Início » Jogos » Como jogar Overwatch [Guia para iniciantes]

Como jogar Overwatch [Guia para iniciantes]

Porque o mundo precisa de heróis: confira nossas dicas e aprenda como jogar Overwatch, um dos jogos de tiro mais populares

Ronaldo GogoniPor

Overwatch é um FPS (jogo de tiro em primeira pessoa) cooperativo, e um dos mais populares do gênero desde seu lançamento. O título da Blizzard é focado em confrontos online entre times, e é estrelado por dezenas de heróis, cada um com habilidades e jogabilidade diferentes, além de serem extremamente carismáticos. Confira a seguir nossas dicas de como jogar Overwatch.

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

O que é Overwatch?

É um jogo de tiro em primeira pessoa online, desenvolvido pela Blizzard, sendo a quarta franquia original mantida atualmente pela empresa, junto com Warcraft, Diablo, Starcraft e seus derivados, além do crossover Heroes of the Storm.

O título possui uma jogabilidade similar a de títulos como Team Fortress 2 e Counter-Strike: Global Offensive, mas integrando elementos vindo de MOBAs como League of Legends e DOTA 2, além do próprio Heroes, que foi lançado depois de Overwatch e conta com alguns de seus heróis.

O jogo em si não possui um modo história, mas conta com diversos modos de jogo, desde o cooperativo entre times ao PvE (jogadores contra o ambiente) sazonal, disponível durante eventos. Atualmente o game conta com mais de 30 heróis divididos em 3 categorias, cada um com armas, habilidades e estilo de jogo diferentes.

Em que plataformas está disponível?

Overwatch foi lançado para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e Windows, e pode ser jogado também no PS5 e Xbox Series X|S via retrocompatibilidade.

Quais são os requisitos para jogar no PC?

ComponenteConfigurações mínimasConfigurações recomendadas
ProcessadorIntel Core i3 ou AMD Phenom X3 8650Intel Core i5, AMD Phenom II X3 ou superior
Memória RAM4 GB6 GB
Placa de vídeoNvidia GeForce GTX 460, ATI Radeon HD 4850 ou integrada Intel HD Graphics 4400Nvidia GeForce GTX 660, AMD Radeon HD 7950 ou superior
Espaço em disco30 GB30 GB
Sistema operacionalWindows 7, 8 ou 10 de 64 bitsWindows 7, 8 ou 10 de 64 bits

1. Aprenda a jogar com mais de um personagem

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Overwatch possui um elenco de dezenas de heróis, divididos nas categorias Dano (os principais atacantes), Tanque (os mais resistentes, ideais para atravessar as defesas dos adversários) e Suporte (que concedem cura e mudanças de status). O jogo incentiva a criação de times equilibrados, onde cada um deverá desempenhar seu papel para conseguir a vitória.

Exatamente por isso, jogar com apenas um personagem ou com apenas os de uma mesma categoria não é ideal. É importante ser flexível e jogar junto com o time, ao invés de ser individualista, o que pode ser meio caminho andado para a derrota.

2. Fique atento ao objetivo

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Cada mapa possui uma condição de vitória nas batalhas entre times. Ao invés de bancar o Lobo Solitário e jogar por conta própria, é importante que todos estejam sintonizados no objetivo, que pode ser escoltar a carga até o destino (ou impedir o time adversário de concluir a tarefa), disputar pontos de controle, ou capturar a bandeira inimiga.

Ao não jogar com o time em Overwatch, você pode prejudicar o esforço de todos e facilitar a derrota, então aprenda a prestar atenção no que é preciso fazer para vencer a batalha e se mantenha dentro do plano. Jogar com o chat de voz ativo é uma boa forma de coordenar as ações.

3. Não fique parado

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Há um nome para quem fica parado em um jogo de tiro competitivo, e é “alvo”. Em Overwatch isso não é diferente, especialmente com a presença de heróis franco-atiradores (snipers), como Ana e Widowmaker. Esta em especial possui uma habilidade que lhe permite ver através das paredes, assim como Hanzo, facilitando identificar onde os oponentes estão.

Para evitar ser constantemente mandado para a sala de respawn, fique se movimentando o tempo todo. Isso dificulta as coisas para jogadores que usam esses heróis, que são mais efetivos quando usados em tocaias, para pegar os desprevenidos e distraídos.

4. Aproveite a espera para treinar

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

Overwatch conta com um modo de espera onde você pode jogar partidas livres, sem objetivos ou limites, enquanto espera que o servidor do jogo reúna os jogadores para a batalha. Ele é excelente para treinar com seu herói, bem como estudar os mapas e definir rotas quando o combate for para valer.

Ele também é muito bom para que os jogadores treinem com outros heróis diferentes daqueles com os quais estão acostumados, principalmente para se tornarem mais flexíveis em partidas, e estudar os pontos fortes e fracos de cada herói, a fim de traçar estratégias para quebrar suas defesas.

5. A união faz a força

Overwatch (Imagem: Divulgação/Blizzard Entertainment)

A frase acima pode ser um jargão clichê, mas em Overwatch ela é uma verdade absoluta. O jogo foi desenvolvido com um forte apelo à parte cooperativa, e quem segue o estilo “eu trabalho sozinho” não irá longe, e destruirá as chances de seu time vencer.

Desde a escolha de heróis às estratégias durante a partida, sempre mantenha em mente que o objetivo coletivo é essencial para a vitória, e quando os membros da equipe, sem exceções, trabalham em conjunto, ela virá naturalmente, para a satisfação de todos.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando