Início » Gadgets » RIM revela o tablet BlackBerry PlayBook

RIM revela o tablet BlackBerry PlayBook

Avatar Por

Os executivos da Research In Motion (RIM) ainda estão no palco da Devcon, onde agora há pouco eles apresentaram o iPad killer para aquelas pessoas que já estão acostumadas com o ecossistema BlackBerry. Não, o aparelho não vai se chamar BlackPad, como todos os rumores sugeriam. Em vez disso o tablet "pronto para empresas" foi nomeado como PlayBook.
As primeiras informações que temos sobre o PlayBook dão conta de que se trata de um tablet de respeito, com espessura de apenas 9,7 mm e 400 g de peso. O visor touchscreen será de 7 polegadas (resolução de 1024x600 pixels), menor do que o iPad. O processamento ficará por conta de um processador dual-core Cortex A9 de 1 GHz, com mais 1 GB de memória RAM. Aqueles ávidos por desempenho agradecem!

Em temos de software, o BlackBerry PlayBook vai rodar uma plataforma desenvolvida pela RIM, cuja origem está na empresa QNX, recentemente comprada pela RIM e que desenvolve sistemas para automóveis. O navegador do aparelho será baseado no WebKit, que vem sendo muito elogiado nos últimos tempos, com acesso a conteúdos construídos em HTML5.

Além disso, o PlayBook vai rodar Flash tranquilamente (Chupa, Apple!). De acordo com o anúncio em vídeo do aparelho, trata-se de um produto "Flash-loving" (apaixonado por Flash).

Confira abaixo o vídeo de apresentação do PlayBook:


(YouTube)

Durante a apresentação do PlayBook, os responsável pelo aparelho deixaram claro que ele deverá ser usado em especial por profissionais. Um exemplo de funcionalidade que esse público vai adorar é a edição de apresentações, com saída HDMI para que, imediatamente assim que o trabalho estiver pronto, o profissional possa mostrá-lo em algum LCD ou projetor de alta definição (1080p).

Completam a lista de recursos do PlayBook: duas câmeras HD, uma na frente (de 3 MP) e outra na parte traseira do produto (de 5 MP); e pareamento com aparelhos BlackBerry via Bluetooth. Falando de conectividade, o tablet da RIM vai funcionar com Wi-Fi nos padrões 802.11 a/b/g/n. Nada de 3G, ao que tudo indica.

A RIM ressaltou que a abordagem para criação de aplicativos para o Tablet OS será concentrada em web apps, baseadas ou nas tecnologias do HTML 5 (incluindo CSS e JavaScript), ou nas tecnologias do Flash (usando as ferramentas da Adobe).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Hernani
PRECISO de 1
@JoaoPedroSachet
De duas, uma: Ou a Adobe vai fazer uma versão especial do flash pra tablet [q roda um sistema próprio] Ou a bateria vai ser um descaso com o consumidor [iPad 1 x Flash 0]
j2k
agora sim eu vi vantagem!! se cumprir o que promete (e tem arsenal pra isso) fará um sucesso daqueles
Cássio
"QNX, recentemente comprada pela RIM e que desenvolve sistemas para automóveis" com certeza a RIM terá uma parceria com as baterias MOURA :D (piada pronta, não resisti)
Turdin
Aguardando preço e reviews, quem sabe esse seja meu tablet =)
@diegonei
Hands on... ou quase: http://crackberry.com/blackberry-playbook-hands-video
Guilherme Mac
Sendo ARM já está no lucro
Bruno Gall
Não esqueça que o Galaxy Tab promete também
kylefurtado
Espero um hands-on também, e creio que a base desse tablet seja "Tablet para executivos"
Wilson
tem outro fator decisivo pra tablets também, já que elas são supostamente um computador secundario o preço não pode ser muito elevado né... e com tanto poder, não imagino um preço muito amigável...
Thássius Veloso
Essa é uma boa pergunta.
Pedro
Tudo muito lindo, processador dual-core, muita memoria, multitasking, flash... quero só ver como fica a bateria nessa brincadeira toda.
Ézyo Lamarca
Acho que vai rodar uma versão do QNX.
Pedro Moisés
Finalmente um concorrente de verdade para o iPad
@AntonioVeras
iPad? Que nada.
Tux
Certo, na propaganda tudo é bonito. Esperando um hands-on dele.
Wilson
A Maçã tá tendo orgasmos múltiplos depois dessa chupada de conceito (smartphone ampliado) e da interface do multitasking