Início » Brasil » INSS expande prova de vida por biometria facial via celular

INSS expande prova de vida por biometria facial via celular

Prova de vida digital do INSS pode ser realizada pelo aplicativo Meu gov.br e dispensa visita à agência bancária

Victor Hugo Silva Por

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ampliou o acesso à prova de vida digital, que dispensa uma visita ao banco para manter benefícios como a aposentadoria. Agora, a alternativa será oferecida para 5,3 milhões de pessoas. Os segurados poderão fazer a comprovação por celular com ajuda de biometria facial.

Prova de vida do INSS pode ser feita no Meu gov.br (Imagem: Divulgação/Governo Federal)

Prova de vida do INSS pode ser feita no Meu gov.br (Imagem: Divulgação/Governo Federal)

A prova de vida digital pode ser feita pelo aplicativo Meu gov.br, disponível para Android e iOS. Após ser instalado, ele pede autorização para acessar os dados pessoais e a câmera do celular. Em seguida, é preciso confirmar documentos e tirar algumas fotos do rosto. O resultado pode ser acompanhado pelo site ou aplicativo do Meu INSS.

O uso do reconhecimento facial neste procedimento começou a ser testado em agosto de 2020, quando foi liberado para 500 mil pessoas. A nova expansão leva a alternativa para um número significativo de beneficiários, mas o INSS ainda levará um tempo até levá-la para todos os 36 milhões de beneficiários.

O órgão exige uma prova de vida anual para quem recebe benefícios em conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O objetivo é evitar fraudes e pagamentos indevidos de aposentadorias e licenças, por exemplo.

Prova de vida digital usa CNH e título de eleitor

A prova de vida digital compara as fotos tiradas no aplicativo com suas correspondentes nas bases do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por isso, ela só está sendo liberada aos segurados que cadastraram biometria para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou título de eleitor.

Os aposentados e pensionistas que foram incluídos nesta fase estão sendo notificados via SMS e e-mail. A exigência da prova de vida está suspensa desde março de 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, que exigiu a interrupção de alguns serviços em bancos. O procedimento deve voltar a ser obrigatório em maio.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando