Metrô do Rio terá sinal 4G da Claro, Oi, TIM e Vivo em todas as linhas

Todas os túneis e estações do MetrôRio terão sinal 4G até o final de 2021; mais de 30 km de cabos ópticos serão instalados

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Metrô do Rio de Janeiro
Metrô do Rio de Janeiro terá 4G em todas as linhas (Imagem: celeumo/Flickr)

Os passageiros do Metrô do Rio de Janeiro deixarão de ficar desconectados durante o trajeto: uma parceria formada com as operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo levará sinal de celular com tecnologia 4G para todas as estações subterrâneas, galerias e túneis de todas as linhas de transporte.

O acordo foi firmado com as quatro principais operadoras de celular do Brasil, que levarão 4G para as linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio. A instalação das antenas ocorrerá de forma gradual; as duas primeiras etapas do cronograma foram finalizadas e já habilitaram a cobertura de voz e dados entre as estações Uruguai e Largo do Machado.

A expectativa da administradora do metrô carioca é que a expansão do sinal seja implementada até agosto nas estações Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e General Osório. A MetrôRio tem a expectativa de que todo o sistema metroviário tenha cobertura de celular para voz e dados até o final de 2021.

Para evitar os impactos na operação do metrô, o processo de construção da cobertura celular ocorre durante a madrugada. Foi adotado um Sistema de Antenas Distribuídas (DAS), que se conecta às estações base de comunicação das operadoras. A MetrôRio informa que serão mais de 30 km de fibra óptica na nova rede, e os cabos são compartilhados entre Claro, Oi, TIM e Vivo.

Metrô de SP tem sinal de celular, mas não na linha Lilás

Enquanto isso, usuários do metrô de São Paulo têm sinal de celular em quase todo o sistema metroviário. A exceção são os túneis da linha 5 (Lilás), entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin.

Vale lembrar que nem todos os metrôs de países desenvolvidos contam com sinal de celular. É o caso de Nova York, nos Estados Unidos: os túneis são desconectados e o passageiro fica impossibilitado de navegar na internet ou fazer ligações. A administração do transporte público novaiorquino se empenha para levar cobertura 4G e Wi-Fi ao menos nas estações de embarque e desembarque.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados