Início » Aplicativos e Software » O que é Java? [Guia para iniciantes]

O que é Java? [Guia para iniciantes]

Saiba o que é Java, uma linguagem de programação e plataforma de software muito popular na criação de sites e aplicativos

Diego MeloPor

Se você já utilizou um internet banking, provavelmente deve ter visto um aviso para instalar ou atualizar o Java. A tecnologia é uma das mais utilizadas do mundo, e engloba tanto uma plataforma de software quanto uma linguagem de programação. Saiba o que é Java, como ela funciona e suas principais utilizações.

O que é Java / Christina Morillo / Pexels

Saiba o que é Java (Imagem: Christina Morillo / Pexels)

O que é Java?

Java é uma linguagem de programação e um ambiente computacional criado pela Sun Microsystems na década de 90, sendo posteriormente adquirido pela Oracle.

Devido a possibilidade de escrever o código apenas uma vez e rodá-lo em diferentes dispositivos, a tecnologia logo se tornou popular, passando a ser implementada em praticamente qualquer lugar, desde sites e computadores até datacenters, celulares, calculadoras, videogames, etc.

Linguagem de programação

Como linguagem de programação, o código Java é baseado em classes e orientado a objetos, com foco em segurança, portabilidade e alta performance.

Também tem como principais características uma sintaxe similar a C/C++, extensa biblioteca de rotinas e APIs para trabalhar com recursos de rede, e um poderoso gerenciamento automático de memória.

Diferente de outras linguagens de programação, o software não é compilado em “código nativo” para ser executado diretamente pelo computador, mas sim em um código intermediário chamado “bytecode”, que então é interpretado e executado pela máquina virtual Java (JVM, na sigla em inglês).

Dessa forma, um sistema ou aplicação criado em Java torna-se muito mais portátil, podendo ser rodado em praticamente qualquer ambiente ou dispositivo no qual o Java Virtual Machine esteja instalado.

Veja abaixo um exemplo de código que exibe a mensagem “Olá, mundo!”.

public class OlaMundo {
   public static void main(String[] args) {
      System.out.println("Olá, mundo!");
   }
}

Plataforma de Software

Como plataforma, o Java é composto de um grande número de tecnologias que se dividem entre o ambiente de desenvolvimento e de execução de software.

Existem três plataformas principais que englobam as ferramentas necessárias para criação e execução de softwares e sistemas, incluindo a máquina virtual (JVM), o Kit de Desenvolvimento (Java Development Kit, ou JDK na sigla em inglês), o compilador, e outras ferramentas utilitárias. São elas:

  • Java SE (Java Platform, Standard Edition): plataforma base, com as bibliotecas comuns e o ambiente de execução padrão;
  • Java EE (Java Platform, Enterprise Edition): com os recursos adicionais para desenvolvimento de aplicações corporativas;
  • Java ME (Java Platform, Micro Edition): voltada para aplicações móveis e de sistemas embarcados.

Os usuários finais costumam interagir apenas com a máquina virtual (JVM). O JVM é o programa responsável por compilar, executar e gerenciar as aplicações. Para os sistemas operacionais Windows, Linux e macOS, a plataforma pode ser baixada gratuitamente pelo site oficial. Programadores e estudantes podem acessar o portal de desenvolvedores da Oracle para saber mais sobre a tecnologia.

Com informações: Guru99

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando