Facebook quer colocar reconhecimento facial em óculos inteligentes

A empresa de Mark Zuckerberg está estudando as questões legais e relacionadas à privacidade que envolvem uso da tecnologia

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Project Aria

Óculos inteligentes do Facebook podem ter reconhecimento facial (Imagem: Divulgação)

O Facebook vem trabalhando no desenvolvimento de seus óculos inteligentes e, além de realidade aumentada, estaria cogitando a inclusão de reconhecimento facial no dispositivo – mas a adoção do recurso pode ser bastante complicada. De acordo com o BuzzFeed News, a empresa está estudando minuciosamente as implicações legais que envolvem a tecnologia para evitar problemas com questões de privacidade.

Segundo Andrew Bosworth, vice-presidente de realidade aumentada e virtual do Facebook, “o reconhecimento facial é um tópico extremamente controverso, e por boas razões”. O executivo explicou, durante reunião interna na última quinta-feira (25), que a empresa “ainda não sabe como equilibrar” os riscos e benefícios desse recurso.

Um funcionário não identificado levantou um dos principais danos potenciais da tecnologia: a possibilidade de lidar com stalkers, e questionou como respeitar o anonimato de outras pessoas que não estão dispostas a compartilhar dados com o Facebook. A empresa tem muitos receios, especialmente por já ter enfrentado escândalos envolvendo coleta indevida de informações.

Possíveis aplicações do reconhecimento facial

No Twitter, Bosworth reconheceu que o reconhecimento facial teria aplicações interessantes, e citou algumas circunstâncias possíveis. Com o recurso, os usuários conseguiriam, por exemplo, identificar o nome de uma pessoa ao olhar para ela, evitando o constrangimento de dizer que havia esquecido. A função também poderia ajudar pessoas com uma condição de saúde específica que impede a identificação de rostos conhecidos.

No entanto, de acordo com o executivo, a legislação pode barrar esse tipo de uso da tecnologia – o que Andrew Bosworth lamenta: “oportunidades perdidas”.

Ainda assim, os óculos inteligentes estão realmente a caminho, com ou sem reconhecimento facial. Em setembro, Mark Zuckerberg revelou que a parceria do Facebook com a empresa que controla a marca Ray-Ban, apesar de não detalhar mais o projeto. A expectativa é de que o produto seja anunciado até o final de 2021.

Com informações: BuzzFeed News

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados