Início » Aplicativos e Software » Comunidade OpenOffice se separa da Oracle e cria LibreOffice

Comunidade OpenOffice se separa da Oracle e cria LibreOffice

Avatar Por

A comunidade de mantenedores do OpenOffice andava preocupada com o rumo que a suíte de aplicativos teria depois que a Oracle comprou a Sun. Afinal a empresa demonstrou pouco interesse no software, com poucas releases novas desde o começo do ano e com o anúncio de que estaria lançando um pacote similar baseada na nuvem, mas sob uma licença proprietária. Temendo o pior, os membros mais ativos da comunidade OpenOffice.org criaram um fork da suíte e batizaram-na de LibreOffice.

"Abre o código-fonte, e manda substituir 'Open' por 'Libre'. Perfeito!"

Algumas empresas, como Google, Novell e Red Hat, já estão dando suporte ao projeto que criou o LibreOffice, chamada The Document Foundation. A Oracle foi convidada a participar do grupo e até mesmo liberar a marca Openoffice.org para a comunidade. Enquanto a empresa não se manifesta contra ou a favor, o projeto do office livre continuará atendendo pelo nome LibreOffice.

Um detalhe importante é que aqui no Brasil o impacto na mudança de nome não será tão grande, já que por um detalhe jurídico a marca é conhecida e distribuída como BROffice e ela não deverá ser alterada.

Para saber mais sobre o projeto e até contribuir, visite a página oficial do LibreOffice.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

fernanda
Nossa, eu reparei que o nome havia mudado e os ícones dos programas mas achei muito legal e clean o novo estilo. E todos os meus arquivos abrem normalmente, entao para mim tá óoootemo.
kylefurtado
Qualquer um. Ou todos. q
Breno Luiz
Tomara que continue tão bom quanto ele é... se bem que só mudou de nome mesmo... ;)
Guilherme Mac
é só entrar em contato com os responsáveis do projeto. por exemplo, no KDE: http://www.kde.org/community/getinvolved/art/
Breno Luiz
[3]
Rodrigo Muniz
E comofas/ para ser designer no projeto? Sempre quis colaborar com interfaces do Linux e nunca encontrei meios de entrar na parada.
lekegf
Caraca eu achei o nome maneiro, só mudou do inglês para o espanhol. Aqui no Brasil vai ficar BrOffice mesmo... Talvez o LibreOffice passe a ser O NOVO OpenOffice (inclusive com o mesmo nome), e não UM NOVO OpenOffice. Mas dai são é outros quinhentos...
Guilherme Mac
Não sei pq negativaram, mas é verdade. Mandei um comentário, sem qualquer coisa polêmica, link, palavrão ou frase de duplo sentido, e não foi. Qdo eu tento mandar novamente diz que não posso mandar o mesmo texto... mas cadê o comentário?
Hernani
O dificil é saber qual presta ¬¬
j2k
no final das contas não vai mudar nada... não vejo confusão alguma aí... é a mesma (boa) suite de sempre...
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
StarOffice, OpenOffice, BrOffice, LibreOffice, isso começa a dar um nó em minha cabeça...
Guilherme Mac
Vai ser a primeira vez (não contando quando era StarOffice, que era um conceito totalmente diferente).
fredson
Quantas vezes a suite ja mudou de nome?
Bruno Gall
[2]
Guilherme Mac
Não sabia que o antispam bloqueava texto sem links, sem palavrão ou qualquer coisa parecida o_O
Exibir mais comentários