Início » Aplicativos e Software » Microsoft Word tentará adivinhar o que você quer escrever

Microsoft Word tentará adivinhar o que você quer escrever

A partir de março, Microsoft Word e Outlook ganharão função que sugere palavras enquanto usuário digita texto

Emerson AlecrimPor

Se você usa o Gmail, talvez já tenha usufruído da escrita inteligente do serviço, que sugere palavras à medida que um e-mail é redigido. E se um recurso do tipo estivesse disponível para o Microsoft Word? Pois saiba que, a partir de março, o editor de textos ganhará uma função que tem justamente essa finalidade.

Microsoft Word (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Microsoft Word (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Chamado simplesmente de Text Prediction (em tradução livre, “previsão de texto”) pela Microsoft, o recurso vem sendo testado desde setembro de 2020 por usuários do programa Office Insider.

O funcionamento é simples: quando o usuário começa a digitar um texto, o Word tenta prever a palavra que ele digitará e a sugere em um tom de cinza, junto ao cursor. Se a pessoa quiser inserir essa palavra no texto, precisará apenas pressionar a tecla Tab. Se não, basta continuar digitando ou pressionar Esc.

De acordo com a Microsoft, a novidade trará pelo menos duas vantagens: permitirá que o usuário conclua um texto mais rapidamente e reduzirá a quantidade de erros gramaticais ou ortográficos.

Para tanto, a Microsoft baseou o Text Prediction em um algoritmo de aprendizagem de máquina. Isso significa que, com o passar do tempo, a ferramenta aprenderá a ficar mais precisa nas sugestões de palavras.

Os dados que servem de base para o aprendizado consistem justamente nos textos digitados pelo usuário. Mas a Microsoft garante que esses dados não são armazenados em seus servidores ou acessados por qualquer outra pessoa, a não ser que o usuário concorde em fornecê-los como parte da função de feedback.

Previsão de texto no Word (imagem: divulgação/Microsoft)

Previsão de texto no Word (imagem: divulgação/Microsoft)

Dependendo da atividade do usuário, uma função como essa pode atrapalhar em vez de ajudar. Para essas circunstâncias, o Word permitirá que a sugestão de texto seja desativada a partir da barra de status.

Existe uma limitação importante: por ora, a previsão de texto do Word funciona apenas em inglês. É bastante provável que o recurso seja expandido para outros idiomas com o passar do tempo, mas a Microsoft não deu nenhuma previsão sobre isso.

Como já dito, a novidade será disponibilizada oficialmente a partir de março para usuários do Microsoft 365. Além do Word, as sugestões de textos funcionarão no Outlook e no Outlook.com.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro (@lth_leandro)

No SwiftKey, que uso fazem uns bons anos, é muito eficiente.

Tomara que integrem a base pela conta Microsoft.

Mickey Sigrist (@Mickey)

E se um recurso do tipo estivesse disponível para o Microsoft Word ?

Desativaria na hora, me atrapalha bastante na construção de raciocínio quando estou digitando. É um recurso que sim, deve ajudar muita gente, principalmente em documentos mais simples, mas nunca me adaptei.

Eu (@Keaton)

só seria interessante se a gente puder desabilitar esse "feature’ que não é muito necessário quando se usa um teclado fisico…

imhotep (@imhotep)

Acho que o webmail do Outlook já tem isso.
É meio chato pois fica sugerindo com base no seu histórico ou com base em algum contexto que a IA da Microsoft considere adequada.

Particularmente, não vejo uso disso para mim, qd digitando no computador.

Cat Games - Contato (@Cat_Games_Contato)

Seria bom? A minha resposta é, depende…

Isso me ajudaria muito na execução de tarefas do ensino médio…

Mas não teria apoio nenhum, e muito pelo contrário, atrapalharia nas construções de meus roteiros, projetos e livros…

Se eles querem colocar, coloquem, mas deixem uma espécie de KEY, para poder desativar esse recurso e ativar quando quiser…

ASSIM AGRADARIAM A TODAS AS PESSOAS…

Cat Games - Contato (@Cat_Games_Contato)

As ideias vem e vão mais rápido que a luz, e preciso digitar rápido, ou criar um esquema para lembrar de cada parte pensada e desenvolvida…

Caso esteja sempre ativo, isso atrapalharia, pois nem sempre o que eu quero escrever é o que ele entende… E, consequentemente, ao ter que corrigir cada palavra, ou apagar uma palavra, eu perderia um tempo precioso… Não só pela velocidade das ideias, mas também pela correção, pode parecer pouco, mas se juntarmos cada palavra, é um bom tempo dispersado…

E se discordar, cada um tem sua opinião, eu tenho meu método de escrita e ele funciona… Mas o fato de discordar, pode ser um indicativo de que a pessoa não escreveu, ao menos, uma redação com pelo menos 70 linhas…

Fábio Valentim (@maitabom)

O Libre Office tem isso a anos! Valeu, falou!

Matheus Souza (@Matheus_Souza)

@Keaton, @Cat_Games_Contato

Para essas circunstâncias, o Word permitirá que a sugestão de texto seja desativada a partir da barra de status.

A matéria já diz que vai ter uma forma de desligar…

Cat Games - Contato (@Cat_Games_Contato)

Então aí sim, é uma boa ideia… Mas tem que ser algo prático, como colocar itálico nas letras, entende? Sem ter que ir nas configurações do word…

Eu (@Keaton)

Uh, eu devo ter lido rápido e deixei passar isso. Mas se dá para desativar, ai sim.