Xfce para Linux melhora gerenciador de tarefas e Thunar em nova versão

Tradicional ambiente de desktop para Linux, Xfce teve nova versão em dezembro (2020) e trouxe mais melhorias em fevereiro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Layout padrão do Xfce 4.16 (imagem: Sean M. Davis)
Layout padrão do Xfce 4.16 (imagem: Sean M. Davis)

Com 25 anos de existência, o Xfce é um ambiente gráfico para desktop bastante popular entre usuários de Linux (e outros sistemas baseados em Unix) por sua leveza e facilidade de uso. No final de 2020, o Xfce 4.16 foi lançado e trouxe vários avanços para a sua interface. Mas novidades continuam chegando: o Xfce 4.16.3, anunciado em fevereiro, melhora o gerenciador de arquivos Thunar, por exemplo.

Quando o Xfce 4.16 foi liberado, a principal novidade da versão girou em torno da plena adoção do GTK3, ambiente de desenvolvimento específico para interfaces e, naturalmente, mais avançado que a versão anterior, o GTK2.

Na ocasião, o gerenciador de arquivos Thunar também foi atualizado. A ferramenta recebeu a opção de permitir que o usuário pause uma operação de copiar ou mover arquivos e passou a possibilitar transferências com fila de espera, por exemplo.

Com o Xfce 4.16.3, os ajustes no Thunar continuaram. O gerenciador agora pode exibir todos os volumes de armazenamento existentes por padrão, corrige falhas e atualiza as traduções para diversos idiomas (incluindo o português).

Task Manager do Xfce (imagem: Twitter/XfceNation)

Task Manager do Xfce (imagem: Twitter / XfceNation)

O gerenciador de tarefas (Task Manager) do Xfce também ganhou correções para bugs e agora tem um padrão de cor que funciona tanto com temas claros quanto escuros.

Já a barra de tarefas do Xfce (Xfce Panel) também foi atualizada para adicionar uma documentação mais moderna e traduções mais recentes, bem como para suportar novos layouts: o Xfce 4.16 (padrão), o Cupertino (em alusão ao macOS) e o Redmond 7 (remete ao Windows).

Layout Redmond 7 do Xfce (imagem: Sean M. Davis)

Layout Redmond 7 do Xfce (imagem: Sean M. Davis)

Outras novidades incluem atualizações de plugins e no Mousepad, editor de textos padrão do ambiente de desktop.

São mudanças pequenas se olharmos só para o Xfce 4.16.3. No entanto, elas jogam luz para os esforços contínuos que permitem que um projeto como esse exista por tanto tempo e, com isso, mantenha a relevância.

Mais detalhes no site oficial do Xfce.

Com informações: 9to5Linux.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados