oferecidos no futuro, mas não significa que haja qualquer previsão de lançamento no momento”. Só que, menos de três semanas depois, o recurso foi lançado.
É possível que a história se repita com o Apple Pay. No final do ano passado, o Nubank deu a entender que iria adicionar suporte à carteira digital dos iPhones ao longo de 2021. Então, a empresa pareceu voltar atrás, alegando que “não há previsão de lançamento da integração com Apple Pay”.
Nubank no Google Pay e Apple Pay é seguro?
Dado que o suporte ao Google Pay foi lançado, o Apple Pay e até o Samsung Pay podem ser questão de tempo. É que essas carteiras digitais exigem uma tecnologia chamada tokenização, para que o celular não envie o número do cartão à maquininha: em vez disso, ela transfere um token que precisa ser verificado para liberar ou barrar a transação.
“Quando o cliente compartilha os dados de pagamento com as lojas, o aplicativo não repassa as informações oficiais do cartão”, explica o Nubank. “Ou seja, os dados ficam seguros e não são compartilhados com terceiros.”
A diferença entre as carteiras digitais é que a Apple estaria cobrando 0,15% das instituições financeiras por cada transação, enquanto o Google e a Samsung não teriam uma taxa desse tipo. Para os consumidores, não existe cobrança adicional.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Antes tarde do que mais tarde! Pena que a adesão a esse tipo de pagamento ainda é tão baixa aqui em BH, e as pessoas olham como se a gente fosse um ET kkkkk
Tentei aqui num Galaxy S8 e não funcionou. Após inserir os dados do cartão e aceitar o contrato dá erro:
Não é possível concluir a configuração para pagamento por aproximação
Enfim!!! Já tenho o itau com débito e agora o nu, pronto. Praticamente sem carteira.
Tentei da forma tradicional mas não foi, parece que vai ser direto no app do Nubank. Aguardando…
Foto: Thassius no TT
Até o momento, nada de aparecer aqui no meu. Tô ansioso pra atualização
pena que nem todo celular que é vendido tem NFC, então creio que a adesão não será muito alta, mas ainda bem que várias lojas aceitam carteiras digitais
seria sonhar demais todos os smartphones vendidos contarem com NFC, infravermelho e led de notificação?
Legal agora quero saber do Apple Pay
Com a pandemia, comecei a usar e muito o Google Pay. Aqui em Maceió é bem tranquilo usar pagamento por aproximação, porém estava utilizando o velho cartão do “Bradescão da massa” com seu app de cartão oferecendo um extrato extremamente confuso para realizar os pagamentos por aproximação, porém como disse o colega.
Não é melhor e mais rápido aproximar o cartão do nubank? Tirar o celular, abrir Google Pay, digitar a senha (ou usar biometria), verificar se NFC está ligado… sei não.
Sempre pensei isso…acho mais simples sacar o cartão do bolso. É mais rápido q sacar o celular do bolso, abrir o app, biometria, etc.
Esperando chegar no iOS
Sacar a carteira ou o celular da no mesmo, e abrir o app é questão de 1 segundo, e geralmente você faz isso enquanto o caixa está passando a compra. A leitura a aprovação do pagamento pelo NFC do celular é MUITO mais rápida. Enquanto na aproximação do cartão leva uns 4 segundos para finalizar o pagamento, com o celular é quase instantâneo: aproximou da maquininha e já finaliza.
O pagamento por aproximação com cartão sim, é bem comum. Já usando o smartphone ou smartwatch nem tanto… Uma vez paguei com Samsung Pay no Galaxy Watch (Itau) e a atendente me achou um guru tecnológico kkkkk
Se não me engano, no Google Pay não é necessário abrir o app. Escolhendo ele como forma padrão de pagamento, basta desbloquear a tela e aproximar pra pagar.
O Google Pay não é só aproximar o celular, igual ao Apple Pay?
De qualquer forma existem outras vantagens. A ideia é juntar todas as coisas no smartphone, não precisar sair de casa com nada além dele. É também mais seguro, visto que é muito mais difícil você perder o smartphone do que sua carteira, por exemplo. E mesmo que isso acontece a pessoa que encontrar não vai ter acesso ao número do seu cartão.
O pessoal do comércio que não conhece essa forma de pagamento fica com o pé atrás, pior ainda se for com relógio. Daí eles ficam calmos quando a maquininha solta o comprovante.
Duas semanas atrás aderi ao Samsung Itaucard pra poder usar no SPay, já que até então o Nubank não tava em carteiras digitais. Agora o bonito resolveu entrar… Sou uma piada pra você, Nubank?
Agora sério, pra ficar melhor ainda pra mim, quero eles no Samsung Pay já que por lá tem programa de pontos.
Eeeeita nóis, partiu largar todos os cartões em casa, finalmente.
Não sei como funciona o Google Pay, mas no Apple Pay é só encostar o iPhone na máquina (não precisa nem ligar e desbloquear antes) que ele já abre o Apple Pay, verifica o Touch ID/Face ID e pronto, compra confirmada. Com o Apple Watch é mais rápido ainda, só dar dois toques no botão lateral do relógio.
Então não, não mais rápido usar o cartão físico não. Sem contar que a ideia é justamente não depender do cartão físico, eu mesmo não ando com carteira aqui no meu bairro. Todo lugar aceita NFC.
O inferno congelou. Que venha para o Apple Pay também!
Celular é mais seguro pois usa dados tokenizados e não o número real do cartão, além de usar a biometria no celular dispensa o uso da senha do cartão no terminal.
Com NFC espero que todos venham, mas o LED de notificação tomara que não, detesto o celular piscando toda hora.
Parece pegadinha de primeiro de abril, mas aconteceu mesmo!
Nem tanto, na vdd. Tá bem tranquilo.
O chato é quando falha
Como dizeram, no Google Pay não precisa abrir o app, só tirar o celular do bolso, aproximar na maquininha e desbloquear a tela, mas precisa ter o nfc ativo antes. Pelo menos eu fazia assim, e acho mais rápido que inserir o cartão na maquininha e digitar senha.
É só desativar.
É algo que eu estou estranhando bastante no SPay.
Tanto faz na verdade, pois o que demora é o processamento da compra na maquininha.
Sinceramente, na minha experiência, não vejo diferença, a não ser a segurança por não estar com cartão na mão, risco de ter ele clonado, etc.
Não… pra isso tem que carregar a carteira. Agora dá pra sair de casa só com o celular.
Sinto falta na carteira da Apple. Uso bastante esse recurso, mas com o cartão do Itaú.
Finalmente. Agora só falta chegar no Apple Pay. Outro é o Inter, que anunciou há uns meses e até agora nada.
O que é isso? Dava pra fazer um livro
Nada. É bem mais prático usar.
O SPay é só vc fazer o gesto de puxar de baixo pra cima (como o de sair de apps do iPhone) com a tela desligada, na tela de bloqueio ou na tela inicial.
No GPay basta desbloquear o celular e encostar na máquina.
No APay só tocar duas vezes no botão power (ou no botão home com a tela desligada), desbloquear com o FaceID e encostar na máquina.
EXATAMENTE minha reação!
Não precisa abrir o app. É só desbloquear o Android e aproximar.
tecnicamente o NFC é pra se manter ligado … não precisa “abrir o Google Pay” pra fazer o pagamento, só de encostar ele já começa o pagamento seguindo o seguinte passo da biometria por segurança.
e a questão não é “ser mais fácil poder usar o cartão”. é poder usar o celular que raramente as pessoas esquecem em casa do que carregar os cartões, podendo esquecer …
do jeito que o Nubank demorou tempos e tempos pra liberar essa função, podendo ter liberado no começo da pandemia mesmo, por exemplo … duvido que os applefans recebam cedo já que a Apple cobra pra isso … maaaaas posso estar errado e estar engatilhado, vai saber né ?!
Todas as carteiras digitais “cobram” por isso. Apple, Google e Samsung tiram uma pequena porcentagem de cada transação feita com suas respectivas carteiras digitais. Não é algo que só a Apple faz. A decisão de chegar em uma carteira primeiro tem mais relação com decisão de mercado e interesse das empresas envolvidas.
bom, eu li o texto da matéria e só falei sobre o que diz no finalzinho:
fora que toda matéria sobre o assunto em diversos sites dizem o mesmo. mas se vc tá certo, okay …
O próprio trecho que você citou faz link para uma matéria de uma reportagem publicada por um veículo coreano que diz que a Samsung zerou a taxa para alguns parceiros lá no país e que a companhia não necessariamente fez o mesmo em outros países ou para todos os bancos. Sinceramente, duvido que ofereçam o serviço de bom grado pra qualquer um.
Sobre o Google Pay, não consegui encontrar nada aqui sobre as taxas (mas o Google especificamente eu não duvido que financie o custo já que acaba ganhando com a coleta de dados mesmo).
O Inter tá em fase de testes no Apple Pay. Logo logo deve entrar.
isso só corrobora o que eu disse … falei com base no texto que da a entender que apenas a Apple cobra taxa nas transações, nem citei a Samsung, e no texto só contém link para a Samsung (e Apple Pay) como você mesmo disse, sem dar exatidão na cobrança, e não há informações sobre o Google Pay cobrar. ou seja, facilmente da pra se implementar no Google Pay de acordo com as informações passadas no texto, enquanto no Apple Pay o Nubank vai ter que ou financiar os custos das transações ou cobrar dos usuários, assim como o Nubank repassou custos de saque.
e ainda deixei a parte que eu posso estar errado em não ser implementado tão cedo no Apple Pay.
wtfffffff hahahaha eu tentei ler mas não deu, é um livro sem pontuação
Eu li e fiquei sem entender de onde saiu essa fan fic.
Conseguiu ?? Tentei muito mas me perdia toda hora ai quando rolei pra baixo que que tinha mais 3 telas kkkkkkkk
O cartão da transferwise e o cartão Revolut são melhores… o nubank tem muito o que melhorar ainda
Upando: agora dá pra cadastrar o cartão Nubank direto pelo Google Pay, não precisa esperar atualizar o app do Nubank. Acabei de fazer aqui e deu certo. Vou testar amanhã pra ver se funciona.
Aqui continua dando negado. E a opção não apareceu no aplicativo.
No chat me disseram que tão liberando aos poucos.
Bom, fui dos “sortudos” então. Pelo menos aqui não apareceu no APP.