Deprimido, se sentindo triste? A tecnologia pode te salvar. De acordo com uma pesquisa realizada pela British Computer Society os nossos amados gadgets, sobretudo aqueles com a capacidade de se conectar à web, têm a capacidade de aumentar substancialmente o bem-estar de seus usuários – com resultados especialmente positivos no caso de mulheres.


Para chegar a esta conclusão os estudiosos analisaram cerca de 35 mil pesquisas feitas em 39 países diferentes, e concluíram que “a tecnologia tem um impacto positivo na vida de seus usuários (…) oferecendo satisfação, sensação de liberdade e controle”, fatores considerados “essenciais” para a segurança e auto estima.

“Esta é uma descoberta importante que joga por terra o esterótipo que ligava o uso da tecnologia ao isolamento social”, diz o relatório. As informações são conta de que os efeitos positivos da tecnologia são mais visíveis entre mulheres de baixa renda de países em desenvolvimento na África, Asia ou Oriente Médio, “em que a sociedade tem regras rígidas e controladoras, lhes oferecendo sensação de liberdade e autonomia, além de poderem entrar em contato com outras pessoas na mesma situação”.

Além disso, os pesquisadores afirmam que a tecnologia também é considerada “essencial” nos índices de felicidade de homens e mulheres de países desenvolvidos, oferecendo seus efeitos antidepressivos em redes sociais com a possibilidade de se manter contato com amigos, familiares, notícias e entretenimento.

Com informações: BCS (.pdf)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados