Início » Gadgets » Snapdragon Sound quer melhorar fones de ouvido Bluetooth no Android

Snapdragon Sound quer melhorar fones de ouvido Bluetooth no Android

Qualcomm reúne codecs de baixa latência, cancelamento de ruído e microfones superiores no Snapdragon Sound

Paulo Higa Por

A Qualcomm anunciou nesta quinta-feira (4) o Snapdragon Sound, um conjunto de tecnologias para fones de ouvido Bluetooth. Em uma clara resposta à Apple e aos AirPods, a empresa fechou parcerias com Xiaomi e Audio-Technica para melhorar a captação de áudio, latência e qualidade sonora, especialmente em celulares Android.

Snapdragon Sound (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Snapdragon Sound (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

O Snapdragon Sound reúne várias tecnologias que a Qualcomm já tinha, como os codecs aptX, os chips de áudio Bluetooth (como o QCC514x para fones com cancelamento de ruído) e os processadores Snapdragon da série 8. A diferença é que a Qualcomm vai testar todos os produtos otimizados para o Snapdragon Sound em quesitos como latência, som e conectividade em “instalações dedicadas em Taiwan”.

Snapdragon Sound permite fones com baixa latência e melhor captação de áudio

Snapdragon Sound (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Snapdragon Sound (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Os produtos com o selo Snapdragon Sound poderão ter latência de apenas 89 milissegundos, permitindo “maior imersão em games e melhor experiência de consumo de vídeo”. A Qualcomm afirma que isso é 45% mais rápido que os 142 ms da solução da “marca A”, concorrente líder no segmento que não sabemos que é a Apple. Além disso, as músicas poderão ser reproduzidas com amostragem de 96 kHz em 24 bits, o dobro dos 48 kHz da rival.

O codec aptX Voice da Qualcomm promete melhorar a qualidade das chamadas e suporta amostragem de 32 kHz, contra apenas 16 kHz dos fones baseados em mSBC. A empresa diz que essa característica é ainda mais importante no momento atual, com o aumento nas reuniões online e a mudança para o trabalho remoto, já que uma definição de voz superior reduz a fadiga auditiva.

Snapdragon Sound (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Snapdragon Sound (Imagem: Divulgação/Qualcomm)

Os primeiros produtos com a certificação Snapdragon Sound serão anunciados pela Xiaomi e Audio-Technica. A Qualcomm diz que marcas como Bose, Sennheiser, Anker, Bang&Olufsen, Jabra e Edifier já usam suas tecnologias de áudio, e que os melhores celulares no ranking de som do DxOMark (Xiaomi Mi 10 Pro e Asus ROG Phone 3) também apostam na dona do Snapdragon.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando