Início » Celular » SpaceX quer levar 400 satélites Starlink ao espaço de uma vez só

SpaceX quer levar 400 satélites Starlink ao espaço de uma vez só

Atualmente, SpaceX envia 60 satélites Starlink ao espaço por vez; foguete Starship, em desenvolvimento, poderá transportar 400

Emerson Alecrim Por

A SpaceX segue lançando satélites para ampliar a rede Starlink de acesso à internet. A missão mais recente — a quinta do ano — foi cumprida nesta semana e levou 60 unidades ao espaço, a exemplo dos lançamentos anteriores. Mas, para um futuro não muito distante, a companhia comandada por Elon Musk poderá lançar cerca de 400 satélites de uma só vez.

Satélites Starlink (imagem: divulgação/SpaceX)

Satélites Starlink (imagem: divulgação/SpaceX)

Hoje, a rede Starlink conta com mais de mil satélites em operação. O plano da SpaceX é colocar 12.000 satélites em funcionamento para que o serviço de acesso à internet alcance velocidades altas, tenha estabilidade e seja disponibilizado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil — por aqui, assinaturas da Starlink já estão em pré-venda.

Mas, fazer a rede alcançar 12.000 satélites com 60 unidades lançadas por vez torna essa meta demorada e custosa. Imagine então colocar 30.000 satélites em órbita: no longo prazo, essa é a quantidade mínima de unidades com a qual a SpaceX pretende trabalhar.

Para chegar a números tão altos, a companhia contará com uma arma poderosa: o gigantesco foguete Starship, que promete muito mais capacidade de carga do que o Falcon 9 que vem sendo usado para o transporte dos satélites Starlink.

Não que o projeto esteja focado só no transporte dos satélites. O Starship também poderá ser usado em missões tripuladas, por exemplo. Mas, no que diz respeito à rede Starlink, o projeto empolga pela expectativa de que o foguete consiga enviar para o espaço cerca de 400 satélites em uma única viagem.

Com menos viagens, os custos diminuem. Contribui para esse aspecto o fato de o Starship ter sido idealizado para ser reutilizável.

Foguete Starship (imagem: Twitter/Elon Musk)

Foguete Starship (imagem: Twitter/Elon Musk)

Protótipo do Starship explode

O Starship ainda é um projeto em desenvolvimento. Por ora, a SpaceX tem feito testes com protótipos do foguete. Com o teste mais recente, efetuado na quarta-feira (3), a SpaceX comemorou o fato de a unidade identificada como SN10 ter realizado um voo, retornado e pousado.

Nenhum dos protótipos anteriores tinha conseguido aterrissar como o planejado. Motivos para comemorar não faltavam, portanto. O problema é que, segundos após o pouso, chamas surgiram na base do foguete. Pouco tempo depois, uma explosão destruiu o protótipo.

Os protótipos anteriores, SN8 e SN9, também explodiram durante os testes. Mas, de modo geral, esses incidentes são vistos pela companhia como parte do processo.

Logo após a aterrissagem do SN10, Elon Musk manifestou a sua empolgação com o projeto:

A equipe da SpaceX está fazendo um ótimo trabalho! Um dia, a verdadeira medida do sucesso serão os voos regulares da nave espacial.

Elon Musk

Com informações: TechCrunch, Space.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando