Início » Brasil Computador Mobile » Saiba como ativar o FaceTime no seu iPhone 4

Saiba como ativar o FaceTime no seu iPhone 4

Por
7 anos e meio atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Quem está acompanhou essa primeira semana do lançamento do iPhone 4 no Brasil sabe que nem tudo saiu como os brasileiros gostariam. Para começar a Apple não está honrando sua palavra de entregar um case para cada iPhone 4 comprado. Ela disse que a oferta valia para todos os iPhones 4 comprados internacionalmente, mas aparentemente os iPhones 4 comprados no Brasil não se enquadram na descrição “todos”.

Descaso da Apple à parte, vamos tratar de outro problema. D deste parece que a empresa de Cupertino não tem culpa. Compradores do iPhone 4 no Brasil inteiro (em diversas operadoras) não estão conseguindo ativar a função FaceTime, o serviço de videochamada que é, inclusive, uma das características do aparelho mais destacadas nas suas propagandas.

Leia | FaceTime no Brasil: ninguém sabe, ninguém viu

Eu fui uma dos usuários atingidos com esse problema do FaceTime, como sabem os que leram o texto indicado logo acima. Durante o final de semana, porém, consegui fazer a videochamada funcionar. Então se você, como eu, não quer mais ficar esperando sua operadora resolver a situação, vou mostrar como habilitar o FaceTime em seu número por um procedimento que, embora um pouco tortuoso, é bem fácil de fazer.

Antes de mais nada, vale observar que realizei o procedimento em um aparelho que utiliza um número da Vivo. Não posso garantir que o mesmo procedimento funcione com outras operadoras — mas se você não estiver conseguindo habilitar o FaceTime em uma operadora diferente, tente e depois nos conte nos comentários o resultado, ok? 😉

Acontece o seguinte: na primeira oportunidade que tiver, o seu iPhone 4 vai tentar baixar a atualização de configurações da sua operadora. Esse é um arquivinho que lista algumas propriedades, como o número de atendimento ao cliente da operadora, as configurações de APN, o número da caixa postal etc. Uma delas é o número para o qual seu iPhone 4 enviará o SMS internacional que ativará o serviço.

Aparentemente é algo errado nesse campo que está impedindo a ativação do FaceTime. Mas ei, a boa notícia é que, pelo menos no caso da Vivo, a versão desse arquivo que vem originalmente no celular (versão 8.0) consegue ativar o FaceTime sem problemas (apenas certifique-se de que sua conta está habilitada a enviar um SMS internacional). O problema é que, naturalmente, a maioria dos clientes autorizou quando seu iPhone ou iTunes perguntou se poderia baixar a versão mais atual (a 8.1), e ela que estragou tudo.

Vamos dar um jeito então de colocar a versão original das configurações da operadora de volta no iPhone 4/4S? Reserve pelo menos uma hora livre para o procedimento e mãos à obra!

Primeiro passo: backup

Antes de mais nada, faça o backup do iPhone 4. Para tanto basta conectá-lo ao computador, abrir o iTunes e, clicando com o botão direito sobre o nome do aparelho, escolha a opção de realizar um backup.

Antes de mais nada, faça um backup.

Segundo passo: apagar tudo

Agora que já temos um backup de quase tudo no iPhone, podemos ficar tranquilos ao apagar todo seu conteúdo. Convenientemente, a parte que não entra no backup é exatamente a parte que não queremos aproveitar, o arquivo de configuração da operadora.

Então vamos em frente com a limpeza. Pelo próprio iPhone, toque em Ajustes > Geral > Redefinir (lá embaixo) e selecione a opção Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes. A Apple irá confirmar se você tem certeza que deseja apagar tudo que tem no seu iPhone. Como já fizemos o backup, não tenha medo de tocar no botão vermelho.

Toque em Redefinir > Apagar Todo o Conteúdo e Ajustes

Terceiro passo: restaurar

Agora que apagamos tudo, é hora de restaurar o que interessa. Não se preocupe, a restauração irá trazer o iPhone para o mesmíssimo estado que estava antes, tanto em conteúdo quanto em configurações — excetuando as da operadora, que é aquilo do que queremos nos livrar. Basta (voltando ao iTunes) escolher a opção de restaurar e então aguardar… aguardar bastante (o tempo que irá demorar para restaurar e sincronizar sua mídia novamente será tão grande quanto for a quantidade de aplicativos e mídia que você possuía armazenados no aparelho).

Em algum momento uma janelinha do iTunes saltará na sua frente perguntando se deseja atualizar os ajustes da operadora. Clique em Cancelar, sem dó nem piedade.

Não atualize (foi para usarmos a versão antiga que fizemos tudo isso).

Resultado

Como você não autorizou a atualização dos ajustes da operadora, ela ainda está na versão original, que consegue ativar o FaceTime. Então agora é só tocar em Ajustes > Telefone em seu iPhone 4/4s e ativar o interruptor que habilita o FaceTime, o deixando na posição azul (“|”).

Pronto, agora a opção FaceTime deve estar disponível e um botão com o nome do serviço deve aparecer em seus contatos. Basta escolher alguém que tenha um iPhone 4 (e esteja coberto por uma conexão Wi-Fi no momento) para começar uma videochamada. Yay! 😀

Algumas observações e alternativas

Talvez você prefira, antes de começar o procedimento, apagar também do seu computador o arquivo de configurações da operadora em sua versão mais atual e problemática (eu preferi). Na verdade, nem é necessário apagar, você pode simplesmente encontrar o arquivo ipcc (no caso da Vivo, vivo_br.ipcc) e movê-lo para outra pasta qualquer, onde ele fique guardado com segurança e sem atrapalhar ninguém. No caso dos Macs, por exemplo, o arquivo deve estar na pasta ~/Biblioteca/iTunes/iPhone Carrier Support (onde o “~” é o caminho para a pasta inicial do seu usuário).

A segunda observação é que existe um método muito mais rápido, que o professor da PUC-RJ Marcelo Pereira descreveu em detalhes em seu blog. Este método, porém, envolve a edição do arquivo de ipcc, basicamente criando uma “versão customizada” do mesmo. Ou seja, só opte por ela se estiver confortável em editar um arquivinho XML e gostar de grandes emoções (ok, não tão grandes assim, mas você vai instalar um arquivo que você mesmo modificou em seu aparelho).

E por fim, é muito provável que, uma vez ativado o FaceTime, você possa enfim baixar a atualização mais recente de sua operadora sem problemas. Porém, como eu já falei com pessoas que estavam com o FaceTime funcionando e depois tiveram o recurso desabilitado misteriosamente, eu preferi deixar as configurações da operadora na versão mais antiga e esperar para atualizar apenas na versão corrigida (que a Vivo, no caso, acredita-se que deve liberar ainda esta semana).

Se você estava com problemas em ativar o FaceTime, tente um desses procedimentos e depois nos conte a respeito nos comentários, queremos saber como foi sua experiência.

Dica do Aramis Rocha, que entre um e outro concerto de violino conseguiu consertar meu FaceTime.