Android recebe pacote de novidades: check-up de senha, Assistente e mais

Google lança novos recursos de segurança e acessibilidade, e melhora a integração do Assistente com comandos de voz no Android

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novos recursos no Android

Google anuncia novos recursos para Android (Imagem: Divulgação)

O Google anunciou um novo pacote de recursos para Android nesta terça-feira (23). As atualizações trazem melhorias em segurança e acessibilidade, além de maior integração do Assistente com comandos de voz, mesmo com a tela bloqueada. As novidades chegam a diversas versões do sistema – saiba mais sobre cada uma delas a seguir.

Check-up de senha

O Google está levando o check-up de senha a dispositivos com Android 9 e superior para que você saiba quando uma senha que você usou foi exposta anteriormente. O recurso funciona quando você usa o preenchimento automático em um aplicativo: o sistema irá verificar suas credenciais em uma lista de senhas comprometidas e irá exibir um alerta com orientações para alterar o código fornecido.

Maior praticidade para envio de mensagens

Se você faz parte do meio bilhão de pessoas que usam o app Mensagens no Android, há um novo recurso interessante para evitar inconvenientes ao se conectar com amigos: o agendamento de mensagens, que chega a celulares com Android 7 ou posterior.

Após digitar sua mensagem de texto, basta pressionar de forma prolongada o botão de enviar para ter acesso às opções de data e hora.

Novidades para o Google Assistente

Novidades para o Google Assistente (GIF: Reprodução/Google)

Além disso, o Android vai receber maior integração com controles de voz, o que permitirá enviar mensagens por meio do Google Assistente mesmo quando o smartphone estiver com a tela bloqueada. A expansão também serve para outras funções, como definir alarmes e reproduzir música.

Acessibilidade e Android Auto

Pensando em reforçar os recursos de acessibilidade no Android, o Google lançou uma nova versão do TalkBack com algumas das solicitações mais pedidas por pessoas com deficiência visual. A atualização do leitor de tela conta com gestos mais intuitivos, menu unificado e novos recursos de controle de leitura.

Já o Android Auto ganhou novos papéis de parede personalizados e jogos ativados por voz para se divertir com amigos em viagens mais longas. A tela inicial também conta com novos atalhos para acessar seus contatos e ativar o Google Assistente, e em veículos com displays mais largos, é possível usar o modo tela dividida para visualizar a navegação no Maps além dos controles de mídia.

A plataforma traz, por fim, uma tela de privacidade para controlar quando as funções são exibidas – os recursos chegam ao Android 6.0 ou versões posteriores.

Com informações: Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados