Sony vai levar mais jogos de PS4 ao PC, incluindo Days Gone

Para presidente da Sony Interactive Entertainment, levar jogos do PS4 para o PC pode ser bom para o financeiro dos estúdios

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Days Gone (Imagem: SIE Bend Studio/Sony Interactive Entertainment)
Days Gone (Imagem: SIE Bend Studio/Sony Interactive Entertainment)

A Sony anunciou nesta terça-feira (23) que mais jogos exclusivos e lançados para o PlayStation 4 chegarão para os PCs em breve. A lista de títulos ainda não é de conhecimento público, mas o presidente e presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, garante que o título pós-apocalíptico Days Gone está presente neste pacote.

Se você tem um computador bem robusto em casa, pode curtir exclusivos do Xbox sem muitos problemas, mas este cenário nunca foi favorável para quem não quer comprar um PlayStation e escolhe investir o dinheiro em um PC para jogos desta plataforma. Tudo começou a mudar em agosto do ano passado, quando a empresa japonesa liberou Horizon Zero Dawn para estas pessoas.

Ele chegou com um pacote que inclui a expansão The Frozen Wilds, um livro digital com as artes do game e itens cosméticos desbloqueáveis durante a jogatina. Um presentão e eu recomendo fortemente para amantes de games de ação, com uma história baseada em um mundo pós-apocalíptico bastante diferente do que se espera deste tipo de narrativa.

Agora, seis meses depois, o presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, comentou que mais jogos exclusivos do PS4 seguirão pelo mesmo caminho. O executivo relutou e não comentou quão grande é a lista de games planejados para receber port no PC, muito menos deu uma data, mas entregou um nome bastante popular e que tem história semelhante ao de Horizon Zero Dawn, só que com zumbis no lugar dos animais robóticos: Days Gone.

Jogos do PS4 no PC podem ajudar o financeiro dos estúdios

Em entrevista para a revista GQ, Ryan acredita que “algumas coisas mudaram. Estamos agora no início de 2021 com nossos estúdios de desenvolvimento, e os jogos que eles fazem estão em melhor forma do que antes. Particularmente da segunda metade da vida do PS4 para frente, nossos estúdios criaram alguns jogos incríveis”.

“Existe uma oportunidade de expor esses grandes games para uma audiência maior e reconhecer a economia de desenvolvimento de um jogo, que nem sempre é simples. O custo para criar jogos aumenta a cada ciclo, conforme o calibre das propriedades intelectuais também aumenta,” comenta o executivo.

É possível crer que este caminho apontado pelo executivo leva em consideração a possibilidade de aumentar os ganhos dos estúdios, já que os jogos passam a aparecer em duas plataformas ao mesmo tempo – o próprio PlayStation 4 ou 5, junto dos computadores.

Mesmo com o trabalho de adaptação ao novo local onde os outros jogos vão rodar, Jim Ryan afirma que a decisão de tornar os games disponíveis para jogadores que não estão nos consoles aumentou. “Então é uma decisão bastante simples de tomar,” complementa.

A escolha de palavras do executivo para incluir apenas Days Gone pode ser especial para atrair mais um público que não tem um PlayStation 4 ou 5 em casa. O título foi lançado no segundo trimestre de 2019 para o PS4 como um dos exclusivos da plataforma, trabalhando bem uma mistura de mundo aberto com zumbis, enquanto conta a história do protagonista e sua esposa.

O game foi nomeado para 23 prêmios desde 2016, quando foi anunciado pela primeira vez. Acabou levando cinco medalhas para o estúdio, incluindo melhor música com design de som, melhor design visual e storytelling.

Sou suspeito para falar, mas eu concordo com todos e essa é uma discussão que tenho com a Vivi Werneck, que não curtiu nem um pouco o game – que tem uma cena “pós-créditos” com gancho que pode levar para um segundo título, quem sabe.

Com informações: GQ.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados