Uber começa a gravar vídeo de viagens no Brasil com celular do motorista

Gravação de vídeo será feita por meio de um aplicativo parceiro da Uber para oferecer mais segurança em viagens

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo da Uber (Imagem: Divulgação)
Aplicativo da Uber (Imagem: Divulgação)

A Uber anunciou nesta terça-feira (23) que vai oferecer mais uma ferramenta de segurança para parceiros. Agora, além de capturar áudio, a plataforma permitirá gravar vídeo durante as viagens. Ainda em fase de testes, a opção será oferecida por meio de um aplicativo parceiro e será restrita para motoristas.

A gravação de vídeo durante viagens está disponível em fase piloto para alguns motoristas em Aracaju. Os parceiros podem liberar as imagens se precisarem abrir uma reclamação de segurança. A opção deverá ser levada para todos os parceiros caso os testes sejam considerados satisfatórios pela plataforma.

Segundo a Uber, os passageiros serão informados de que a viagem será gravada em vídeo antes de entrarem no carro. Com o aviso, os usuários podem cancelar a viagem e aguardar outro motorista. A empresa afirma ainda que a iniciativa foi analisada por sua equipe de privacidade para garantir o cumprimento de regras para proteção de dados.

Uber permite grava vídeo de viagens (Imagem: Divulgação)

Uber permite grava vídeo de viagens (Imagem: Divulgação)

Uber testa gravação de vídeo no Brasil

O recurso de gravação de vídeo da Uber foi liberado para um grupo reduzido e será levado aos poucos para todos os motoristas em Aracaju, que poderão escolher se participam ou não da fase de testes. A empresa deve usar o período para fazer ajustes na ferramenta e, depois, oferecê-la para parceiros em todas as cidades.

As gravações ficam criptografadas nos celulares e não podem ser acessadas por ninguém, nem mesmo por motoristas. O parceiro pode encaminhar o arquivo para a Uber que, em um primeiro momento, tem apenas informações básicas. Se uma reclamação de segurança for aberta, o material pode ser usado na denúncia.

É neste momento que a Uber, que conta com a chave da criptografia, pode acessar o vídeo. Assim como acontece com a gravação de áudio, a empresa usará o material para realizar sua análise e poderá compartilhá-lo para auxiliar eventuais investigações de autoridades públicas.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados