Início » Aplicativos e Software » Google Chat gratuito é liberado para alguns usuários do Hangouts

Google Chat gratuito é liberado para alguns usuários do Hangouts

Após migração de usuários do Workspace, Google Chat começa a ser liberado para quem utiliza contas gratuitas

Victor Hugo Silva Por

Os usuários do Workspace estão sendo transferidos do Hangouts para o Google Chat há meses. Agora, o aplicativo também começou a ser liberado para alguns usuários de contas gratuitas. O Google, que já havia planejado a transição para o primeiro semestre de 2021, está oferecendo uma prévia do app.

Hangouts dará lugar a Chat e Meet (Imagem: Divulgação/Google)

Hangouts dará lugar a Chat e Meet (Imagem: Divulgação/Google)

A mudança de contas gratuitas para o Google Chat foi encontrada por Ron Amadeo, do Ars Technica. Segundo ele, todos os seus contatos aparecem no app e podem ser encontrados mais rapidamente pela barra de busca. A versão grátis do serviço permite manter conversas entre duas pessoas, mas ainda não conta com opção para criar grupos.

Ainda segundo Amadeo, o Google Chat não tem uma opção nativa para fazer chamadas de vídeo. Em vez de conversar diretamente pelo aplicativo, é preciso enviar um link do Google Meet para iniciar a reunião. As duas plataformas substituíram o Hangouts, que permite enviar mensagens e realizar chamadas em apenas um local.

Ao ser acessado pela primeira vez, o novo aplicativo exibe uma mensagem de boas-vindas e explica que, neste momento, pode apresentar erros. “O Google Chat apresenta uma nova experiência e recursos não encontrados no Hangouts. Como esta é uma prévia do novo Chat, você pode enfrentar bugs e outros problemas”, diz o alertra.

Google já sugere Meet em vez de Hangouts

O Google Meet, que centralizará as chamadas de vídeo, é destacado desde novembro no Hangouts. Os usuários de Android e iOS que tentam começar uma reunião em grupo pelo antigo serviço recebem um link para o Meet. O endereço é enviado na conversa com um aviso de que, agora, é preciso usar o novo aplicativo.

Ainda é possível realizar chamadas entre duas pessoas, mas, mesmo neste caso, o app dá a opção de ligar com seu recurso nativo ou com o Meet. O Google não informou quando encerrará o Hangouts, mas a liberação do Google Chat para usuários de contas gratuitas indica que o antigo serviço está bem próximo do fim.

Com informações: 9to5Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando