WhatsApp terá envio de imagens temporárias que somem após serem vistas

WhatsApp começou a testar o envio de imagens temporárias igual ao do Instagram Direct, mas recurso permite fazer captura de tela

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
WhatsApp (imagem: Anton/Pexels)
WhatsApp terá envio de imagens temporárias que somem após serem vistas (Imagem: Anton/Pexels)

O WhatsApp lançou no ano passado o recurso de mensagens autodestrutivas que apaga conversas depois de um período em grupos e chats privados. Agora, o mensageiro do Facebook está aprimorando isso e deve disponibilizar a configuração de mensagens temporárias para imagens.

WhatsApp testa envio de imagens temporárias

Os screenshots do recurso em funcionamento foram divulgados pelo WABetaInfo. Nas capturas, podemos ver que o aplicativo recebeu um botão redondo ao lado da caixa de texto. É por ali que o usuário pode ativar a mensagem autodestrutiva e, após clicar nele, surge este aviso: “Esta mídia desaparecerá, assim que você sair deste bate-papo”.

 Imagens temporárias em teste no WhasApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Imagens temporárias em teste no WhasApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Basicamente, é mesmo o conceito do Instagram Direct, que permite enviar registros e definir se o remetente pode abrir o conteúdo por várias vezes ou apenas uma vez.

A pessoa que receber a imagem ficará ciente que aquele conteúdo será excluído logo em seguida. O botão azul para ativar a imagem temporária conta com um número, portanto, muito provavelmente, o WhatsApp deve permitir que o usuário defina um tempo para que a fotografia seja excluída.

Recurso do WhatsApp ainda não bloqueia captura de tela

O site XDA-Developers, no entanto, faz uma observação importante: a plataforma não bloqueia captura de tela das imagens temporárias enviadas. Além disso, o destinatário não recebe nenhum aviso sobre printscreens feitos pelo remetente, o que acaba fazendo o recurso ser menos confiável. O WhatsApp, claro, ainda está testando a novidade, então pode ser que eles aprimorem isso antes de disponibilizar para todo mundo. Ainda não há data para o lançamento oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Relacionados