Início » Aplicativos e Software » Android 12 também esconde novos recursos para jogos e multitarefa

Android 12 também esconde novos recursos para jogos e multitarefa

Funções são novas para parte do público que receberá o Android 12, mas já estão presentes em dispositivos de algumas marcas

André Fogaça Por

Depois de lançar uma prévia do Android 12 voltada para desenvolvedores na semana passada, alguns usuários encontraram recursos extras que podem dar as caras nos aparelhos com este sistema operacional, como abrir dois apps ao mesmo tempo e uma barra de tarefas com recursos voltados para quando a pessoa está jogando.

Dois apps abrem ao mesmo tempo no Android 12 (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Dois apps abrem ao mesmo tempo no Android 12 (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Abrir dois aplicativos ao mesmo tempo funciona mais ou menos como visto desde o Galaxy Note 8 da Samsung e também no menos popular Surface Duo criado pela Microsoft, dentro de suas próprias interfaces alteradas. O que muda por aqui é a incorporação da mesma ideia dentro do próprio sistema operacional móvel do Google. Este pequeno detalhe acaba entregando o recurso para qualquer aparelho rodando o Android 12, não somente aos agraciados por uma ou outra marca.

Recursos do Android 12 já existem no mercado

Neste primeiro beta para desenvolvedores, ele funciona assim: um atalho é o gatilho necessário para abrir duas aplicações ao mesmo tempo, dividindo a tela ao meio enquanto cada app carrega seu conteúdo de forma separada. O Android 7 Nougat já permitia dividir a tela com dois aplicativos, mas por aqui a novidade está no atalho para abrir a dupla ao mesmo tempo.

No Android 12 o recurso trata os dois aplicativos como uma só tarefa, então o usuário pode abrir outro programa e voltar para a dupla, sem perder a ordem de onde estavam no último momento.

Já a barra com ferramentas para jogadores trabalha como esperado em funções semelhantes e que também já estão inseridas em modelos de algumas fabricantes: uma barra com atalhos é exibida acima do game e ela conta com recursos específicos para gamers. O primeiro deles é um botão responsável por iniciar a gravação de tela para assistir depois.

O segundo botão tem formato de um controle físico externo e me traz lembranças do ícone para o Google Play Games. Neste momento, dentro deste primeiro beta do Android 12 para desenvolvedores, o recurso não ativa função alguma.

Pensando para frente, ele pode ajustar outras configurações para jogos, configurar um joystick Bluetooth (como o mapeamento de botões ou calibração de analógicos), ou então é um atalho para abrir as funções secundárias. Eu aposto neste último chute, já que o botão é maior que o responsável pela gravação de tela.

Barra com funções gamer no Android 12 (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Barra com funções gamer no Android 12 (Imagem: reprodução/XDA-Developers)

Também pode não ser nada do que eu escrevi até agora. Assim como acontece com o suporte para dois apps ao mesmo tempo na tela, a barra de funções para gamers é interessante para levar estes recursos para todos os usuários do Android 12 e não somente aos que compram um smartphone de marca específica – ou que se aventuram em soluções de terceiros que estão disponíveis na Play Store para exatamente a mesma coisa.

Novas funções apresentam bugs ou não funcionam

Como ainda estamos em uma fase de testes inicial, existem falhas na implementação de ambos. No caso da dupla de aplicativos aberta ao mesmo tempo, mesmo com o sistema operacional tratando os dois apps como uma só tarefa, a tela onde ficam listados os aplicativos abertos no fundo não exibe a dupla. Também não é possível criar um atalho para abrir o grupo de uma só vez.

Já a falta de função para o botão com ícone de controle também é um dos bugs, já que não existe sequer uma funcionalidade atrelada ao botão dentro do próprio código do Android 12 neste momento. Também existe a possibilidade de nenhum destes dois recursos chegarem ao sistema operacional em sua versão estável, quando é voltada para os usuários finais.

Com informações: XDA-Developers (1) e (2).

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

🤷‍♀️ (@xavier)

Abrir dois aplicativos ao mesmo tempo não é bem uma novidade para o mundo Android, pois empresas como a Samsung e Microsoft já adotaram esta funcionalidade dentro de suas próprias interfaces alteradas. O que muda por aqui é a incorporação da mesma ideia dentro do próprio sistema operacional móvel do Google. Este pequeno detalhe acaba entregando o recurso para qualquer aparelho rodando o Android 12, não somente aos agraciados por uma ou outra marca.

Dividir a tela para 2 apps já existe de forma nativa, se não me engano desde o Android 7 e não apenas em interfaces modificadas.
Esse pedaço todo da matéria ficou extremamente confuso, pois a novidade agora não é fazer a divisão, e sim tratar isso como apenas “um item”, inclusive sendo disparado por um gatilho único.