Stardew Valley vira jogo de tabuleiro cooperativo

Versão em tabuleiro de Stardew Valley pode ser jogado com até quatro jogadores e conta com muito do game nos consoles e PC

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Stardew Valley: The Board Game (Imagem: divulgação/ConcernedApe)

Stardew Valley: The Board Game (Imagem: divulgação/ConcernedApe)

Se você é um órfão daquele Harvest Moon do Super Nintendo e já aqueceu o coração com Stardew Valley, saiba que o game indie agora também pode ser jogado sem energia, com o lançamento de sua versão em tabuleiro e que tem nome sugestivo de: Stardew Valley: The Board Game. A novidade foi divulgada nesta terça-feira (23) pelo próprio desenvolvedor do jogo, Eric Barone, e já está disponível para venda.

  • Stardew Valley ganha co-op local no PlayStation, Xbox e Switch
  • Correções de Cyberpunk 2077 previstas para fevereiro vão atrasar

A criação é fruto da parceria de Eric com Cole Medeiros, em um projeto que durou dois anos e meio. Barone promete que o lançamento é capaz de capturar a essência de seu título e transportá-la com segurança até o mundo dos jogos de tabuleiro.

“Ele tem praticamente tudo do game: aldeões, colheitas, animais, pescaria, coleta, mineração e mais. Nós trabalhamos duro para criar o jogo que acreditamos ser realmente divertido para jogar e observar”, comenda Eric Barone.

Stardew Valley em tabuleiro também é um jogo longo

O board game de Stardew Valley pode ser jogado por um, dois, três ou quatro jogadores em formato cooperativo, com idade indicada para maiores de 13 anos. O ano completo passa em mais ou menos 45 minutos por jogador, mas é possível ajustar este período para partidas mais curtas – mesmo que não recomendadas. Também é possível escolher regras específicas para tornar o jogo de tabuleiro mais fácil ou difícil.

Assim como no jogo para plataformas digitais, alternar a época do ano muda profundamente os eventos que acontecem na fazenda e na cidade, além de transformar o clima para a colheita das plantas corretas.

Os objetivos do avô continuam presentes e os jogadores também precisam restaurar a comunidade próxima da fazenda. Durante o progresso, é possível encontrar itens, ganhar novas habilidades, além de poder criar relacionamentos com um dos 31 habitantes próximos – que como no game original, desbloqueiam recompensas.

Os jogadores desta versão poderão investir parte do game apenas na fazenda, trabalhar a mineração ou então passar algumas semanas do ano focando no cuidado aos animais

Mesmo com a sensação de ter um game mais simples que nos consoles e PCs, o desenvolvedor garante que o jogo de tabuleiro tende a tomar muito tempo dos jogadores. “Eu quero deixar bem claro para todos que este jogo foi projetado para ter alguma profundidade e complexidade. É fácil de jogar depois de aprender as regras, mas não é um game casual curto”, explica Eric Barone.

No momento da publicação deste artigo, o jogo de tabuleiro de Stardew Valley já estava esgotado na loja oficial. Se você der sorte de encontrá-lo, o preço oficial é de US$ 55 (aproximadamente R$ 300), mas as entregas são limitadas para apenas os Estados Unidos. O envio internacional está nos planos do desenvolvedor, mas sua empresa aponta a “situação atual” como complicada para liberar o frete para o exterior.

Com informações: ConcernedApe.

Receba mais sobre Stardew Valley na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados