Esta quinta-feira (25) foi a data escolhida pela Samsung para o anúncio do finíssimo Galaxy Book S para o mercado brasileiro. Não bastasse as dimensões reduzidas, o modelo chama atenção por ser o primeiro laptop a vir com o Core i5-L16G7 (Lakefield), chip híbrido da Intel.
- Samsung Galaxy S20 Ultra ou S21 Ultra; qual a diferença?
- [Review] Samsung Galaxy Tab S7: para quem faz questão de tablet Android
A proposta do Galaxy Book S é deveras interessante: permitir que o usuário encontre em um notebook algumas características que são típicas de smartphones ou tablets, como tamanho compacto, sistema de resfriamento que dispensa ventoinhas e bateria com longa duração (ou algo perto disso).
Para alcançar esse objetivo, a Samsung lançou o Galaxy Book S em 2019 com base no processador Snapdragon 8cx, da Qualcomm. Alguns meses depois, a companhia anunciou uma versão do equipamento com chip Intel Core i5-L16G7.
Como você já sabe, o Galaxy Book S com processador da Intel é que está sendo lançado no Brasil. A escolha desse chip não é aleatória. Ele é baseado na arquitetura Intel Lakefield, que traz uma tecnologia “híbrida”: um dos cinco núcleos do processador (Sunny Cove) responde por tarefas pesadas; os demais correspondem a núcleos Tremont de baixa potência para atividades mais simples.
Graças a essa abordagem, o i5-L16G7 não requer cooler ou um sistema complexo de resfriamento e, em tese, faz o Galaxy Book S consumir menos energia em relação a notebooks convencionais — aqui, a duração da bateria é estimada em até 17 horas.
O hardware do modelo conta também com 8 GB de memória LPDDR4x e 256 GB ou 512 GB de armazenamento que podem ser complementados com microSD de até 1 TB. A tela é um painel LCD de 13,3 polegadas sensível a toques e resolução full HD.
Compacto, leve e só com portas USB-C
O “finíssimo” no começo do texto não é exagero. O Galaxy Book S, quando fechado, tem apenas 11,8 mm de espessura. Além disso, ele é incrivelmente leve: o seu peso é de 950 g. Para você ter ideia, o atual MacBook Air, referência quando o assunto é notebook portátil, tem espessura de 16,1 mm e peso de 1,29 kg.
Mas essas características trazem um efeito colateral: o Galaxy Book S vem com apenas duas portas USB-C e uma conexão para fones de ouvido. Se você quiser conectá-lo a um monitor de vídeo ou cabo de rede, por exemplo, vai precisar de adaptadores.
Wi-Fi 6 e Bluetooth 5 complementam a conectividade.
Galaxy Book S: lançamento e preço no Brasil
Toda praticidade que um notebook como esse pode oferecer tem o seu preço: a Samsung está lançando o Galaxy Book S no Brasil por R$ 7.199 na versão com SSD de 256 GB (cor Mercury Gray) e R$ 7.499 para a opção com 512 GB (Earthy Gold). O equipamento começa a ser vendido a partir desta quinta-feira (25).
O Tecnoblog já está com uma unidade para testes. O review completo sai nos próximos dias.
Samsung Galaxy Book S — ficha técnica
- Tela: TFT LCD, 13,3 polegadas, full HD, sensível a toques
- Processador: Intel Core i5-L16G7 (Lakefield) com gráficos UHD
- RAM: 8 GB de LPDDR4x
- Armazenamento: 256 GB ou 512 GB expansíveis com microSD de até 1 TB
- Bateria: 42 Wh (quatro células)
- Conectividade: USB-C (2), Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, conexão para fones com microfone
- Webcam: 1 megapixel
- Sistema operacional: Windows 10 Home
- Outros: leitor de impressões digitais, teclado com retroiluminação LED, quatro saídas de som AKG com Dolby Atmos
- Dimensões: 305,2 x 203,2 x 6,2-11,8 mm
- Peso: 950 g
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Achei o preço interessante pra quem quer um ultra portátil, se for considerar que no varejo pode ter alguns descontos é claro. Agora se for pagar o preço de lançamento é melhor pegar um MacBook Air M1 importado.
Tela TFT nesse Notebook cagou demais na amizade…
Tela LCD, i5 e sem placa de vídeo por 7,2k, mano. Tempos sombrios.
Pelo que entrega e por sua construção, até que achei o preço ok. Só encontro um grande revés, a memória de 8 GB…Não dá mais para pensar em uma máquina nesse segmento com nada diferente de 16 GB.
Tudo muito caro. Nossa moeda desvalorizada só piora a situação de quem busca um hardware novo.