Windows 10 remove atalho inútil para pasta Objetos 3D após atualização

O atalho foi criado em 2017 na primeira grande atualização entregue para o Windows 10, mas poucas pessoas realmente utilizam

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pasta Objetos 3D no Windows 10 (Imagem: reprodução/Microsoft)
Pasta Objetos 3D no Windows 10 (Imagem: reprodução/Microsoft)

A Microsoft liberou uma nova atualização dentro de seu programa de testes do Windows 10, que tem, junto das alterações, a eliminação do atalho para a pasta Objetos 3D. Mesmo com a novidade alterando a forma como o Explorador de Arquivos exibe diretórios importantes, o destino continua ativo dentro do sistema operacional.

Você pode nem sequer ter ideia de que dentro do Windows 10 existe uma pasta específica para armazenar objetos tridimensionais. Ela tem nome de Objetos 3D e é tão especial para a Microsoft, que já nasceu com destaque dentro do Explorador de Arquivos. Lá ela tem o mesmo nível de importância quanto os diretórios “Área de Trabalho”, “Documentos”, “Downloads”, “Imagens”, “Músicas” e “Vídeos”.

A pasta Objetos 3D nasceu junto da atualização chamada Creator Update de 2017, conhecida como o primeiro grande update para o sistema operacional da Microsoft. Com essa versão um novo Paint foi inserido e ele passou a também tratar objetos em três dimensões. A empolgação com o tridimensional foi tão grande, que o Windows 10 recebeu uma pasta especial para armazenar esse tipo de conteúdo e com atalho reservado para locais importantes dentro do Explorador de Arquivos.

Você, como eu, muito provavelmente nunca passou nem por perto da pasta Objetos 3D e só tratou sua representação na abertura do Explorador de Arquivos como “um diretório que está lá, mas eu nem sei pra que serve”. Pois bem, quase quatro anos depois da Microsoft colocar o atalho de presente para todos, ele vai sumir.

A mudança deu as caras na build 21322 do Windows 10, liberada no canal de desenvolvedores do programa Insider, local onde testes do sistema operacional da casa acontecem.

Na nota de lançamento desta versão de testes, a Microsoft diz que “a pasta Objetos 3D não será mais exibida como uma pasta especial no Explorador de Arquivos após a atualização desta build”.

Atalho removido, mas a pasta continua no Windows 10

A Microsoft afirma que a remoção do atalho que leva para a pasta não significa o fim do destino dentro do sistema operacional. Ela continuará viva no Windows 10 e se você é um dos usuários que utiliza este local, precisará chegar lá utilizando o comando %userprofile% no Explorador de Arquivos, ou então basta ir até o Painel de navegação e ativar a opção “Mostrar todas as pastas”.

Outras novidades menos impactantes também estão presentes nesta versão de testes do Windows 10. A mais importante, ao menos para a minha experiência, é que arquivos deletados na Área de trabalho realmente terão os ícones removidos. Este bug faz com que, em algumas vezes, uma pasta ou qualquer outro item neste local continue visível mesmo depois de arrastado para a lixeira – ele some apenas quando o desktop é atualizado.

Por outro lado, problemas já são conhecidos nesta build e um deles faz o Windows Update exibir atualizações como opcionais e mandatórias ao mesmo tempo.

Mesmo com a build do Windows 10 presente no canal de testes, ainda não existe previsão para a chegada da atualização dentro da versão estável, que é distribuída para todos os usuários.

Com informações: BleepingComputer e Microsoft.

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados