Modo Seguro do Twitter vai silenciar contas ofensivas de forma automática

Twitter apresenta detalhes sobre Modo Seguro, função que detecta e bloqueia ou silencia perfis ofensivos automaticamente

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apresentação do Modo Seguro (Imagem: Reprodução/Twitter)
Apresentação do Modo Seguro (Imagem: Reprodução/Twitter)

O Twitter está desenvolvendo um novo recurso chamado Modo Seguro. A novidade deu as caras em uma apresentação realizada pela rede social recentemente, onde mostra uma ferramenta capaz de detectar e, depois, bloquear ou silenciar automaticamente contas que publiquem tweets ofensivos.

As informações sobre a ferramenta surgiram em uma seção para falar sobre os próximos passos da rede social, onde há um slide com duas capturas de tela. “Estamos explorando ferramentas mais inteligentes para ajudar de forma proativa a manter as pessoas protegidas de interações indesejadas”, informa a apresentação.

A primeira imagem expõe uma notificação na tela de bloqueio do celular para alertar que a rede social detectou “algumas respostas abusivas ou fraudulentas ao seu tweet” (em tradução livre), com um link em seguida. O aviso emitido pelo app do Twitter chega ao usuário com o título “Seu tweet está recebendo atenção negativa”.

A segunda apresenta as configurações do Modo Seguro. “Quando você está no Modo Seguro, detectamos contas que podem estar agindo de forma abusiva ou fraudulenta e limitamos a capacidade dessas contas de interagirem com você por 7 dias”, explicam. O recurso também reduz a exibição das respostas desses perfis às demais pessoas.

Logo abaixo da descrição, há uma opção para ativar a ferramenta. Ao habilitá-la, a função irá bloquear contas que desrespeitem as regras da rede social ou silenciar os perfis que respondam com “insultos”, “xingamentos”, “linguagem forte” ou façam “comentários de ódio”. Por fim, o app mostra quais contas foram detectadas pela função.

Nos slides seguintes, o Twitter também fala sobre outros recursos, como o Birdwatch e a expansão da identificação de tipos de conta que indica se um perfil é um bot, por exemplo. A data de lançamento do Modo Seguro, no entanto, ainda é um mistério.

Com informações: Engadget

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados