Início » Aplicativos e Software » Comunidade OpenOffice se separa da Oracle e cria LibreOffice

Comunidade OpenOffice se separa da Oracle e cria LibreOffice

Por
9 anos atrás

A comunidade de mantenedores do OpenOffice andava preocupada com o rumo que a suíte de aplicativos teria depois que a Oracle comprou a Sun. Afinal a empresa demonstrou pouco interesse no software, com poucas releases novas desde o começo do ano e com o anúncio de que estaria lançando um pacote similar baseada na nuvem, mas sob uma licença proprietária. Temendo o pior, os membros mais ativos da comunidade OpenOffice.org criaram um fork da suíte e batizaram-na de LibreOffice.

"Abre o código-fonte, e manda substituir 'Open' por 'Libre'. Perfeito!"

Algumas empresas, como Google, Novell e Red Hat, já estão dando suporte ao projeto que criou o LibreOffice, chamada The Document Foundation. A Oracle foi convidada a participar do grupo e até mesmo liberar a marca Openoffice.org para a comunidade. Enquanto a empresa não se manifesta contra ou a favor, o projeto do office livre continuará atendendo pelo nome LibreOffice.

Um detalhe importante é que aqui no Brasil o impacto na mudança de nome não será tão grande, já que por um detalhe jurídico a marca é conhecida e distribuída como BROffice e ela não deverá ser alterada.

Para saber mais sobre o projeto e até contribuir, visite a página oficial do LibreOffice.