Os executivos da Research In Motion (RIM) ainda estão no palco da Devcon, onde agora há pouco eles apresentaram o iPad killer para aquelas pessoas que já estão acostumadas com o ecossistema BlackBerry. Não, o aparelho não vai se chamar BlackPad, como todos os rumores sugeriam. Em vez disso o tablet “pronto para empresas” foi nomeado como PlayBook.

As primeiras informações que temos sobre o PlayBook dão conta de que se trata de um tablet de respeito, com espessura de apenas 9,7 mm e 400 g de peso. O visor touchscreen será de 7 polegadas (resolução de 1024×600 pixels), menor do que o iPad. O processamento ficará por conta de um processador dual-core Cortex A9 de 1 GHz, com mais 1 GB de memória RAM. Aqueles ávidos por desempenho agradecem!

Em temos de software, o BlackBerry PlayBook vai rodar uma plataforma desenvolvida pela RIM, cuja origem está na empresa QNX, recentemente comprada pela RIM e que desenvolve sistemas para automóveis. O navegador do aparelho será baseado no WebKit, que vem sendo muito elogiado nos últimos tempos, com acesso a conteúdos construídos em HTML5.

Além disso, o PlayBook vai rodar Flash tranquilamente (Chupa, Apple!). De acordo com o anúncio em vídeo do aparelho, trata-se de um produto “Flash-loving” (apaixonado por Flash).

Confira abaixo o vídeo de apresentação do PlayBook:

(YouTube)

Durante a apresentação do PlayBook, os responsável pelo aparelho deixaram claro que ele deverá ser usado em especial por profissionais. Um exemplo de funcionalidade que esse público vai adorar é a edição de apresentações, com saída HDMI para que, imediatamente assim que o trabalho estiver pronto, o profissional possa mostrá-lo em algum LCD ou projetor de alta definição (1080p).

Completam a lista de recursos do PlayBook: duas câmeras HD, uma na frente (de 3 MP) e outra na parte traseira do produto (de 5 MP); e pareamento com aparelhos BlackBerry via Bluetooth. Falando de conectividade, o tablet da RIM vai funcionar com Wi-Fi nos padrões 802.11 a/b/g/n. Nada de 3G, ao que tudo indica.

A RIM ressaltou que a abordagem para criação de aplicativos para o Tablet OS será concentrada em web apps, baseadas ou nas tecnologias do HTML 5 (incluindo CSS e JavaScript), ou nas tecnologias do Flash (usando as ferramentas da Adobe).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados