Como jogar God of War [Guia para iniciantes]

Veja como jogar God of War, entenda os principais elementos do game e confira dicas que vão facilitar o caminho de Kratos na mitologia nórdica

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Como jogar God of War
Como jogar God of War (Imagem: Reprodução / Santa Monica Studio)

God of War é sétimo game da série protagonizada pelo espartano matador de deuses, Kratos. Este título da franquia é ambientado na mitologia nórdica e apresenta muitas mudanças em relação à estrutura dos jogos apresentados pelo estúdio Santa Monica. Acompanhe o guia e veja como jogar God of War para facilitar sua evolução no game.

God of War: uma sequência que também é um reboot

O jogo foi lançado em 2018 para PlayStation 4 e para entender como jogar God of War é preciso aceitar as mudanças que o game trouxe à série. Duas delas são muito importantes.

A principal é que o tudo se passa na mitologia nórdica. Até porque, convenhamos, Kratos aniquilou grande parte dos deuses gregos mais importantes.

A outra mudança é na jogabilidade. Antes o jogo era um “hack and slash” com câmeras fixas e elementos de plataforma. God of War de 2018 é um jogo em terceira pessoa com câmera posicionada atrás do personagem, foco na exploração de cenários e alguns elementos de roguelike.

O protagonista está mais velho, menos raivoso, porém não menos brutal. Durante o game, Kratos deve proteger seu filho Atreus e descobrir qual é o seu papel em uma trama que envolve os deuses e entidades da mitologia nórdica.

Confira algumas dicas para facilitar sua vida em God of War.

1. Destrua tudo o que puder no cenário

Uma das principais novidades em God of War é a presença de “loot”, ou seja, há muitos elementos que podem ser destruídos para gerar recompensas. Por essa razão, não deixe passar nada. Se algo aparenta ser destrutível, vá lá e quebre.

2. Melhore as habilidades de Atreus

Como jogar God of War
Atreus em God of War (Imagem: Reprodução / Santa Monica Studio)

Atreus, o filho de Kratos nos acompanha durante toda a jornada. Você pode, inclusive, comandá-lo para atirar flechas nos inimigos.

No início do game, os ataques do garoto causam pouco dano e ele não é muito participativo nos combates. Ao aumentar seus atributos, Atreus fica mais agressivo, causa mais danos e pode até mesmo imobilizar inimigos.

3. Entenda como funcionam os atributos de Kratos

Como jogar God of War
Tela de status God of War (Imagem: Reprodução/ Santa Monica Studio)

Devido a mudança de gameplay, a série recebeu alguns elementos de RPG, como equipamentos especiais e pontos de atributos.

Entre os pontos mais importantes é entender como os atributos podem afetar a gameplay: se você usa muitas magias, vale aumentar os status de Runic e Cooldown – O primeiro aumenta os danos que suas magias podem causar, enquanto o segundo diminui o tempo necessário para usar uma magia novamente.

4. Pratique o desapego e venda itens de nível mais baixo

Devido ao sistema de loot em conjunto com o aumento de níveis do personagem, é importante praticar o desapego e vender os itens de níveis mais baixos, pois acabam ficando inúteis.

Algumas vezes você pode ter um item de nível mais baixo cheio de upgrades e que aparentemente é melhor que um equipamento de nível mais alto sem upgrades. Contudo, é melhor vender o item de nível mais baixo e investir em melhorias para o item de nível mais alto que poderá receber muito mais upgrades.

5. Fique de olho no bestiário

Essa dica parece vinda de Castlevania. O bestiário do game é um livro desenhado por Atreus com informações sobre os inimigos que são encontrados.

Conforme você enfrenta o mesmo tipo de inimigo, mais informações sobre ele são obtidas. Fique atento, pois o livro dá dicas de como encontrar fraquezas nos adversários.

6. Teste runas diferentes para conhecer outras magias

As runas em God of War substituem as magias dos deuses dos títulos anteriores. Muitas delas podem ser encontradas ou compradas e cada uma garante ataques diferentes.

Os ataques das runas se dividem em dois grupos: os que causam muito dano em um adversário, mas normalmente possuem curto alcance ou aqueles que causam menos dano, porém podem acertar grupos de inimigos por terem uma área de acerto maior.

Claro que com o tempo você vai eleger suas preferidas, mas sempre vale fazer alguns testes, pois determinada magia pode ser muito efetiva contra um tipo de inimigo.

Como jogar God of War
Magias com runas em God of War (Imagem: Reprodução / Santa Monica Studio)

7. Saiba utilizar o machado de Kratos

Neste game a arma principal de Kratos é o machado “Leviathan”. Além de ter a função de arma, o machado também pode ser utilizado como ferrameta para resolver quebra-cabeças e encontrar segredos. Fique ligado nos cenários para ver se existem locais em que o machado pode ser arremessado para liberar alguma passagem.

O machado tem dois tipos de arremesso:

  • Vertical (R2) – Neste arremesso o machado pode se prender ao inimigo e congelá-lo;
  • Horizontal (R1) – Pode jogar inimigos para o ar, gerando a possibilidade de acertá-lo sem defesa.

8. Use o cenário a seu favor

Em muitos cenários há paredes e pedras que podem ser utilizados para causar mais dano aos inimigos. Iniciar uma sequência de ataques perto de um desses objetos fará Kratos usá-los para realizar ataques mais poderosos.

Em locais onde existem penhascos, não pense duas vezes. Jogue os inimigos para fora. Não é necessário se preocupar com o loot, pois ele vai aparecer na borda dos locais onde inimigos foram arremessados.

9. Complete as missões secundárias

Como o game estimula a exploração, existem muitas missões secundárias. Não deixe de encarar esses objetivos porque todas as missões garantem experiência extra, outras podem render itens raros e você ainda acaba conhecendo muito mais sobre o mundo do game.

Requisitos para rodar God of War

O jogo está disponível para PlayStation 4 e pode ser jogado no PlayStation 5 via retrocompatibilidade.

Em fevereiro de 2021 a versão de PS5 recebeu atualizações que melhoram a performance do game, podendo exibir imagens em 4k e rodar a 60fps.

O game chegou aos PCs em 2022 com resolução em 4k e suporte a DLSS, recurso das placas da Nvidia que permite renderizar imagens em altas resoluções exigindo menos do hardware do PC. Confira os requisitos para rodar God of War no PC.

Requisitos MínimosRequisitos Recomendados
Sistema Operacional: Windows 10 64-bitSistema Operacional: Windows 10 64-bit
Processador: Intel i5-2500k (4 core 3.3 GHz) ou AMD Ryzen 3 1200 (4 core 3.1 GHz)Processador: Intel i5-6600k (4 core 3.5 GHz) ou AMD Ryzen 5 2400 G (4 core 3.6 GHz)
Memória: 8 GB de RAMMemória: 8 GB de RAM
Placa de vídeo: NVIDIA GTX 960 (4 GB) ou AMD R9 290X (4 GB)Placa de Vídeo: NVIDIA GTX 1060 (6 GB) ou AMD RX 570 (4 GB)
DirectX: 11DirectX: 11
Armazenamento: 70 GB (Recomendável SSD)Armazenamento: 70 GB (Recomendável SSD)
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre god of war na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados