Início » Gadgets » O que é e como funciona a Galaxy SmartTag da Samsung?

O que é e como funciona a Galaxy SmartTag da Samsung?

Galaxy SmartTag é um dispositivo da Samsung que ajuda a localizar outros objetos perdidos, por meio da tecnologia Bluetooth

Lucas LimaPor

A Samsung apresentou a Galaxy SmartTag junto da linha de smartphones Galaxy S21, em fevereiro de 2021. Trata-se de um dispositivo que ajuda a encontrar outros objetos perdidos, com o rastreamento feito pela tecnologia Bluetooth. Entenda como funciona a Galaxy SmartTag da Samsung.

Samsung Galaxy SmartTag (Imagem: Divulgação/Samsung)

Samsung Galaxy SmartTag (Imagem: Divulgação/Samsung)

Como funciona a Galaxy SmartTag

A Galaxy SmartTag usa o Bluetooth 5.0 para se comunicar com outros dispositivos da linha Galaxy e permitir o rastreamento de objetos ao qual está acoplada. O localizador parece um chaveiro e, por ser pequeno e leve, pode ser preso a vários itens, desde chaves, mochilas, bolsas, bicicletas ou mesmo coleiras de animais de estimação.

Tá, mas se usa Bluetooth, o que acontece se estiver o objeto (ou animal) perdido estiver muito longe, fora do alcance da tecnologia? A Galaxy SmartTag enviará o sinal para outros aparelhos Galaxy próximos, criando uma rede de comunicação, até estabelecer o contato entre a SmartTag e o Galaxy que a está procurando.

Galaxy Find Network ajuda encontrar SmartTags mais distantes (Imagem: Divulgação/Samsung)

Galaxy Find Network ajuda encontrar SmartTags mais distantes (Imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung diz que essa rede, a Galaxy Find Network, tem criptografia de ponta a ponta para que toda a comunicação com os demais aparelhos Galaxy não possa ser rastreada, sem comprometer os dados de outros usuários envolvidos no processo.

A bateria intercambiável promete até 300 dias de duração. Também há um botão central para controlar outros aparelhos inteligentes registrados no aplicativo SmartThings. O acessório pode ser configurado para ligar ou desligar uma TV ou acender as luzes, por exemplo.

Ao se aproximar da Galaxy SmartTag, dentro de 120 metros de distância (se não houver obstáculos) do smartphone, ela passará a emitir um som para ajudar na localização. Já que o Bluetooth não consegue ter a precisão de um GPS.

Vale ressaltar que o acessório também pode ser usado com outros aparelhos, pelo aplicativo Samsung SmartThings. No entanto, a Galaxy Find Network, para encontrar um item além dos 120 metros com ajuda de outros smartphones da sul-coreana, está restrita aos aparelhos Galaxy.

Galaxy SmartTag+

A SmartTag+ é uma “evolução” da SmartTag tradicional. Isso porque, ao invés de usar Bluetooth, adota a tecnologia sem fio UWB (ultra wideband), qual permite ter mais precisão na localização, melhor desempenho sob obstáculos físicos, além de poder guiar o usuário na direção certa do objeto perdido.

UWB permite obter direções para localizar SmartTag+ (Imagem: Divulgação/Samsung)

UWB permite obter direções para localizar SmartTag+ (Imagem: Divulgação/Samsung)

O funcionamento da Galaxy SmartTag+ é o mesmo do modelo anterior, a única melhora é em relação à tecnologia implementada.

Com informações: Samsung.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando