Início » Jogos » Como jogar Super Mario Odyssey [Guia para iniciantes]

Como jogar Super Mario Odyssey [Guia para iniciantes]

Vários reinos para explorar podem ser um pouco confusos. Quer ajuda? Então confira dicas de como jogar Super Mario Odyssey

Vivi Werneck Por

Super Mario Odyssey é o game de entrada, da franquia Mario, no Nintendo Switch e leva encanador bigodudo e Cappy em uma jornada por vários mundos para (advinha?) salvar a princesa Peach do obsessivo Bowser. O game é bem divertido de explorar, por isso, dá uma olhada em algumas dicas de como jogar Super Mario Odyssey.

Como jogar Super Mario Odyssey (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Como jogar Super Mario Odyssey [Dicas básicas]

1. Não é necessário usar os controles de movimento

Não é que você nunca deve usá-los, mas não é tão importante assim como o jogo insiste em te apresentar. Em algumas ocasiões, o game tentará te convencer a tirar os Joy-Cons para usá-los com controles de movimento em separado. Nenhum problema nisso, se preferir esse tipo de gameplay.

No entanto, todos os usos extras que são feitos nele também podem ser executados com os Joy-Cons acoplados ao portátil ou usando o Pro Controller. Alguns desses movimentos extras, como o poderoso spin attack, também pode ser reproduzido girando rapidamente o botão analógico até Mario começar a rodopiar. Nesse momento, aperte “Y” para fazer o spin attack.

2. Procure a segunda “Power Moon” escondida

Existem áreas secretas em cada um dos reinos do game. Essas áreas escondem prêmios bônus, como as Power Moons, que podem ser coletadas ao final das câmeras, após completar alguns desafios.

É só pegar o prêmio e sair, certo? Sim, mas antes dê uma olhada com mais atenção ao redor. Isso porque, praticamente, toda área bônus tem mais uma Power Moon estrategicamente escondida.

3. Treine bastante o pulo + mergulho

Você passará boa parte do início jogo praticando os movimentos para arremesso do chapéu, mas não deixe de treinar o combo pulo + mergulho no ar de Mario. O recurso é parecido com o visto em Super Mario 64 e Sunshine, mas Odyssey o tornou bem mais útil.

Para executar o movimento, aperte ZR + Y (quando estiver no ponto mais alto do seu pulo). Assim, Mario vai mergulhar para frente enquanto ainda estiver no ar. Leva um tempinho até pegar o jeito, mas fato que é uma técnica importantíssima – especialmente para alcançar plataformas que o pulo normal não permite.

super-mario-odyssey

Como jogar Super Mario Odyssey (Imagem: Divulgação/Nintendo)

4. Compre todas as Power Moons das lojas

Cada reino de Super Mario Odyssey tem duas lojas, as Crazy Cap Stores (uma amarela e outra roxa). Você pode comprar vários itens como roupas, figurinhas e até objetos para decorar a Odyssey.

No entanto, dê prioridade para comprar logo de cara uma Power Moon na loja amarela por 100 moedas. A dica para não esquecer é: chegou em uma nova região, ou seja, um novo reino, procure a loja amarela e já garanta a Power Moon para ajudar nos upgrades da Odyssey e, assim, poder viajar para outra área.

5. Arrisque-se por Power Moons

Coletar Power Moons é uma das tarefas mais importantes do jogo pois, como dito antes, apenas com elas será possível carregar a nave Odyssey para viajar para outros reinos. Dito isso, às vezes, alguns sacrifícios são necessários.

Caso aviste uma Power Moon em algum local perigoso, ou cercada por inimigos poderosos, não tenha medo! Vá lá buscá-la, mesmo que sua vida esteja por um fio. Por mais que você morra na tentativa, o jogo salva automaticamente toda vez que você coleta uma luazinha dessas.

Quando voltar para o ponto de controle, pode até voltar ao local onde a Power Moon estava e comprovar que realmente a coletou.

6. Termine a história e depois explore mais

Super Mario Odyssey tem cenários lindos e a tentação de passar um bom tempo explorando é grande, eu sei. No entanto, num primeiro momento, foque em pegar o mínimo de Power Moons necessárias para conseguir seguir para o próximo reino e, assim, fechar a história principal.

Isso porque algumas luazinhas serão impossíveis de coletar antes dos créditos do game subirem. Então não se estresse demais por não conseguir alcançar algumas delas de primeira. Talvez seja apenas porque você realmente não terá como chegar até elas agora. Volte no pós-game e termine sua coleção tranquilamente.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando