Quem usa Android ou iPhone já está acostumado com o conceito de App Store, um canal para buscar downloads de Apps e ao mesmo tempo ajudar a mantê-las atualizadas. Desconsiderando as questões polêmicas de aprovação da App Store, sabemos que atualização de versões de programas de forma descentralizada tem suas desvantagens. Ter uma ferramenta que checa e mantém seus aplicativos em dia pode ser muito prático.

Abaixo eu listo algumas opções para quem usa o Mac OS, sistema da Apple.

AppFresh

O AppFresh ainda está em desenvolvimento inicial, ele já ajuda a manter as apps em dia. E na verdade vai além das apps: o aplicativo faz uma varredura em tudo que está instalado no Mac, desde widgets do Dashboard até novos paineis de preferências mostrando a versão mais recente e marcando com um ícone azul aqueles que precisam ser atualizados.

É só selecionar os desatualizados, clicar no ícone de Update e esperar que ele faça o download e instalação automática. Um função extra é que a AppFresh também verifica atualizações oficiais da Apple para o sistema operacional, do mesmo jeito que faz a Atualização de Software.

Download | AppFresh
Baixatudo | App Fresh

LogicielMac Update

Apesar de não se mostrar não eficiente no que diz respeito a quantidade de Apps encontradas, o LogicielMac Update deu um banho em relação à velocidade e simplicidade. Ele roda na Menubar próximo ao relógio e faz quase todo o trabalho sozinho. Ainda dá a opção de ignorar aplicativos em suas preferências.

Download | LogicielMac Update
Baixatudo | LogicielMac Update

Application Update Widget

Integrado ao site MacUpdate é bem direto e simples, como todo Widget do Dashboard. Clicando em Refresh ele verifica sua pasta de aplicativos e compara com as versões disponíveis no site, dando opções para baixar por lá ou ignorar.

Download | Application Update Widget
Baixatudo | Application Update Widget

MacUpdate Desktop

Único pago desta lista (20 dólares por ano), o MacUpdate Desktop também foi criado pelos caras do MacUpdate, só que é bem mais integrado ao sistema que o Widget que falamos acima. Na verdade o programa é útil para quem já é usuário do site, pois você consegue sincronizar suas Watch Lists e verificar os downloads mais populares do site direto no aplicativo, mantendo tudo em dia.

Download | MacUpdate Desktop
Baixatudo | MacUpdate Desktop

Bodega

É desde a interface, uma legítima loja de aplicativos para Mac categorizada em várias opções como Internet, Música e Produtividade. No Bodega também é possível também as listas de Apps por preço e ver os aplicativos mais bem avaliados pelos usuários. Os programas baixados pela ferramenta são instalados automaticamente e ela também verifica se há versões atualizadas desses que foram baixados e mais alguns que você já tinha instalado manualmente. A proposta da Bodega é bem bacana, mas ainda precisa de umas melhorias na navegação.

Download | Bodega
Baixatudo | Bodega

Agora você não tem mais desculpa para ficar com toneladas de programas desatualizados aí no seu sistema, só porque o processo era manual. Faça sua escolha, automatize o processo e deixe sua pasta de aplicativos novinha em folha.

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Canal Exclusivo

Relacionados