Início » Celular » O projeto livre do Symbian morreu, diz VP do Gartner

O projeto livre do Symbian morreu, diz VP do Gartner

Avatar Por

Não foi exatamente com surpresa que a Sony Ericsson anunciou, na sexta-feira passada, que estava deixando de lado a plataforma Symbian. Depois de desenvolver e lançar alguns aparelhos rodando Symbian, ao que tudo indica a SE vai preferir ficar somente com o Google Android e, quem sabe no futuro, tirar proveito do Windows Phone 7.

Com isso, a Nokia fica praticamente sozinha na Fundação Symbian — embora a Sony Ericsson tenha dito que vai continuar como membro da fundação, sem adotar seus aplicativos —. Uma situação complicada, que o vice-presidente do Gartner, a empresa de mensuração e estatísticas, decidiu comentar. Para Nick Jones, atualmente a Nokia tem três alternativas.

  1. Abandonar o Symbian.
  2. Reintegrar o Symbian à Nokia (visto que a maior parte do trabalho no Symbian é feito pela Nokia).
  3. Tentar outra coisa.

Jones diz que não tem informações internas da Fundação Symbian sobre finanças, mas acredita que o dinheiro que a organização atualmente dispõe deve diminuir, conforme apoiadores e membros deixam o grupo. Steve Elop, ex-Microsoft e atual CEO da Nokia, terá, portanto, uma difícil escolha a fazer.

Para o VP da Gartner, os próximos passos deveriam ser: trazer o desenvolvimento do Symbian novamente para dentro da Nokia, porém mantendo o sistema livre. Dessa forma, no futuro outros fabricantes poderiam readotá-lo em seus aparelhos. A partir daí, a Nokia deveria usar o Symbian em aparelhos de baixo custo, para competir com o Android e eventualmente oferecer produtos mais baratos.

Se você fosse Elop, o que faria para salvar o Symbian?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo
Talvez essa seja a estratégia mais estúpida já adotada por uma empresa em toda a historia das corporações. Trocar um sistema que possuía, na época, quase um terço de market share por um sistema perdedor como o Windows Phone que não possuí nem 3% de participação (e ainda diminuindo), é quase inacreditável.

Na minha opinião, qualquer outra estratégia adotada para conter a sangria da plataforma Symbian seria mais eficaz do que adotar o Windows Phone como plataforma principal.

A Microsoft está nesse mercado (smartphones) a muito tempo e nunca conseguiu crescer, por que alguém em sã consciência pode acreditar, que num cenário muito mais difícil como agora, tendo Apple e Google, como devoradores da concorrência, pode mesmo assim ser bem sucedido com um SO de resultados tão medíocres ?

Isso serve para nos mostrar que a estupidez pode se apresentar até mesmo nas mais altas rodas do mundo corporativo.

Que nos sirva de lição.
@gkdantas
Olha, tenho um cel com Symbian e com certeza ele deixa a desejar mesmo para o PalmOS... acho que o problema é que os desenvolvedores nunca se envolveram realmente, basta tentar achar um programa de PIM descente pra Symbian e você vai ter que penar ou usar uns 3 ou quatro que juntos não fazem um trabalho descente.
Fora isso os updates para softwares Symbian estão cada vez mais lentos e mesmo os bons desenvolvedores estão adiando tudo. Seria legal se a Nokia desse suporte a outra plataforma mesmo, substituindo o Symbian pelo Android mesmo nos aparelhos antigos... um upgrade pra valer.
John
Pois é.

Comentários estúpidos, a gente vê por aqui.
Hernani
Somente ela que ainda não sabe da data do funeral
Turdin
Claro, deve ser por isso que a Microsoft é pobre, ela só faz investimentos errados e sem retorno, né?

...
Matheus Bonela
Tenho um Symbian, já usei por várias vezes (e até com certa frequência) Android e iOS. Não nego a superioridade dos sistemas novos, mas continuo não tendo do que reclamar no meu Symbian. Não é o melhor, mas faz tudo que eu preciso.
Bruno Gall
Também
kylefurtado
Também concordo que ela deveria encomendar um caixão pro Symbian e deixar o Android ser o coveiro.
@oliveiraevandro
E kiko a Microsoft tem a ver com o peixe?
Alexandre
e com gps e bluetooth :) symbiam jah elvis
@arquimago
Encomendava o caixão pro Symbian e resolvia mijar nas calças para se esquentar (ou seja "usar Android" na linguagem da Nokia)

Quem usa Symbian e não tem o que reclamar é porque nunca usou Android ou iOS... eu nunca tive o que reclamar do meu Nokia até pegar um Android... agora eu vi o que eu tava perdendo...
Cognitivo
Um caixão dourado e com fechaduras reforçadas.
Francis Rosario
Se eu fosse a Nokia encomendava o caixão para o Symbian.
jorgegordinho12
eu uso um celular com symbian e não tenho do que reclamar
Ricardo
Com a mentalidado do ex-micro$oft, e de se esperar que ele mantenha o symbian, continue direcionando "investimento nessa plataforma", e daqui a dois anos o projeto termina e a Nokia só teve preju. São absurdos como esse que vemos na Micro$oft quase todos os dias.